quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mais um mundial, nova polémica nos convocados...

 
Não há Europeu ou Mundial, que não exista polémica nos convocados. Com Scolari, a desculpa era que sendo estrangeiro iria mudar a estrutura das nossas selecções e ia acabar com os convocados a pedido de empresários, patrocinadores, clubes, etc... O exemplo dado foi o próprio treinador, anunciar o contrato com o Chelsea em pleno Europeu.

Mas com Carlos Queiroz, e agora preciso ter cuidado com as palavras senão acabo agredido, conhecedor do futebol Português, tudo seria diferente. De facto melhorou nas convocatórias, nos vários jogos da campanha, convocava quem estava em condições e não o seu plantel, quer jogasse ou não. Mas, nem isso, lhe fez ficar associado a uma campanha tranquila e vitoriosa, sofrendo até ao último jogo para aceder aos playoffs.

E quando tudo tinha terminado bem, a nível do apuramento e voltou a ser o grande Queiroz, o conhecedor do futebol Português, vem surpreender pela convocatória que anunciou.

Eu que pensava que os castigados Vítor Baía, depois João Pinto, depois Sérgio Conceição, Maniche e finalmente Ricardo (este último de forma justa, pois não me lembro de jogadores de selecção, dizerem publicamente que não conhecem colegas que estiveram em Mundiais juntos), tinha terminado.

Não. Pelos vistos temos mais alguns casos. Apesar de Portista, quero o melhor para a minha selecção.

E sendo assim, não percebo, a não ser que seja mais um castigo, porque razão se convoca o guarda redes Daniel Fernandes e não se convoca Quim. Sinceramente, penso que Eduardo e Beto são melhores, mas numa lógica dos 3 melhores guarda redes portugueses, Quim, tem esse lugar. Será que os 6 golos que sofreu frente ao Brasil, foram todos culpa dele?

Outro caso curioso, é a convocação de 5 centrais. Ainda que Pepe esteja em dúvida (daí os 24 convocados e não 23, para já), são centrais a mais. E neste capítulo, sem querer ser injusto, não tenho informações que José Castro e Ricardo Costa tenham feito grandes temporadas. Pelo critério de 4 centrais, optaria por Daniel Carriço.

Nas laterais ainda é mais gritante. Miguel e Duda? Alguém se lembra da temporada do Miguel? Duda, foi titular em alguns jogos, na campanha da selecção, mas nessa altura ainda não tinha aparecido Fabio Coentrão. Com Miguel Veloso convocado fazia sentido convocar 4 laterais: Paulo Ferreira, Miguel, Duda e Fabio Coentão? Mesmo que tivesse lógica, será que Ruben Amorim, que fez uma boa época, esforçado, tecnicamente limitado, mas lutador, não teria lugar em detrimento de Miguel?

No meio campo é onde reside talvez o maior erro desta convocatória. Ainda fui tentar perceber o que se passava com Moutinho, lesionado, qualquer coisa que o impedisse, mas não, opção técnica. Ora Moutinho, não fez uma grande época, mas ninguém do Sporting fez. Agora um jogador que tal como Raul Meireles faz qualquer posição do meio campo, não tem lugar nesta selecção?

No ataque, é com grande mágoa que não vejo Quaresma, mas aqui, penso que o próprio já contava com isso. Quando se despediu do Porto e de Portugal, disse que já tinha feito tudo em Portugal. Será que alguém interpretou que a selecção estava incluída? Não teria merecido uma oportunidade em particulares ou em alguns jogos, por forma a motivá-lo, pois não esteve lesionado? Será que Danny, com as oportunidades que teve na selecção, demonstrou valor e potencial para fazer parte dos convocados? Mesmo sem Quaresma, será que Orlando Sá, que é talvez a par com Hugo Almeida, jogadores com características especificas de Ponta de Lança, não teria um lugar? É um facto que esteve meia época lesionado, mas é um jogador das selecções jovens, que supostamente, teria a equipa técnica um conhecimento profundo do valor do mesmo.

Não se compreende... como também não se compreende que Manuel Fernandes que não figurava dos 50 jogadores pré-convocados, integrasse a lista de reserva.

Imaginando o cenário de Varela e Ruben Micael aptos, pelos vistos não teriam lugar... ou teriam? Nunca saberemos...

Como adepto aqui vos deixo a minha convocatória:

GR: Beto; Eduardo e Quim
D: Paulo Ferreira, Ruben Amorim, Fabio Coentrão, Bruno Alves, Rolando, Ricardo Carvalho e Daniel Carriço;
M: Miguel Veloso, Raul Meireles, João Moutinho, Pepe, Deco, Tiago, Pedro Mendes
A: Nani, Simão, Cristiano Ronaldo, Liedson, Hugo Almeida e Orlando Sá (Quaresma)

Ainda assim, espero que consigamos chegar longe...

Ricardo Jorge

5 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom post Ricardo.
Polémica nas convocatórias vai existir sempre.
Os benfiquistas é que andam doentes por só levarem 1 jogador ao mundial.
Acho que têm razão quanto ao Quim, que merecia este mundial.
Agora Carlos Queiroz avaliou os jogadores e escolheu os que no seu entender lhe dão melhor garantias. Penso que foi muito pela experiência dos atletas.

Agora que estão escolhidos resta-nos apoiar esta selecção!

Dragus Invictus disse...

E não é só o Coentrão que vai ao mundial representar o Benfica ... também vai o "O Larápio Benquerença".

Rage disse...

Caro Ricardo

Na minha opinião não há polémica nenhuma na convocatória do Carlos Queirós pois todos nós sabemos que a maior parte desses jogadores que referiste não vão ser, em condições normais, os titulares.
Se era o Hugo Almeida ou o Makukula a aquecer o banco acho que não fará muita diferença pois não deverão fazer muitos minutos na equipa base da nossa selecção.
O Quim não vai a selecção porque alguma coisa se passou entre ele e o Queirós a partir daquele jogo com o Brasil.

Cumprimentos

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Boas,

Eu por acaso não foi ver os patrocinadores que esses jogadores têm... mas é incompreensivel ver o Miguel, José Castro, Ricardo Costa, Duda e Danny, nos supostos 23 melhores e disponíveis jogadores portugueses. Sim é verdade, que nenhum será titular, nem os casos que apontei como substitutos, mas na minha opinião, seriam suplentes com mais qualidade. No meio campo, não sei se o Moutinho não teria lugar, juntamente com o Pepe, Raul Meireles e Deco. Nem o Tiago nem o Pedro Mendes (com o Pepe ok) têm mais valor ou capacidade técnica e tácticta.
Um mundial não é um europeu. Mais jogos e mais exigentes, dada a qualidade em quantidade, principalmente com as selecções da América do Sul e Africa.
Vamos lá ver no que vai dar...

Abraço
Ricardo

Abraço,
Ricardo

dragao vila pouca disse...

Polémicas estéreis e criadas pelas benfiquistas, que não perdoam só terem um jogador na selecção e até chegam ao ridículo de comparar a situação do Quim, um guarda-redes normal, com a situação do Baía, na altura o melhor da Europa...

Um abraço