domingo, 25 de julho de 2010

A pior festa de apresentação que me lembro...

Triste, muito pobre, esta festa de apresentação aos sócios... para quem já viu espectáculos multimédia, musicais, pirotécnicos, etc... hoje certamente ficou surpreendido pela negativa.

Começa logo pela promoção do evento. Não foi por acaso que Bruno Alves, Raul Meireles e Fucile, mas sobretudo os dois primeiros, não figuravam no cartaz. Conclusão? Curiosamente, este jogo, que tinha o extra da apresentação, teve menos adeptos do que a semana passada, frente ao Ajax.

Gosto imenso de ver jogos com a luz natural, podia ficar o fogo de artificio de fora, mas assim tão pobre? Não deveriam ter um breve espectáculo musical, tantos são os músicos adeptos e residentes na cidade do Porto?

Expectativa grande residia no momento da apresentação dos jogadores. Mas até aqui, as coisas não correram bem. Agora a frio, sei que a apresentação de Fucile, Bruno Alves e Raul Meireles, faz todo o sentido, no momento em que se anda em negociações, seria uma desvalorização dos atletas, mas critico o facto de chegarmos ao dia da apresentação e estar estes dossiers, como Villas Boas chama, por resolver. E mais, por causa deste dossiers, o FC Porto apresentou 28 jogadores e ainda falta pelo menos 1 ou 2 avançados, o que, caso não se confirme as saídas, irá criar um novo problema de excedentários, que com o passar do tempo, mais complicado será arranjar clube para os colocar. Temo em especial, por André Castro e Ukra, que precisam de jogar.

Mais caricato, são os dossiers dos avançados Walter e Kléber. É certo que nas ultimas semanas, não houve uma posição oficial do FC Porto, apenas o Presidente afirmou que Walter era um negócio complicado e que não estava interessado no Kléber. Mas eu vi Walter no Dragão, há uma semana, no jogo frente ao Ajax, e pelos vistos teve o resto da semana no Porto, onde na passada sexta-feira juntou-se na cidade Kléber. Se no caso de Kléber, o presidente do Marítimo conseguiu o que queria, ou seja, que Kléber não fosse apresentado, já o caso de Walter é do mais bizarro que conheci no meu clube e no futebol nacional, recordo-me apenas de algo semelhante, com Jardel, que aterrou no Porto e no dia seguinte assinou pelo Sporting.

Peço à SAD do FC Porto, a bem da equipa e da preparação, que oficialmente, desista destes 2 jogadores. Penso que os 2 vai criar mais um excedente de avançados, e julgo que a opção por um jovem jogador quando temos Orlando Sá e Rabiola, emprestados, não seja a melhor. Com o avançar do tempo, cada vez torna-se mais complicado arranjar alternativas, pelo que na minha opinião, o FC Porto deveria já procurar 1 ponta de lança, pelo esquema fixo de 4X3X3 de Villas Boas, sugiro um jogador que jogue bem de cabeça.

Ultima nota, a transmissão do jogo pelo site oficial. Pois bem, entupiu, grande novidade... alternativas? Sim, encontrei 2, uma sem som, outra apenas com o som das bancadas. É muito triste, que a festa de apresentação não tenha sido transmitida pela televisão. Entendo, que por de trás está o facto da renovação dos direitos televisivos e o valor que foi ou irá ser pago ao SLB.

Quanto a isso dizer à SAD o seguinte: 2-0 para o SLB. 1-0, quando montou o esquema que montou, no ano passado, e nem com os recursos todos favoráveis ao FC Porto e promessa de pedidos de indemnização, o facto é que nada foi feito. 2-0, porque já com a vantagem de 1-0, continua a puxar dos galões, agora os direitos televisivos, e o FC Porto, a ver navios... Como adepto portista, não fico, nem estou satisfeito por ter "desviado" mais um jogador do SLB, este ano.

Fico contente, quando a SAD colocar os pedidos de indemnização, impugnação, o que for juridicamente possível, para que não fique esquecido a vergonha da época passada. Quanto ao jogo, melhorámos relativamente ao jogo anterior, o que denota evolução no trabalho e temos já alguns jogadores como Helton, Maicon, Fernando, Moutinho e Hulk em excelente condições.

Ricardo Jorge

11 comentários:

PortistadoCentro disse...

Eu tambem achei esta a apresentação ao adeptos bastante aquém do que esperava,muito pobre.Uma coisa que me espatou foi Falcão a capitão WTF? Onde está a tão apaniguada mistica um jogador estrangeiro que está no FCPorto á um ano e passa assim a capitão?Algo não vai bem,esta é a minha opinião.
Outro caso que está a ganhar contornos anedóticos é o caso do Walter não se sabe se vem se vai embora,enfim a uns anos esta incerteza não apresentava.Quanto ao futebol praticado foi mesmo a coisa que hoje mais me agradou principalmente na 1ºparte boa circulação de bola e ataques continuos.

Abraço

Jorge disse...

xissa que não concordo mesmo nada com a análise. estes negócios arrastam-se sempre e não fosse a permanente menção na comunicação social e não se saberia de nada, como antigamente, o jogador aparecia no treino e começava a sua nova vida. vamos dar tempo aos rapazes se estabelecerem e depois sim, vamos mandar os nossos (sim, meus também) bitaites
quanto à festa...sinceramente não sou adepto do circo. prefiro o pão :)

Jorge
Porta19

Orgulhoazulebranco disse...

Bem sei que não foi uma apresentação pomposa mas garanto-vos que foi dinamizada com um imenso esforço e dedicação da parte de todos os participantes(comuns adeptos mortais que se voluntariaram) que tiveram,desde as 14horas,que suportar um calor infernal com muita paciência e esforço,acreditem,tudo em nome da paixão,como um adepto dizia ao meu lado.
Ainda por cima acordei com umas dores de costas terríveis,o calor e o muito tempo que passei de pé não ajudou mas fiquei curada mal entrei naquele relvado fantástico(ainda que por só 1 ou 2 minutos...)
Não foi cheia de pomposidade,como por vezes é,mas foi 95% feita por anónimos adeptos genuínos e,num altura em que se fala da falta de aproximação do Clube à massa adepta,é bom lembrar isto.

Valeu a intenção...ou não.Lamento que não tenho compreendido isto e que não tenham gostado.Não me sabe mesmo nada bem ler este post depois do dia estafante que tive,mas aceito que não tenham gostado,tem todo esse direito.Peço desculpa,então.

dragao vila pouca disse...

Evolução

Quem viu o jogo frente ao Ajax e viu este, notou uma melhoria clara, nítida da equipa portista. Muito mais compacta, muito mais agressiva, muito mais organizada e a durar muito mais, junto a uma pressão alta e uma posse de bola, que em alguns momentos, foram uma espécie de regresso ao passado, antes de Jesualdo. Houve uma notória evolução do jogo portista e se ainda há muito a melhorar, quem foi hoje ao Dragão, já saiu de lá com outra cara, outro estado de espírito e no meu caso, com uma certeza, a certeza que temos treinador. Temos treinador, meus caros, porque perante tantas incertezas, tantas indefinições, com tudo o que isso significa e fazer evoluir a equipa tanto, numa semana, é motivo para estarmos optimistas em relação a André Villas-Boas. Até agora, se há quem não esteja a corresponder às expectativas, não é o jovem treinador do F.C.Porto... Disse atrás que há coisas a melhorar e o que há a melhorar é principalmente na defesa. Não há boas equipas sem boas defesas - embora hajam excepções à regra: estou a lembrar-me, por exemplo, do Brasil em 70 - e sem um bom guarda-redes. Se na baliza, estamos bem com Helton, Beto e Kieszek, se Maicon e Rolando, garantem alguma segurança no centro e Álvaro é uma certeza, com um bom substituto, E.Rafael - a partir de agora, Rafa. Vá lá saber-se porquê...- para a lateral-esquerda, já no centro e se Bruno Alves sair, temos de ir ao mercado e contratar um jogador de qualidade. Sereno, voltou a não me convencer e se for só o que tem mostrado...meu querido André Pinto! Para o lado direito as coisas são semelhantes. Não gostei de Miguel Lopes, nada mesmo e Sapunaru, embora melhor, não me dá garantias totais. Também aqui, se Fucile sair, o ideal seria contratar alguém, mas com dois laterais apresentados, tenho algumas dúvidas que seja essa a opção.

Muito gente boa no meio-campo. Fernando muito bem e muito mais capaz de ir à frente. Bem Belluschi, J.Moutinho, Souza - este rapaz tem pinta! -, menos bem Rúben Micael, a acusar a paragem, muita sofreguidão em Castro a querer mostar serviço depressa e depressa e bem...e ainda falta Guarín...Meireles, se não sair será a surpresa do defeso.

Idem para o ataque. A Falcao, só está a faltar um bocadinho assim...Hulk, continua com alguns defeitos do passado, mas é capaz de resolver e de que maneira!, James - chico, você me encanta! - quer ter bola, pede bola, assume, vai para cima...e marca maravilhosamente os cantos. Tentou marcar livres, mas ainda lhe falta estatuto. Grande regresso de S.Varela. Esteve parado quantos meses? Não se notou nada! O Cebola, já esteve melhor, mas ainda longe do que pode fazer e Ukra, jogou pouco e a ponta-de-lança...

Um abraço

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Caro portista "orgulho azul e branco",

Ao ler o teu post, e não tinha essa informação, acabo por ter de valorizar o esforço (teu) e de muitos outros na festa, contudo, pelo mesmo argumento (dia de calor), penso que se poderia ter feito num sábado ao final da tarde, e subsitituir algumas danças por musica (bandas do Porto) e jogo de luzes/fogo de artificio. Penso que este ano, tem de ser o ano de um novo ciclo com a conquista de titulos. Deveriamos começar pelo inicio a marcar esta nova era, mas não.. achei tudo muito soft... sinceramente, estive no Porto-Ajax, tb esteve um calor insuportável, o jogo até foi 1 hora mais cedo, teve mais pessoas no estádio, um jogo com os miudos, que o publico delirou, ambiente de familia e amizade nas bancadas. Penso que do lado do publico o cenário foi identico, contudo, mereciam um espectáculo mais efusivo.

As nossas opiniões valem o que valem... importante é nunca deixarmos de saber valorizar e criticar. E este ano estou mais critico, pq quero o FC Porto mais perto da perfeição possivel, pois o ano passado, fizemos apenas menos 2 pontos e ficámos em 3º lugar. E não, não é pelo medo dos adversários, mas sim do sistema implantado, que apesar de ter caras novas, tenho receio que as raizes lá tenham ficado.

Abraço
Ricardo

Dragus Invictus disse...

Olá a todos,

Não estive presente na apresentação deste ano. E quando cheguei, para ver na net, já estavam uns 10 minutos de jogo.

Mas pelo que me disseram foi uma festa bonita. Um pouco à semelhança da do ano transacto em que estive presente.

À hora e que se realizou o jogo, não se poderia ter sucesso com espectáculos de luzes e pirotécnia.

Poderiam ter um convidado musical etc, mas a SAD preferiu apostar na criatividade e na captação de voluntários, tais como a amiga orgulhoazulebranco, para uma coreografia original.

Parece que deram um pouco gozo aos árbitros com uns a dançar ... ao estilo gay lol e isso anima a malta!

Tb me disseram que tentaram que houvesse uma coreografia de conjunto no estádio, incluindo jogadores. Valeu!

Valeu o esforço de todos os voluntários, e a preserverança dos que nas bancadas com o imenso calor fizeram a festa mais bonita.

Abraço a todos

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

oopps.. corrigir, cara postista Orgulhoazulbranco :)

Dragus Invictus disse...

lol boa Ricardo, a menina não leva a mal :P

Abraço

Orgulhoazulebranco disse...

Levo levo!

;)
é...também já pensei em mudar de nick mas cria confusão depois...

Dragus Invictus disse...

Bom dia, por acaso reparei, e que falavas no feminino kd te referias a ti, mas fui confirmar o sexo no teu perfil :P

não mudes de nick pk é bonito

bjs e volta sempre para comentar

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Orgulhoazulebranco, não vai voltar a acontecer :) Sim, ficamos à espera de mais intervenções. Já és fan da página no facebook? Se não, torna-te. ;)
O mais importante, é com opiniões diferentes, é que somos Porto e gostamos mesmo muito deste grande clube. Eu para além do clube, gosto da cidade e das pessoas do norte, apesar de ser mouro. :)