sábado, 28 de agosto de 2010

Rui Filipe, 16 anos depois...

Hoje, 16 anos após o desaparecimento de Rui Filipe, que faleceu aos 26 anos num acidente de viação, na fatídica manhã de 28 de Agosto de 1994, vamos aqui recordar um jogador à Porto,talentoso e de raça que se afirmou no FC Porto. É pois recordar o autor do primeiro golo do "Penta", que para sempre ficará nas nossas memórias.

Rui Filipe nasceu no dia 8 de Março de 1968 em Vale de Cambra.
Chegado à camadas jovens do F.C.Porto na época de 1984/85 vindo do Valecambrense, chegaria a sénior em 1986/87 tendo sido emprestado ao Gil Vicente e ao Espinho sucessivamente, até que aos 23 regressou ao F.C.Porto disposto a agarrar um lugar.

Numa equipa onde se destacavam nomes como João Pinto, André, Semedo, Jaime Magalhães e onde se começavam a afirmar jovens como Vítor Baía e Fernando couto, Rui Filipe acabaria por agarrar facilmente um lugar no plantel, embora não tenha chegado à titularidade indiscutível.

Como suplente ou titular, a sua atitude era sempre de um completo profissionalismo e de uma total dedicação ao clube, fruto de uma personalidade forte e ao mesmo tempo tímida e humilde. Curiosamente, a certa altura, começou a destacar-se pelos golos que marcava, muitos deles espectaculares (quem não se recorda do grande golo na Alemanha ao Werder Bremen).

O trabalho acabou por compensar e Rui Filipe chegaria mais tarde a internacional A.

A 21 de Agosto de 1994, o F.C.Porto recebe nas Antas o Sporting de Braga de Rui Correia, José Nuno Azevedo, Barroso e Karoglan, naquele que seria o primeiro jogo do primeiro título da caminhada triunfal que levaria o clube ao inédito Pentacampeonato. Numa equipa que era treinada por Bobby Robson (depois de ter substituído Ivic na época anterior), o F.C.Porto alinhava com Vítor Baía; João Pinto (cap), Paulinho Santos, Jorge Costa e José Carlos; Rui Filipe, Secretário, Emerson, Domingos (depois Kostadinov), Drulovic (depois Baroni) e Folha.
Nesse jogo, Rui Filipe marcaria o primeiro golo aos 22 minutos, sendo o segundo marcado por Kostadinov já em período de descontos, para uma vitória por 2-0.

Três dias depois, para o primeiro de 2 jogos para a atribuição da Supertaça Cândido de Oliveira relativa aos vencedores da Taça e do Campeonato da época anterior, o F.C.Porto foi à luz defrontar o Benfica de Preud'Homme, Veloso, Vítor Paneira, João Pinto e César Brito, na altura treinado por Artur Jorge. Recorde-se que nesse ano, se deu o caso caricato, só possível em Portugal, de se decidirem duas Supertaças, tendo já em 17 de Agosto anterior sido disputada a Supertaça para os vencedores das competições internas de 92-93! Nesse dia, em Coimbra, o F.C.Porto havia ganho ao Benfica por 4-3 após marcação de grandes penalidades, tendo-se registado uma igualdade a 2 golos no final do jogo.

Na Luz, o F.C.Porto alcançava uma igualdade a 1 golo que lhe abria boas perspectivas para a 2ª mão. Aos 71 minutos de jogo, Rui Filipe pega na bola, passa por 2 adversários e senta Preud'Homme com uma simulação marcando um golo bonito, o último da sua carreira. O Benfica empataria 4 minutos depois por Paneira. Aos 81 minutos, Rui Filipe recebe ordem de expulsão pelo árbitro Carlos Calheiros. Esse facto acabaria por ser fatal.

Rui Filipe ficava assim sob castigo disciplinar da Liga de Clubes e impedido de defrontar o Beira Mar, em Aveiro, no domingo seguinte, a 28 de Agosto. Na manhã desse dia, não tendo sido convocado para o jogo de Aveiro, Rui Filipe sofreria um acidente de viação fatal.

Tendo sido obrigado a disputar o jogo de Aveiro por recusa das entidades responsáveis em o adiarem, o F.C.Porto entrou em campo e venceu por 2-0, com golos de Rui Barros e Emerson. No final, os jogadores e equipa técnica abraçaram-se e choraram a perda de um grande jogador mas sobretudo um amigo.



Contra a vontade de muita gente o jogo realizou-se sem um minuto de silêncio, sequer. «A nossa reacção não foi a melhor, mas tivemos de passar ao lado dessas coisas e concentrarmo-nos no jogo», conta Domingos. «No final acabámos por ser melhores e ganhar naturalmente». Pelo relvado de Alvalade correu então a camisola de Rui Filipe, que marcara o primeiro golo daquela caminhada para o primeiro título do penta. «A nossa reacção foi mesmo essa, dedicar imediatamente o título ao Rui Filipe». O antigo trinco andou sempre na memória do grupo. Pinto da Costa revelou-o, de lágrimas nos olhos. «Jurei na campa de Rui Filipe que haveria de ser outra vez campeão. E foi».




A frase de Bobby Robson diz tudo: "A sad, sad day"







Palmarés:
3 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
2 Supertaças

2 comentários:

Luis disse...

Grande jogador à Porto.
Paz à sua alma de Dragão.

Alexandra Fernandes disse...

Meu querido jogador preferido, mesmo passados 16 anos nunca te esqueço esse teu lindo sorriso Até sempre meu amigo