domingo, 8 de agosto de 2010

Porto da melhor colheita dos últimos anos...



O FC Porto conquistou hoje a 17ª supertaça numa das melhores exibições dos últimos anos. É caso para dizer, um Porto da melhor colheita dos últimos anos.


A azia dos comentadores da TVI ...



O FC Porto realizou uma exibição estupenda. Nem o facto de estarmos no início da época, de ter tido como adversário, uma equipa, que entrou em campo já vencedora da Supertaça, e as últimas exibições da equipa não terem sido nada famosas, os jogadores esqueceram isso tudo, e entregaram tudo o que tinham em campo.

Controlámos o jogo, controlámos o adversário, fomos a equipa que mais rematou, fomos a equipa que mais bolas recuperou, fomos a equipa que mais correu, fomos os melhores em tudo.

Villas Boas, não surpreendeu no onze inicial, apenas Sapunaru apareceu como titular, quando seria mais esperado Miguel Lopes. Defensivamente, o FC Porto não tremeu, concentração máxima, muita agressividade que nunca se traduziu em violência ao contrário do nosso adversário.

No meio campo, a equipa sempre soube defender e atacar. Mais perfeito que isto é díficil. Foi um meio campo de pressão constante e foi um meio campo de saber organizar o jogo e lançar o ataque.

No ataque, Hulk e principalmente Varela, abriram os espaços na defesa contrária e não fosse algum desacerto na hora da finalização, ou a defesa contrária conseguir suster alguns lances de golo feito, o resultado até poderia ser mais volumoso.

Tacticamente, o FC Porto, jogou com os sectores muito perto uns dos outros, verdadeiros blocos a defender e a atacar. A frescura física que aparentou, nas sucessivas recuperações de bola, mesmo até na segunda parte, para além de ter surpreendido o adversário, impediu qualquer hipótese de reacção do mesmo.

Não concordo com o facto de ter marcado muito cedo, ter decidido ou projectado a vitória do FC Porto. Mais, a capacidade de pressão e controlo do jogo, mesmo sabendo que estava a ganhar desde os 3 minutos, foi a verdadeira prova de campeões que estes jogadores mostraram dentro de campo. Nunca, o FC Porto se remeteu à sua defesa, e conseguiu, após alguns momentos de maior pressão do adversário, virar novamente o jogo para o seu lado.

Villas Boas, esteve muito bem nas substituições, soube esperar o momento certo para retirar Varela, e dar frescura ao ataque com Cristian Rodriguez que continuou a pressionar a equipa adversária.

A nível individual aqui ficam algumas notas:

Helton (4) - À semelhança da pré-época, as poucas intervenções que teve, esteve sempre bem. É isto que se espera de um guarda redes de topo. Hoje como capitão, soube sempre falar com os companheiros e passar muitas mensagens de incentivo para a equipa.

Sapunaru (2) - Foi talvez o jogador em menos evidência na equipa. Comprometeu em alguns lances do lado direito, abrindo muitos espaços e no apoio ao ataque teve muito tímido, provavelmente por algumas incapacidades fisicas e baixo ritmo. Contudo teve um remate perigoso, muito bem colocado, naquela que foi a melhor defesa do guarda redes do adversário.

Alvaro Pereira (4) - É impressionante a qualidade deste jogador. De todos, o que tem menos tempo de treino, menos ritmo, mas é igualmente aquele que tem um pulmão impressionante. Defendeu muito bem e apoiou sempre o ataque, criando sobretudo com Varela excelentes combinações, quer na primeira parte quer na segunda. Jogou os 90 minutos num ritmo alucinante.

Maicon (3) - Manteve o bom nível demonstrado na pré-época. Não comprometeu, sempre muito atento, rápido. Mesmo em situações, esporádicas, de pressão do adversário, não cometeu erros.

Rolando (3) - Com menos tempo de treino, voltou às boas exibições. O facto de ter marcado o golo ajudou claramente para realizar uma boa exibição. Não comprometeu e o facto do adversário não ter sufocado nem criado muitas situações de golo é derivado ao excelente trabalho conjunto com o meio campo.

Fernando (4) - Á semelhança de Helton, demonstrou o porquê de ter sido até ao momento um dos jogadores do FC Porto em melhor forma. Não subiu tantas vezes no terreno, em contrapartida foi ele sempre o primeiro a defender e a recuperar bolas. Penso que seja este o papel que Fernando rende mais. Neste ritmo, será provavelmente uns dos melhores jogadores da época do FC Porto.

Moutinho (3) - Juntamente com Belluschi, soube ocupar o meio campo, quer em tarefas defensivas quer em tarefas atacantes. Parece que joga no FC Porto há vários anos. É a capacidade de sacrifício e a inteligência táctica as principais qualidades de Moutinho.

Belluschi (3) - Apesar de juntamente com Moutinho formar uma dupla de médios com estatura reduzida, o que é certo é que combinaram muito bem. Tal como Villas Boas pretende, não se limitou a atacar nem a defender, mas sim, ambas. Com mais alguns jogos nas pernas, penso que colocará mais técnica e visão de jogo no ataque e assim criar mais situações de golo.

Hulk (3) - Não esteve tão decisivo como nos últimos jogos, mas teve um papel importante na posição que ocupou no terreno. Soube prender os laterais do adversário, e soube abrir os espaços para os companheiros. Na segunda parte, decaiu um pouco, mas soube sempre guardar a bola, lançar os companheiros e ajudar em questões defensivas. Mais trabalhador para a equipa.

Varela (5) - Nota máxima para Varela, não porque atingiu o máximo das capacidades, mas porque face a menos minutos de jogo nas pernas, foi o jogador do sector atacante que mais desequilibrou o adversário. E nem com as sucessivas entradas perigosas dos adversários, o impediu de dar a marcar o 2º golo, numa jogada à Varela, curiosamente, lançado por Alvaro Pereira, outro que não se percebeu que tinha menos ritmo que os restantes colegas. Consegue imprimir mudanças de velocidade surpreendentes e dribles fantásticos. O melhor do FC Porto e o melhor em campo.

Falcão (4) - Estava destinado que iria marcar ao Benfica. Para além da excelente movimentação e o gesto técnico no lance do golo, Falcão mostrou uma frescura fisica assinalável, pressionou sempre a defesa contrária e soube receber e guardar a bola, mesmo em situações que parecia que a ia perder. Quando os dois jogadores do ataque que o servem estiverem ao mesmo nível, certamente irão aparecer mais golos.

Rodriguez (3) - Entrou já na segunda parte, e após o 2º golo, para o lugar de Varela. Ainda não está ao nível da primeira época de dragão ao peito, mas mostrou muita garra, a defender e a atacar. Não comprometeu e até poderia ter marcado num pontapé de primeira que a entrar na baliza seria um grande golo.

Miguel Lopes (3) - Poucos minutos em campo, substitui Sapunaru, quando este teve problemas físicos. Penso que a substituição poderia ter ocorrido mais cedo, pois era o sector da defesa que mostrava mais fragilidades. Cumpriu, não comprometeu, mas nesta altura o adversário já estava KO.

Meireles (2) - Muito pouco tempo em campo. Penso que é claro que a decisão da SAD, face a tudo o que se falou, é que só sairá pela clausula de rescisão. Não se podia esperar muito dele, em tão pouco tempo, ainda assim, soube posicionar-se em campo, e manteve a qualidade que o meio campo vinha a imprimir. A ficar no plantel, teremos claramente, um meio campo fortíssimo.





Quanto ao árbitro, muito mal a nível disciplinar. Dou o benefício da dúvida, por não ter visto Cardozo a agredir Sapunaru, mas não ter visto a entrada duríssima de César Peixoto a Varela e várias entradas ao mesmo nível de Carlos Martins, jogadores que não viram qualquer amarelo durante o jogo, quando puniu e bem Aimar, é no mínimo estranho. Tal como é estranho o critério para com David Luiz. Quem não se lembra de um FC Porto - Corunha, que por um gesto semelhante, e sem intenção, Jorge Andrade foi expulso. Será que David Luiz não tinha intenção de pisar no calcanhar, zona propicia a lesões graves, de Sapunaru?

Vamos ver o critério dos árbitros nos próximos jogos e efectuar as devidas comparações. Agora o que nunca tinha visto foi um árbitro agarrar o queixo de um jogador de futebol da forma como o fez. Será que a benevolência de não ter expulso Alvaro Pereira, por este se ter defendido e bem, tem a ver com a noção do que tinha acabado de fazer?

Peço à SAD que faça uma exposição à FPF, sobre este lance e sobre a agressão não punida pelo árbitro de Cardozo a Sapunaru. Não é pelo facto de termos ganho o jogo, que deveremos ignorar estes lances.

Uma nota para os adeptos que em massa se deslocaram a Aveiro. Ao contrário da final da taça da Liga e das finais da taça de Portugal, estivemos presentes em número assinalável. É este o caminho. No próximo fim de semana, temos de mostrar esta força na Figueira da Foz. Os jogadores agradecem.



O mercado ainda está aberto mais umas semanas. Percebeu-se claramente que é o sector defensivo que precisa de ser reforçado. É esperado um defesa central, mas penso que a situação de Fucile, terá que ser igualmente ponderada de ser reforçada ou não. É urgente definir estas situações, é certo que o jogo de hoje correu muito bem, mas é certo que a motivação para este jogo e com este adversário, fez com que os jogadores passassem todos os limites. Importante fechar estes dossiers o mais rápido possível.

Força Porto.

Ricardo Jorge

8 comentários:

Jorge disse...

É ainda muito cedo para tirar conclusões acerca da forma como a época vai decorrer. Há picos de forma diferentes, lesões, castigos, jogadores que ainda vão sair e outros que ainda vão entrar. No entanto, a vitória neste primeiro jogo, particularmente por ser contra a equipa que é, uma equipa forte, dinâmica e aguerrida, que é campeã nacional em título, é um excelente resultado. É a prova que a força, a garra, a vontade de vencer e a inteligência que a equipa mostrou em campo está lá, está dentro dos jogadores. E todas estas qualidades foram trazidas cá para fora pelo treinador, tal como Jesualdo tinha conseguido no jogo do Dragão contra o Benfica no ano passado. É um triunfo moral para Villas-Boas, que já teve de aturar as bocas de muitos imbecis em três curtas semanas. Este resultado serve como bofetada de luva branca e é assim que temos de jogar em todos os jogos, em todos os estádios, se queremos voltar a ser campeões. Villas-Boas começa bem. Tem tudo para o terminar da mesma forma.

um abraço,
Jorge
http://porta19.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

Pelo adversário, de qualidade e em forma, porque agora era a sério e não havia mais lugar a experiências, este era - pelo menos para mim. Disse-o antes do jogo... - o verdadeiro teste ao novo F.C.Porto de André Villas-Boas. Não como um teste decisivo, nada disso, apenas de primeira avaliação, para ver como como estão as coisas, como está a evoluir a equipa, principalmente, como ela se comporta em jogos desta importância, como reage a jogos com esta pressão. E o resultado do teste foi: aprovado com distinção. Uma exibição notável e notável em todas as variantes do jogo, em tudo o que se pede a uma equipa de qualidade. Pressão, concentração, controlo do jogo, ousadia, qualidade, numa equipa tacticamente irrepreensível.

Acrescento o seguinte: não devemos, nem podemos, embandeirar em arco. Há arestas a limar, no lado direito da defesa, na coordenação entre os centrais, nas coberturas - falta delas - de Hulk. Ainda estamos no início, temos muito a trabalhar e muito a evoluir, mas aquilo que eu achava que ia fazer a diferença, foi notório: refiro-me à forma como a equipa do Benfica foi "trabalhada" e como foi preparada mentalmente a equipa portista.
O rei da táctica levou uma banhada e se André Villas-Boas é o Informático, só podemos concluir que o Software é de qualidade.


Um abraço

Dragus Invictus disse...

Olá bom dia,

Excelente análise Ricardo, concordo com tudo o que escreveste acerca do jogo,

Gostei imenso de ver a forma de actuar do nosso Porto.

Pressionante, muito rematador, controlador e dominador do jogo ... fizemos uma exibição convincente e ganhamos com todo o mérito. Os jogadores deram tudo!

Nota negativa para o Escolhido que fez uma péssima arbitragem, e não fosse a nossa exibição, poderia ter marcado o jogo.

Falta ao Porto um jogador ... à Porto, como Paulinho Santos, André ou Pacheco ... precisamos de ter jogadores que saibam dar no osso!

Abraço e bom fim de semana

Rage disse...

Uma grande vitória sem espinhas e sem casos para os Benfiquistas se queixarem. Fizemos um jogo limpo, soubemos jogar com fair play ao contrario do nosso adversário que sabia que tinha a capa protectora do arbitro.
Foi revoltante receber o primeiro amarelo depois de tanta cacetada dada pelos jogadores do Benfica.
Acho que estamos a construir uma equipa forte, com garra e com vontade de ganhar embora não queira entrar em euforias acredito que este ano vamos voltar a mostrar de que massa é feita um Dragão!

Parabéns Ricardo a analise ao jogo esta excelente.
Cumprimentos

Anónimo disse...

http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/acento-sudamericano_0_312568868.html

o que se fala na argentina ...

Dragaopentacampeao disse...

Um belo desempenho de uma equipa fustigada por algumas críticas e desconfianças, em função das fracas prestações da pré-época,que efectivamente provocaram algum desconforto em sectores de adeptos portistas e não só.

O FC Porto, com a atitude, a raça, a solidariedade e a ambição apresentada no relvado do Municipal de Aveiro, banalizou a publicitada força benfiquista, transformando-a numa equipa de papoilas saltitantes.

Sem necessitar de ser arrasador a equipa azul e branca dominou, controlou e marcou, perante um árbitro condescendente até dizer chega, poupando pelo menos três expulsões aos desnorteados jogadores (???) lampiónicos.

Foi um teste muito prometedor que AVB terá de fazer reverter no sentido de fortalecer a confiança e a ambição de todo o plantel para enfrentar todas as dificuldades que nos vão ser colocadas em todas as outras competições.

Não vai ser fácil tendo em conta que, como de costume, lutaremos contra tudo e contra todos, como foi visível neste jogo.

Um abraço

Anónimo disse...

http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/acento-sudamericano_0_312568868.html

o que se fala na argentina ...

Con un gol de Falcao, el Porto de Belluschi le ganó 2-0 al Benfica y se quedó con la Supercopa de Portugal. En las Aguilas, Saviola y Aimar estuvieron desde el arranque, mientras que Jara y Gaitán entraron en el complemento.

Porto sigue demostrando su poderío en el fútbol portugués, y sumó un nuevo título a su extensa vitrina. Ahora, le ganó 2-0 a Benfica, y se quedó con la Supercopa del país. Rolando abrió la cuenta a los tres minutos, y Falcao aumentó en la segunda parte, para poner el resultado definitivo. Fernando Belluschi estuvo entre los titulares del campeón, y se dio el lujo de levantar el trofeo.

Las Aguilas contaron con Aimar y Saviola (hizo dupla de ataque con el paraguayo Cardozo) entre los titulares, mientras que Franco Jara y Nico Gaitán ingresaron en el segundo tiempo. Sin embargo, ninguno de los argentinos anduvo fino. El equipo sufrió el gol desde el vestuario, y jamás pudo revertir el marcador, evidenciando una clara superioridad del Porto, que manejó los hilos del partido en todo momento.

El gol de Falcao definió el partido, y sólo restó esperar a que el reloj marque los 90 minutos. Ahí, se desató la euforia, y tanto hinchas como jugadores celebraron con la Supercopa en sus manos. Otro título para Porto y van…

Rui disse...

Saudações portista,

Ao ver o jogo, quer o AVB queira ou não, fez-me pensar no Porto de Mourinho e uma palavra basta para o qualificar: eficácia.

Um Porto a jogar em bloco, com grande capacidade de recuperação no meio-campo adversário, rapidez, força fisíca, concentração defensiva, perigoso nas bolas paradas, etc. Tudo características do Mourinho que AINDA BEM que o AVB as soube aproveitar.

Creio que será este o tipo de jogo que devemos esperar para toda a época. Assim o espero.

Obviamente foi apenas um jogo, perdê-lo também não era o fim do mundo, mas uma vitória acrescenta confiança e moral à equipa e eu prefiro que começemos assim o campeonato.

Abraço a todos,