sábado, 21 de agosto de 2010

FC Porto de ataque do primeiro ao último minuto, rumo à vitória e à conquista dos 3 pontos

O FC Porto recebe amanhã, domingo, às 20h15 o Beira-Mar na segunda jornada da Liga Zon.

Este jogo é muito importante para mantermos a consolidação da equipa, manter a senda de vitórias, que num inicio de época é muito importante para dar confiança e fazer crescer na equipa o espírito de conquista.

Fucile é a grande novidade na lista de convocados de André Villas-Boas  por troca de Miguel Lopes.

Raul Meireles continua de fora dos convocados, e cada vez mais se confirma um cenário para a sua saída.
Segundo afirmou Villas-Boas, «Tudo pode acontecer é a resposta mais sincera. Os jogadores estão agarrados às clausulas de rescisão e não é impossível que alguém bata essas cláusulas de rescisão.»

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto

Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, Sereno, Sapunaru

Médios: Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando, Castro, Rúben Micael

Avançados: Falcão, Walter, Ukra, Varela

Não vamos poder contar com os lesionados Mariano, Guarín e Rodríguez, e com Hulk que está de luto (http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Desporto/Hulk-sobrinha-morre-afogada.aspx) e portanto ausente dos trabalhos.

Estou curioso para ver com que sistema táctico entrará o FC Porto em campo.

Varela demonstra alguma fadiga, Rodriguez está lesionado, James ainda não foi inscrito, sobrando apenas Ukra para as alas, pelo que jogar em 4-4-2 não seria descabido de todo.

Este Beira-Mar virá pela certa à procura de um ponto, pelo que poderíamos perfeitamente apostar em colocar na frente de ataque Falcao e Walter.

Jogaríamos assim com Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro na defesa. Fernando, Ruben, Moutinho e Belluchi no meio campo. E Falcao e Walter no ataque.

Na antevisão do jogo Villas Boas abordou diversos temas.

in maisfutebol.iol.pt

Villas Boas: «Não há nenhum clima de euforia»

O arranque de época do F.C. Porto tem sido promissor: três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido. O que alimenta alguma euforia natural entre os adeptos. No seio do grupo, porém, não há nada disso. «Os índices de confiança não estão demasiado elevados», garante André Villas Boas.

«Na pré-época também tivemos três vitórias que foram colocadas em causa pela imprensa devido a duas derrotas em Paris», recordou o treinador, que refere haver ainda «algumas falhas de marcação». «O nosso compromisso nesta altura é melhorar, dar menos hipóteses de remate ao adversário e criar mais ocasiões de golo.»

Ora o compromisso de melhorar começa já no domingo, na recepção ao Beira Mar. «O curto espaço de tempo foi utilizado para recuperação, não dá para outra coisa. Mas com os jogos a organização vai sendo consolidada. Nestes dois dias só recuperámos, mas partimos para o jogo com a consciência que estamos na máxima força.»

Pela frente estará um Beira Mar que, assegura Leonardo Jardim, não vai para o Dragão só para defender. Villas Boas bate palmas ao treinador adversário. «O Leonardo Jardim é uma das pessoas que admiro no futebol português», disse. «Tenho o maior respeito por ele, sei que é um treinador extremamente organizado.»

Para além disso, Villas Boas não pensa encontrar um autocarro estacionado em frente à baliza adversária. «Acredito nas palavras dele, porque são sinceras. O futebol fica a ganhar com um enquadramento mais aberto, mas respeito todos os tipos de enquadramento, porque cada um luta com as armas que tem.»

«Não vou cortar a direito com o que foi feito»

Pelo meio perguntou-se a Villas Boas quando podemos esperar um F.C. Porto à imagem dele. O treinador não gostou. «Não podemos viver com o fantasma dessa pergunta. Quando o F.C. Porto está bem, são os processos antigos e a dinâmica de vitória, quando as coisas correm mal, são os novos processos que não estão assimilados ou são as novas bolas paradas que não funcionam.»

«Sem qualquer crítica ao passado, acho que é visível que o F.C. Porto trabalha melhor a posse de bola. O F.C. Porto estará está sempre em construção, está num processo de mudança e levará algum tempo a assimilar todos os processos que quero. Mas é um F.C. Porto tetra-campeão e não vamos cortar a direito no que foi feito.»

Hulk na selecção «é honroso e prestigioso» para o FC Porto

A chamada de Hulk à selecção brasileira criou um sentimento de regozijo entre a comitiva do F.C. Porto. Villas Boas foi a voz dessa sentimento neste sábado, um dia depois da chamada do avançado portista ter sido divulgada publicamente. «É um motivo prestigioso e honroso para nós», garantiu o treinador.

«Um jogador de uma importância extrema como é o Hulk já merecia ter ido mais vezes à selecção. Não esteve mais presente na selecção brasileira e no Mundial porque não lho permitiram. Foi castigado com um número absurdo de jogos que o retiraram dos relvados e que o penalizaram», adiantou Villas Boas.

Ora depois de ultrapassado esse problema, Hulk iniciou a nova época em boa forma e foi premiado por Mano Menezes com a segunda chamada da carreira à selecção brasileira. «Ver darem-lhe esta nova oportunidade é honroso para nós e é de louvar para um jogador lutador e bom como é o Hulk.»


Espera-se um Estádio do Dragão com uma excelente casa, com muitos emigrantes a ter oportunidade de ver o seu clube in loco, e com os associados e simpatizantes sequiosos de bom futebol no nosso estádio!

Os aveirenses apresentam motivados. O seu treinador Leonardo Jardim promete não prestar vassalagem ao Dragão e irá tentar surpreender o FC Porto.

«Espero um Beira Mar que consiga minimizar as diferenças para o FC Porto, com uma atitude positiva, em termos de cuidados defensivos necessários para um rival com este poderio, mas não esquecendo de criar problemas para adversário quando chegarmos à baliza. Somos uma equipa organizada e com qualidade emergente, com bola também podemos fazer coisas engraçadas», afirma o técnico dos aveirenses, no lançamento da partida deste domingo.

João Capela foi o árbitro designado para arbitrar o desafio. Para além do juiz de Lisboa, foram ainda nomeados os assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha. Com o Capela temos de estar à cautela ... por isso desejo uma arbitragem isenta.

Vai ser portanto um excelente jogo de futebol, e espero um FC Porto de ataque do primeiro ao último minuto ... rumo à vitória e à conquista dos 3 pontos.

O jogo será transmitido amanhã às 20h15 na Sport TV 1.

Sem comentários: