quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Liga Europa aqui vamos nós...

Foto retirada de fcporto.pt
 
É já amanhã que o FC Porto, inicia a Liga Europa, na sua fase de grupos depois de um apuramento sem qualquer margem para dúvidas.

Apesar deste ano o FC Porto jogar às quintas-feiras, existem vários motivos para que a equipa esteja igualmente motivada para participar nesta prova. A possibilidade de conquistar um novo troféu internacional (sim Taça UEFA, juntou-se à Taça das Taças na história das competições europeias) é claramente um factor de motivação. Outros factores são as boas receitas de bilheteira, pelo número de jogos a efectuar, acumulação de pontos para o ranking e financeiramente estar um pouco mais atractiva (muito longe ainda da Liga dos Campeões).

E se a equipa está num excelente momento, a praticar um futebol que respira confiança e talento, nada melhor que iniciar uma nova prova, onde claramente, já o era em teoria, é um dos principais candidatos a vencer.

Nesta fase de grupos calhou em sorte o Besiktas, Rapid Viena e CSKA Sofia. Existe alguma diferença de potencial entre Besiktas e os restantes, mas historicamente, são equipas com tradição que poderão causar alguns problemas.

Amanhã o jogo é com o Rapid de Viena em pleno Dragão. Tendo esta competição os mesmos moldes da Liga dos Campeões, claramente é uma vantagem para o FC Porto, que possui muito mais experiência neste tipos de eliminatória, pelo que não deverá desperdiçar a possibilidade de somar os primeiros 3 pontos nesta competição.

Quem é este Rapid de Viena?

Com 32 títulos no currículo, o Rapid de Viena é clube austríaco com melhor historial. Treinado pelo antigo internacional Peter Pacult, terminou a última edição da Liga na terceira posição, atrás do Salzburgo e dos rivais do Áustria de Viena. O acesso à fase de grupos foi garantido com duas eliminações fáceis (os lituanos do Suduva e os búlgaros do Beroe) e com uma grande proeza, a eliminação do Aston Villa, com empate (1-1) em Viena e sensacional vitória (3-2) em Birmingham, conseguida nos minutos finais. Num plantel sem grandes destaques individuais, o veterano Hedl é o dono da baliza e o alemão Hoffmann é o patrão do meio-campo. Perdeu o seu goleador no fecho do mercado, o croata Jelovic (já contava com 2 golos no campeonato), para o Rangers. Em termos desportivos, a equipa está a reagir bem a um péssimo início de temporada. Após duas derrotas nas jornadas inaugurais, actualmente ocupa o 6º lugar. O Rapid joga habitualmente no estádio Gerhard Hanappi, com capacidade para 18500 espectadores, mas em partidas internacionais de maior dimensão pode utilizar o estádio Ernst Happel, palco da final do Euro-2008.

Quanto ao FC Porto, não existem muitas novidades desde o último jogo com o SC Braga. A principal é o regresso de Guarin aos treinos sem limitação, o que deixa no ar que brevemente será mais uma opção. Alguma expectativa para ver como alguns jogadores que saíram esgotados e ligeiramente tocados irão se apresentar, falo de Hulk e Falcão.

Sendo assim, Villas Boas apenas fez uma alteração na lista de convocados para o jogo frente ao Rapid de Viena, que foi a entrada de Castro para o lugar de Sapunaru. Sapunaru não consta do boletim médico, pelo que deverá ser opção clara para permitir a Fucile entrar em campo e ganhar ritmo rapidamente.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, Souza, Beto, Fernando, Castro, Rúben Micael e Otamendi.

Não creio que existam poupanças neste jogo, até porque o adversário é uma equipa fria e calculista e poderá surpreender e como é óbvio que começar bem é começar com uma vitória, mesmo tendo em conta, que no próximo fim de semana, o FC Porto terá uma deslocação complicada à Madeira, para defrontar o Nacional.

Villas Boas deverá apostar no seguinte onze: Helton, Fucile, Alvaro, Maicon e Rolando, Fernando, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk e Falcao.


Antevisão de Villas-Boas e Varela





Desta vez o jogo terá transmissão televisiva, pela SIC, a partir das 20:05. É a possibilidade de muitos adeptos que não possam ir ao Dragão acompanhem com qualidade o jogo. Espero que assim continue. Não obstante a transmissão, acredito que muitos adeptos irão estar presentes para apoiar o FC Porto.

Força Porto.

Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje espera-se um Porto na linha dos jogos anteriores. Dominador, pressionante e de raça.

Este Rapid de Viena não é uma equipa qualquer, eliminou o Aston Villa, e conta com alguns jogadores de qualidade que o Ricardo descreve e bem no post.

Ao Porto cabe impor a condição de favorito dentro do campo, e entrar no jogo a todo o gás para decidir a partida ainda na primeira parte, pois assim permitirá a Villas-Boas, poupar alguns jogadores para o jogo na Madeira.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

É preciso algum cuidado com estes jogos: se ganhamos apenas cumprimos a nossa obrigação, se não ganhamos, desilusão pela certa.
Assim, não podemos ficar à espera que a vitória caia do céu, mas ir à procura dela com tudo e se for assim, porque somos melhores, mais experientes e jogamos em casa, conquistaremos os 3 pontos.

Um abraço

P. Ungaro disse...

È neste jogos teoricamente mais faceis que não podemos perder a concentração e a atitude que temos vindo a evidenciar. Penso que o AVB, não ira permitir qualquer leviandade por parte dos jogadores, mais ainda tem preparado quer os adeptos quer os atletas para o "inevitavel" primeiro desaire.

Um degrau de cada vez será sempre o caminho para termos um ano do Dragão.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/