segunda-feira, 5 de julho de 2010

27 anos depois de Futre ... João Moutinho


in www.futebolportugal.com

"Corria o ano de 1983, na formação do Sporting surgia um jogador talentoso mas também ambicioso. Aos 17 anos cumpre o 1.º ano de profissional ao serviço do Sporting, é decidido pela equipa de Alvalade que será emprestado à Académica de Coimbra. Teve a coragem de pedir um aumento do ordenado o que não foi recebido pelos “leões”.

Atento, Jorge Nuno Pinto da Costa, faz uma viagem a Lisboa e, como o próprio veio a referir, pelo custo da viagem e de um jantar, Paulo Futre vai jogar para o FCP durante 3 épocas.

O jogador conquista títulos, os adeptos e o país, encanta a Europa na final da então designada Liga dos Campeões, em Viena de Áustria, contra o poderoso Bayern de Munique. Uma exibição de sonho, onde apenas faltou um golo, mas que não foi indiferente ao mundo do futebol. Sai no final da época para o Atlético de Madrid.

João Moutinho ainda não era nascido quando o Sporting deixou que Paulo Futre brilhasse de azul e branco.

Volvidos 27 anos o F.C. Porto contrata João Moutinho. O caso é diferente, o Sporting não pretendia emprestar João Moutinho, o atleta custou 10 milhões de euros (recorde de “transferências domésticas”) mais a cedência dos direitos desportivos de Nuno André Coelho, podendo o Sporting receber 25% do diferencial, em caso de venda do passe pelo F.C. Porto, entre os 11 milhões e o valor que venha a ser negociado e ficando o F.C. Porto com direito de 50% dos valores económicos do atleta cedido.

No caso Futre, o jogador poderia ser mais um dos muitos talentosos jogadores que acabam por se perder em empréstimos, no entanto foi à revelia do Sporting que o F.C. Porto deu a oportunidade de Futre se transformar em estrela. Os tempos são outros e o bom entendimento entre Sporting e Porto, permitiram que se consumasse a transferência de Moutinho para o Porto.

Em ambos os casos houve incompatibilidades entre os atletas e a direcção do clube. João Moutinho há muito que pretendia sair do seu clube de formação e sendo um atleta de eleição e ainda dada saída de Raul Meireles, João Moutinho é a contratação do ano para o F.C. Porto. Mas mais do que contratação do F.C. Porto, é o maior negócio entre clubes portugueses."

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Agora esperemos que João Moutinho tenha o sucesso que obteve Paulo Futre.

Espero que valor despendido na sua contratação, não seja uma espécie de pressão que afecte a sua prestação.

Pois o Tribunal do Dragão vai cobrar ....

Abraço