segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Raul Meireles, obrigado Tetra Campeão e boa sorte!


É oficial Raul Meireles vai representar o Liverpool!

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o Liverpool FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Raul Meireles pelo valor de 13.000.000 € (treze milhões de euros).
Mais se informa que o acordo relativo a esta transferência envolve pagamentos eventuais futuros, dependentes da performance desportiva do clube que o atleta irá representar.

O Conselho de Administração

Porto, 29 de Agosto de 2010


Raul Meireles nasceu em 17 de Março 1983 no Porto, cidade onde sempre jogou. 

Convocado regularmente para as selecções portuguesas de formação, Raul Meireles já tem no seu currículo um título do Campeonato da Europa de Sub-16, conquistado em Israel, no ano 2000. No Verão de 2004, Meireles fez parte da equipa portuguesa que conseguiu o terceiro lugar no Campeonato da Europa de Sub-21, na Alemanha, e que valeu a Portugal, e ao próprio jogador, a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Raul Meireles produto das escolas de formação do Boavista FC, foi inicialmente emprestado ao Desportivo das Aves na época de 2001/02. Regressou ao Bessa no Verão de 2003 para dar início a uma época de sucesso pessoal, tendo participado em 29 jogos da Superliga, com apenas 21 anos de idade. Em Julho de 2004, o jovem médio assinou por cinco épocas no rival e campeão europeu FC Porto. Após ter assinado pelo FC Porto, Meireles disse o seguinte : 

"Transferi-me para um grande clube. Quando recebemos um convite deste género, não há quaisquer dúvidas. Vou continuar na minha cidade, mas no melhor clube da Europa". 

O caminho para a sua afirmação no FC Porto foi árduo, teve de lutar para se manter nos campeões nacionais no final da primeira (e atribulada) temporada, foi conquistando a pouco e pouco o exigente Co Adriaanse e transformou-se em jogador imprescindível para Jesualdo Ferreira.

2004/2005

Raul Meireles não conseguia afirmar-se, e o tribunal do Dragão não lhe perdoava o mínimo erro, cada vez que entrava na equipa.
O clube vivia dias atribulados, com a reconstrução de uma equipa que havia conquistado a Europa.
Qualquer jovem como ele, Diego, Bosingwa ou Pepe não tinham grande margem para errar. Os adeptos exigiam a afirmação.
Em jogo diante do Liverpool, disputado na pré-época ainda com Del Neri, Meireles e Bosingwa fizeram dupla no miolo … e saíram-se bem, tendo Meireles sido elogiado por Wenger, mas com a saída do treinador italiano, voltaram as indefinições.
Chegou mesmo a actuar pela equipa B. Ponderou-se a hipótese de empréstimo, mas eis que com a saída de Costinha e Maniche abriram-se portas para Raul que assim participou em mais jogos, sendo que alguns como titular. Nesta época fez apenas 13 jogos e não marcou qualquer golo.

2005/2006

Meireles foi aposta inicial de Co Adriaanse na pré-época, fazendo parte de um trio que era constituído por ele, Lucho e Hélder Postiga (a 10!!!).
Todavia Meireles lesiona-se e perde o lugar definitivamente para Paulo Assunção.
Entretanto Postiga sai, Diego afirma-se e o nosso trio de meio campo passa a Assunção, Lucho e Diego.
Depois de Adriaanse se ter chateado e colocado de lado Diego, o treinador holandês altera o sistema táctico para um ofensivo 3-3-4, ganhando assim Meireles espaço na equipa que se sagrou campeã nacional, passando o nosso trio a ser Assunção, Meireles e Lucho, os quais se afirmaram e mantiveram na época seguinte. Nesta época fez apenas 19 jogos e marcou 2 golos.


2006/2007

Já com Jesualdo Ferreira no comando técnico, surgiram novas dificuldades para Meireles. O FC Porto contrata jovem Anderson, o então considerado melhor jogador do mundo na sua idade.

Lucho e Assunção eram pedras basilares e Meireles via o seu lugar em perigo.
Mas quando Anderson se estava a afirmar, eis que é alvo de uma entrada bárbara de um jogador do Benfica e lesiona-se gravemente ficando parado durante meio ano.
O azar do jovem brasileiro foi a sorte de Meireles, que se afirmou no FC Porto Bicampeão nessa época. Nesta época fez apenas 33 jogos e marcou 4 golos.




 2007/2008

Foi a época mais feliz de Meireles no FC Porto.
Anderson é transferido para o Manchester United e o trio Assunção, Lucho e Meireles, tornam-se o motor do naturalmente Tricampeão com mais de 20 pontos de avanço sobre o 2º classificado. Após esta fantástica época, Meireles é convocado para o Euro 2008, prova na qual marcou um golo frente à Turquia. Nesta época fez apenas 37 jogos e marcou 4 golos.




2008/2009

Meireles assume-se definitivamente no campo e no balneário.
Assunção abandona o clube e é substituído por Fernando, sem nunca estar em causa o lugar de Meireles e Lucho.
Nos maus momentos, fruto da indefinição da posição 6, consegue ser ele a manter os equilíbrios no meio campo, pois Lucho não estava na melhor forma das épocas transactas.
Raúl Meireles faz uma excelente época, sagra-se Tetracampeão e ganha a titularidade da nossa selecção. Nesta época fez apenas 39 jogos e marcou 4 golos.


2009/2010
Meireles assume a camisola 3 de Pedro Emanuel, perde o seu companheiro de meio campo Lucho … e isso nota-se.
Faz uma época mais abaixo do que pode e sabe, e tudo parece sair mal à equipa neste campeonato dos túneis.
Não se sagra Pentacampeão. Nesta época fez apenas 35 jogos e marcou 2 golos.

Falham os objectivos no clube, apenas colmatados pela conquista da Taça de Portugal, e após a conquista da Taça Raul afirma:

«Todos os jogadores querem ir o mais longe possível, e eu não fujo à regra. Se aparecer uma boa proposta de um bom clube, é só conversar e ver se é bom para mim.» 

[mas sente que esta é uma boa altura para dar o salto?] «É uma altura boa para dar o salto, mas estou bem no F.C. Porto, que é um excelente clube. O que tiver de acontecer, acontecerá.»

É convocado para o mundial da África do Sul, após ter sido um dos jogadores mais importantes no apuramento.
Faz um excelente mundial, e torna-se um alvo apetecível dos clubes europeus, pelo que a sua saída era inevitável.

O FC Porto não pode "cortar" as pernas a um jogador que quer sair, e que vai celebrar um excelente contrato aos 27 anos.

Raul deve ter vivido maus momentos nesta pré-época com a indefinição face ao seu futuro. 

Soube esperar, e o nosso presidente como sempre esticou a corda ao máximo conseguindo colocar Meireles num grande clube europeu … e Raul merece-o! 

Longa foi a espera … mas valeu a pena! 

«Quando soube que o treinador do Liverpool estava interessado em mim não podia dizer que não. Estou num grande clube, mas foi difícil abandonar o FC Porto, porque era a minha equipa. Como Gerrard e Carragher, apenas joguei na minha cidade, pelo Boavista e FC Porto. Agora, é uma nova aventura e estou muito feliz», afirmou Raul Meireles, em declarações ao «site» do clube inglês.

Claro que o Raul vale mais que 13 milhões...mas nas circunstâncias actuais é um valor aceitável... O Real Madrid só pagou 15 milhões ...por Mesut Özil.


Perdemos uma referência no nosso balneário, que depois das saídas de Bruno e Nuno, vão dificilmente colmatadas. Não obstante Helton estar a cumprir bem o papel, acho que o Porto deve ter como líder de balneário um jogador à “Porto”.

Na Selecção Nacional
Raul Meireles alcança um historial de 33 internacionalizações pela Seleção Portuguesa, aos 27 anos. Sendo ainda da época de Scolari, no entanto só começou a ser utilizado regularmente a partir da época de Queiroz, na qual se revelou um médio de grandes qualidades.
Foi ele que marcou o golo que carimbou definitivamente a ida da seleção ao Mundial da África do Sul frente à Bósnia. No mundial marcou um golo frente a Coreia do Norte, em partida que acabou em 7-0.




"Raul Meireles faz parte de uma categoria de jogadores que, silenciosamente, colocam a máquina do onze em movimento. Eles são como a «caixa negra» da equipa onde fica gravada a estratégia treinada durante a semana e os segredos da vitória ou da derrota no jogo".
Luís Freitas Lobo

Palmarés:

Campeonato Europeu de Futebol sub-17: 2000

Campeonato Português: 2005-2006, 2006-2007, 2007-2008, 2008-2009

Taça de Portugal: 2005-2006, 2008-2009, 2009-2010

Supertaça Cândido de Oliveira: 2005-2006, 2008-2009, 2009-2010

Obrigado por tudo Tetra Campeão e boa sorte nesta tua nova etapa da tua carreira.

6 comentários:

Jorge disse...

esteve o tempo suficiente no FC Porto para crescer como jogador, evoluindo também como pessoa. era um símbolo do clube e espero que se torne também um símbolo do Liverpool!

excelente retrospectiva, mas apetece-me insultar-te porque tiraste-me a ideia. animaaaaaaaal! :)

um abraço,
Jorge
Porta19

Dragus Invictus disse...

olá bom dia Jorge,

:) já andava desde sábado a "cozinhar" este post :)
Mas face aos compromissos do FC Porto, outros temas eram mais importantes.

Podes sempre partilhar no teu blogue :)

Foi bom para o Meireles e para o Porto este desfecho.
Saiu para um excelente clube aos 27 anos de idade, e vai celebrar um contrato financeiramente fantástico, que lhe permitirá ter um melhor futuro pós futebol.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Post scriptum:

Qualquer negócio que envolva a saída do Meireles ... era à partida mau para nós adeptos, pois trata-se de uma referência no balneário, um jogador à Porto, um internacional. pedra basilar na conquista do Tetra mas...

Raul deve ter vivido maus momentos nesta pré-época com a indefinição face ao seu futuro.
Soube esperar, e o nosso presidente como sempre esticou a corda ao máximo conseguindo colocar Meireles num grande clube europeu … e Raul merece-o!
Longa foi a espera … mas valeu a pena!
Claro que o Raul vale mais que 13 milhões...mas nas circunstâncias actuais é um valor aceitável... O Real Madrid só pagou 15 milhões ... por Mesut Özil, embora como me disse o Ellis e com razão no blog fromporto, "o Ozil foi por 15 milhões porque estava no seu último ano de contracto, o erro do Werder foi ter permitido que o jogador fosse para o Mundial sem uma renovação alcançada."

Mas,o FC Porto não pode "cortar" as pernas a um jogador que quer sair, e que vai celebrar um excelente contrato aos 27 anos. Ninguém batia a clausula.
O jogador manifestou vontade de melhorar a sua vida, e nós adeptos não podemos levar a mal. Ele desportivamente ganhou tudo no Porto ... agora aos 27 anos resta-lhe ganhar dinheiro para um futuro melhor.

Abraço

Jorge disse...

já pus o link no Porta19. é merecido, excelente trabalho!

abraço,
Jorge

Dragus Invictus disse...

Obrigado pela partilha Jorge.

Os nossos adeptos são os campeões da blogosfera, pela partilha de opiniões, pela sã discussão de ideias, pela qualidade e variedade de blogs.
Existem dezenas de blogs dedicados ao nosso clube e todos são acompanhados e interessantes.

Vou sempre ver os Baias e Baronis ao teu blogue :)

Abraço

Jorge disse...

eu sei que és um visitante assíduo do Porta19 e agradeço! é sinal que o que escrevo vale alguma coisa :)

maioritariamente visito os blogs via RSS, é mais prático e só quando quero comentar é que vou directamente ao site. apareço na mesma nas stats, mas só se usares um serviço como o feedburner :)

devo dizer que é a partir do teu site que vem uma boa parte do tráfego do Porta19, por isso obrigado 2x :)

abraço e continua o bom trabalho,
Jorge