sábado, 10 de abril de 2010

Acalentar o sonho da Liga dos campeões

 
O FC Porto defronta hoje no Estádio dos Arcos em Vila do Conde, às 21h15 (transmissão televisiva na RTP1) o Rio Ave, numa partida a contar para a 26ª. jornada.

Há duas semanas tivemos um excelente resultado na 1ª. mão da meia-final da Taça de Portugal, ao batermos em sua casa o Rio Ave por 3 a 1. Nesse jogo Ruben fez uma partida fantástica e esteve nos três golos e foi sem dúvida a figura do jogo.

A história dos confrontos com o Rio Ave no seu reduto é nos amplamente favoráveis. Nos últimos 5 anos só lá perdemos uma vez.

O Rio Ave é uma equipa que tem no seu plantel alguns jogadores a despontar, como são o caso do central Fábio Faria, do lateral esquerdo Sílvio e do médio centro Vítor Gomes. Além de contar com os ex-dragões André Vilas Boas e Bruno Gama. Depois tem jogadores experientes como são o caso de Gaspar (ex-dragão) e Zé Gomes.

Reparem que nestes jogadores que mencionei , 4 deles constituem o quarteto defensivo vilacondense! Este Rio Ave apesar de ocupar a 11ª. Posição só sofreu 30 golos (mais 8 que o FC Porto)! Não obstante o Rio Ave nos dois últimos jogos ter sofrido 10 golos!

Por tudo isto, temos de entrar com garra e ambição, para tentar conquistar a vitória.
O Rio Ave não é equipa de meter o autocarro à frente da baliza.
Sabem trocar a bola e contra-atacar com afinco. E isto preocupa-me, porque a nossa equipa este ano tem sofrido imensos golos (em 25 jogos sofremos 22 golos!)

Hulk em declarações nesta semana disse que «O que eu mais quero agora é ajudar o Falcao a ser o melhor marcador. Toda a equipa está empenhada nisso», esperemos que esta motivação traga muitos golos a Falcao e que nos ajude a conquistar a vitória.

Carlos Brito treinador vilacondense por sua vez no lançamento desta partida afirmou «Para quem vem de duas derrotas pesadas, pontuar seria muito bom», disse o treinador. «A seguir ao Sporting e às derrotas por cinco golos, o F.C. Porto não é o adversário mais indicado para iniciarmos a recuperação», lamentou, ele que vê no horizonte dois jogos com o campeão: quarta-feira há mais para a Taça. 

Lista de convocados FC Porto:
Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Belluschi, Valeri, Falcao, Hulk, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Miguel Lopes, Beto, Fernando, Rúben Micael e Orlando Sá.

Raul Meireles está recuperado da lesão e é opção. Um regresso tanto mais importante quanto Guarín não pode jogar, o colombiano está com problemas físicos e ficou de fora da lista de convocados. De regresso está também Farias. 

No Rio Ave a maior ausência é a do ex-dragão Bruno Moraes que se encontra lesionado desde o jogo em Alvalade.

Equipas prováveis:

RIO AVE: Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; André Vilas Boas, Wires e Vítor Gomes; Bruno Gama, Nélson Oliveira e Chidi.

F.C. Porto: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando; Belluschi, Ruben Micael e Raul Meireles; Falcao e Hulk.
Suplentes: Beto, Fucile, Maicon, Valeri, Tomás Costa, Farias e Orlando Sá. 


Vamos neste jogo tentar obter a quarta vitória consecutiva, para ainda tentar acalentar o objectivo de chegar ao segundo lugar, e assim podermos disputar a pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.

14 comentários:

pois disse...

Boas caro DRAGUS,
Penso que o jogo com o rio Ave vai ser muito dificil. O RA é uma boa equipa e estas derrotas vão fazê-los pensar melhor se querem jogar o jogo pelo jogo, precaver uma nova derrota, ou mesmo deixar-se ficar e tentar surpreender. Há que ter muita concentração ( o q por vezes nos falta) e cuidado.
Acho dificil (ou perigoso) jogarmos com M. Lopes e Bellusshi, principalmente se forem os dois colocados na mesma ala, o q teimosamente J. Ferreira tem feito a Bellushi pois ambos atacam bem melhor do que defendem. E se a solução não passar pelo meio (muito desfalcado - vamos ver como está R. Meireles e se joga até) talvez Fucile regresse - estou a gostar muito de M. Lopes (ainda em evolução e aperfeiçoamento) mas Fucile é um dos nossos e o seu regresso é como quem diz, porque nunca se foi.
VIVA O PORTO

Rage disse...

Só há uma hipótese que é ganhar para podermos criar alguma pressão sobre os nossos adversários. Como corremos por fora a pressão sobre os nossos jogadores é menor embora tenhamos ambição de terminar em segundo, o terceiro lugar já ninguém nos tira.
Se por um lado quero que o Braga perca pontos por outro não me importo que vá ganhando desde que seja campeão e que estrague a festa do titulo dos campeões dos túneis!!

Cumprimentos e força PORTO!!!

Dragus Invictus disse...

Olá amigo Pois, tens toda a razão nessa análise à nossa ala direita com M.Lopes e Belluchi, realmente são dois jogadores de propensão atacante.
Fucile é mais experiente, mas tb tal como tu penso que M. Lopes tem evoluído bastante. Já não faz tanto aquelas faltas desnecessárias.

Tal como o amigo Rage diz e bem, temos mesmo de ganhar para colocar pressão no Braga e esperar que eles percam pontos para podermos chegar ao segundo lugar.

Abraço e bom fim de semana a todos

Dragus Invictus disse...

Amigo Pois, tens disponibilidade em termos de tempo para ser colaborador no blogue?
se tiveres contacta-me para paulo.silva.2005@gmail.com.

abraço

Azulibranco disse...

O jogo de logo à noite vai ser muito difícil, a avaliar pelo que o Porto tem feito historicamente no Estádio dos Arcos.
Já lá sofri muita decepção, jogos quase ganhos que afinal empatámos e outros de vitória arracada a ferros.
De facto o último jogo nos Arcos foi uma beleza, porque o Porto jogou muito bem e porque o Rio Ave estará já em descida de forma.
O Porto tem de encarar este jogo como se com ele salvasse a época. Convém não esquecer que ainda podemos saltar para segundo lugar, e até para primeiro, segundo a Matemática.
Infelizmente há uma grande diferença entre o possível e o provável.

Dragus Invictus disse...

Follonica - FC Porto numa rádio italiana.

http://www.radio-padania.com/rpl/Articoli.asp?category_id=53&articolo_id=141&

carregar na primeira opção, gravar ficheiro para o computador, e abrir com real player ou media player classic

Dragus Invictus disse...

Se percebi bem estamos a ganhar 4 a 3 ao Follonica

Dragus Invictus disse...

5 a 3 o último golo foi do Pedro Gil de penalti agora percebi porque disseram "lusitani"

Azulibranco disse...

Não consigo entrar na rádio italiana

Azulibranco disse...

Detesto ver o Porto a jogar de laranja. Quando acabará esta mania?
Qto está o hóquei, Dragus?

Dragus Invictus disse...

Terminou agora, tenho a certeza que ganhamos!

Ou por 5 a 3 ou 7 a 4, não percebo os italianos a relatar ... rápido lol

Mas penso que ganhamos 5 a 3

Abraço e boa noite

Azulibranco disse...

Obrigado

Azulibranco disse...

Viva! O treinador Jesualdo DESCOBRIU que tinha no banco um super ponta de lança, chamado FARIAS. Que lhe terá dito? Sim, que ele, por ele, não chegava lá.

_____

Outra coisa, porque é que, depois de dois jogos, em que o Porto jogou tão bem em 4-4-2, hoje voltou ao 4-3-3?
Sim, porque com o Micael a extremo, foi mesmo em 4-3-3 que o Porto jogou, até à entrada do Farías.

________

Outra coisa, porque é que o Jesualdo nunca faz substituições antes dos 60 minutos e faz sempre uma aos 60, seja quem for que esteja a jogar? Será que ele pensa que as substituições se fazem em função do tempo jogado?

pois disse...

Boa noite amigos,
Uma grande vitória numa exibição muito sofrível, mas algum dia haveriamos de ter sorte. A pior exibiçaõ que tenho memória de Falcão - muito esforço, mas nada lhe saía bem e R. Micael - where's the man - M. Lopes um desassosego, J. Ferreia como sempre quedo e mudo junto ao bano - podiam tirar dali os bancos ao menos - J. Gomes a tirar notas após notas - vai escrever as memórias no fim do campeonato - Hulk é um perigo e um trapalhão, mas um trapalhão perigoso e, sinceramente tanto fz jogarem em 4x4x2 como em 4x3x3, jogam todos ao monte, nas segundas bolas não temos lá ninguém, damos espaços que até confundemos adversários, vale-nos a qualidade que sem dúvida temos e que quando o azar nos deixa um pouco em paz, acaba por vir ao de cima.
Abraços e vamos ver terça como se porta o scp, que connosco parecia que ganhava a Champions, os slb's estão borradinhos.
PS: DRAGUS depois falamos, gora não