segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Túnel da vergonha acendeu a Luz!

 
Hilariante, Hipócrita e uma ofensa a todas as pessoas com o mínimo de inteligência. É assim que descrevo esta reunião de emergência e o comunicado partilhado esta noite, curiosamente, minutos antes do programa na SIC - Dia Seguinte.

Outro facto curioso, é a manchete do jornal "A Bola" no passado sábado, com imagens dos 4 erros do árbitro, sim, o árbitro que fez bem pior o ano passado e a favor deste clube. Mantendo nas curiosidades, a TVI24 abriu o jornal da noite a seguir ao jogo, com o foco do jogo e dos erros das arbitragens. No domingo, O Tempo Extra, fez o merecido reconhecimento e propaganda do tema, muito diferente da análise simplista e objectiva dos erros da Supertaça, para além de a SIC tb ter entrevistado o presidente desse clube.

Alguém se lembra da capa deste jornal, no dia seguinte ao jogo da Supertaça?

O Túnel da vergonha acendeu a Luz!

Um esclarecimento: Cardozo está em Fora de Jogo. Quem não vê, é porque não quer. Se é centímetros? Que seja, nem que seja 1 centímetro. Está fora de Jogo. Usar este exemplo como erro, só demonstra a vontade de criar alarido e pressão, na véspera de um dérbi com o Sporting, arriscando-se claramente a ficar a 12 pontos do FC Porto.

Algumas passagens interessantes neste comunicado...

Nunca defendemos condições de privilégio, o que sempre reclamámos na nossa história foi igualdade de tratamento, isenção no momento de tomar decisões e verdade.

Porque razão, o Conselho de disciplina da Liga, no ano passado, teve vários recursos dos arguidos sempre a favor destes últimos, leia-se últimos, o FC Porto? Não foi 1, nem 2, foram vários... Bem podem argumentar que o FC Porto tinha a FPF do lado deles. Mas então, no ano das confusões da entrada na Champions, quem é que mandava na FPF e na Liga?

São estes princípios que, infelizmente, têm faltado ao campeonato de futebol profissional da primeira Liga nestas primeiras quatro jornadas.

Porque razão não falam do jogo da Supertaça? Nesse jogo sim, ocorreu 4 erros, repito 4 erros, 4 expulsões, 4 agressões, 2 delas que poderia significar o fim da carreira de Varela e Belluschi. A pergunta que fica no ar é se Olegário Benquerença mete-se a mão na cara de um jogador do Benfica... ui, era suspenso o futebol profissional em Portugal.

No nosso mandato não vamos montar uma estrutura organizada à margem da lei, nem um modelo de violência e intimidação de agentes desportivos ou jornalistas. Essa não é a nossa postura, nem a nossa forma de agir. Ganhar dessa forma é apenas alimentar uma mentira.

Não vão montar novamente? Caramba, quem não se lembra dos assistentes do presidente irem ao aeroporto esbofetear o empresário do Moretto? E o processo que a PJ estava a investigar de alegadas coações e pressões a árbitros feitas por um clube de Lisboa, na época passada, como está, alguém sabe? É confusão minha que a TVI qd fala mal de algo relacionado com o clube que fica impedida de entrar no estádio? E os campeonatos de 2004/2005 e 2009/2010, que foram ganhos no último jogo do campeonato e que com a força da comunicação social foram "lavados" de todas as dúvidas e enaltecidos como feitos extraordinários? Em 2004/2005, o director executivo era Cunha Leal e ficou conhecido como o campeonato dos Sumaríssimos, e o 2009/2010, conhecido pelos Túneis? Coincidências? Será preciso muita imaginação para catalogar os 50 títulos de Pinto da Costa à frente do FC Porto... Já me esquecia, Rui Costa nas duas últimas épocas, e num espaço de ano e meio foi castigado 3 vezes pela Liga, por estar em zona não permitida, concretamente na zona de balneários de acesso à equipa de arbitragem e túneis, quando não estava acreditado para poder lá estar... claramente o dinheiro das multas foi peanuts...

A falta de credibilidade que está a atingir a arbitragem enfraquece o futebol e só quem não está preocupado com o futebol pode estar satisfeito com a presente situação.

Á 4ª jornada constata-se que se perdeu toda a credibilidade que a época passada demonstrou como exemplo a seguir.

Citando o Presidente da UEFA, Michel Platini “os árbitros incompetentes devem ser varridos do futebol”. Pela nossa parte, acabou a tolerância com árbitros incompetentes ou habilidosos.

O que é que o senhor presidente da UEFA fez com o árbitro do França-Irlanda? È impressão minha ou esteve presente no Mundial da África do Sul? Citar estes exemplos deixa-me ainda mais preocupado com as referências que esta direcção tem para dirigir o clube.

Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país.
Movimento de indignação, começou na Benfica TV e nos comentários ao jogo, onde refere que não é fora de jogo do Cardozo e nem penalti do Carlos Martins... o restante movimento, passou pelos canais habituais, que todos nós conhecemos.

A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas - já o sentiu neste início de época - e vai conseguir superá-las, mas os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica não devem continuar a ser lesados económica e emocionalmente.

Caramba, à 4º jornada já tem impactos económicos e emocionais? O que dizer de um clube, que se viu privado de 2 jogadores, durante 3 meses, um deles perdeu todas as hipóteses de ir a um mundial, falhou o acesso à Champions, porque o objectivo era o Braga ser segundo e o Porto terceiro, etc... o que me parece, é que já perceberam que não vão ser campeões sem influenciar como influenciaram o ano passado... adeus Champions, volta a crise financeira e assim se perde os 35 milhões pelo David Luiz e os 40 pelo Cardozo...

Não podemos continuar a tolerar que a falta de seriedade dentro de campo tenha a cumplicidade daqueles que, tendo os nossos direitos televisivos, não revelam isenção na análise e camuflam os erros daqueles que sistematicamente nos prejudicam.

O visado é a Sporttv. Faz-me lembrar um antigo presidente que anunciou após ter ganho as eleições a quebra de contratos com a Olivedesportos. Hoje, é um fugitivo de Portugal...

Equacionar, em face do desgaste e da falta de garantias de isenção na arbitragem agora evidenciadas, a participação na presente edição da Taça da Liga.

Esta já é velha... Na primeira edição disseram a mesma coisa... pena que a Liga este ano não tenha poder jurídico para colocar sumaríssimos e processos por injurias. Claramente por ser reincidente nesta tema, deveria ficar suspenso desta prova. Este sim, seria uma medida pedagógica para todos aqueles que procuram caminhos menos claros para atingir os objectivos.

Solicitar à comunicação social que, fazendo o seu trabalho, denuncie quem adultera as regras. Que investigue as notas que alguns observadores têm atribuído a algumas actuações de árbitros. Que compare aquilo que sucedeu no campo com a nota posteriormente atribuída.

Das minha preferidas... concordo 100%. Fico então à espera de uma exposição da comunicação social do trabalho do senhor João Ferreira no jogo da Supertaça. Sim, o mesmo que denunciou as situações do túnel da Luz. E já agora, que se se repetir casos com o do Benfica-Nacional, que o observador do árbitro Pedro Henriques, falsificou o relatório do árbitro, que se investigue as motivações de o ter feito.

Solicitar ao Senhor Ministro da Administração Interna uma audiência para debater a violência de que a equipa do Benfica tem sido alvo cada vez que se desloca ao Porto. Não queremos confundir as gentes do Porto – que seguramente não se revêem neste tipo de comportamento – com um grupo de delinquentes que organizada e reiteradamente e de forma impune têm vandalizado o autocarro do Benfica e atentado contra a integridade física dos seus atletas.

Concordo 100%. Acrescento que deverá ser englobado a violência de que a equipa e adeptos do FC Porto têm sido alvos cada vez que se deslocam a Lisboa, como são os casos do Estoril-FC Porto , Benfica-FC Porto e na final da taça de Portugal, contra o Chaves, apenas casos da época passada.

O comunicado na integra encontra-se no site do referido clube.
Preocupa-me o silêncio da SAD do FC Porto. Certamente, terá mais argumentação do que um simples adepto de futebol.

Estimo as melhoras.

Ricardo Jorge

6 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem vi pela primeira vez os lances "polémicos" que colocaram as galinhas em alvoroço.

Todos eles são passiveis de discussão. Nenhum deles é de tal clareza que se afirme que é erro.

O Comunicado é um hino à ignorância, estupidez, burrice dos órgãos sociais do clube sarraceno que está a fazer tudo por tudo para ganhar fora do campo o que dentro não ganha!

Dizer que são o ganha pão dos pequenos clubes, que não vão jogar a Taça da Liga etc ... para mim é indiferente ... acho que até deviam desaparecer do mapa!

Nota final para a SIC, que devia ter vergonha e retirar aquele fanático propagador de ódios chamado Rui Gomes da Silva, que para mim era um desconhecido ... agora é um desconhecido idiota e fanático!
Muita paciência têm os colegas de painel para não lhe dar um "tento" que o atire abaixo da cadeira!

Abraço

Rage disse...

Concordo e assino por baixo só faltando mesmo referir o autocarro de transporte de adeptos portistas incendiado dentro ou perto do estádio dos calimeros e também o ataque bárbaro aos nossos atletas de hóquei patins. Esse senhor Rui Gomes da Silva já foi membro do Governo e se tinha esta mesma postura quando desempenhava funções no estado deve ser investigado.Ele não passa de um mero papagaio que se limita a imitar o seu presidente embora o Silvio Cervan fosse outro fanático pensava pela sua cabeça ao contrario deste palerma.

Cumprimentos, espero que o Benfica perca no próximo jogo do campeonato e de preferência com um golo em fora de jogo ou com a mão.

dragao vila pouca disse...

«Preocupa-me o silêncio da SAD do FC Porto.»

Mas a Sad do F.C.Porto devia reagir ao comunicado do Benfica?! Sinceramente, não entendo!

Um abraço

P. Ungaro disse...

Manifestamente os vermelhos começaram a disparar para todo o lado. Outra coisa não seria de esperar depois de 4 derrotas em 5 jogos. Como tem a CS do lado deles permitem-se desta forma enganar os ditos 6 milhões.

Quanto a nossa SAD, claro que tem que se manter ao largo deste arraial ... no entanto os nossos comentadores como por exemplo o RM deve ridicularizar esta situação.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

P. Ungaro disse...

FElizmente ontem o Rui Moreira este a altura de defender o nosso clube e ridicularizar os galinaceo.

Muito bem !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Boas,

Caro Portista Dragão Vila Pouca, acho que sim, a SAD deveria reagir. Se reage publicamente, a dizer que não tem interesse num jogador, acho lamentável que não o faça quando a instituição está a ser atacada. Temos de ser fortes dentro e fora do campo. Qd digo fora do campo, digo para aniquilar qualquer tentativa de aquele clube procurar por meios menos claros ser beneficiado e prejudicar os outros. Se o FC Porto e outras entidades manifestassem perante as hipocrisias declaradas, aquele clube cairia por terra, pois não têm mais nada onde se agarrar.
E sim, depois do que fizeram desde 2004, quero aquele clube falido, fechado, nas competições não profissionais, dirigentes presos. Manter o silencio apenas pq estamos à frente é tb uma boa estratégia, mas para mim não basta. Preocupa-me, porque quero que a imagem do meu clube seja clara e limpa. E um clube que assiste a um outro procurar jogar fora do campo, deveria denunciar.

Como já disse várias vezes, não fico contente apenas pelas vitórias, gosto de ganhar bem, sem ajudas, exemplo perfeito do que estou a dizer é o ultimo FC Porto-SC Braga.

Saudações Portistas,
Ricardo Jorge