quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Visita à Europa do Leste...

Ditou o sorteio desta Liga Europa que o FC Porto defrontasse equipas fora da Europa central. Depois do Rapid Viena, que o FC Porto ultrapassou sem grandes dificuldades, é agora a vez do CSKA de Sofia.

Histórico da Bulgária, há alguns anos atrás, hoje o CSKA é uma equipa com menor potencial, mesmo no seu país. Curiosamente, este CSKA encontra-se a 10 pontos do primeiro classificado, o Levski, que jogará no mesmo dia, em Alvalade.

Sendo praticamente um desconhecido hoje em dia do futebol Português, sobretudo do FC Porto, habituado a presenças assíduas na Champions League, este clube teve um jogador conhecido dos Portugueses, Rui Miguel, que numa entrevista recente ao Mais Futebol, descreveu o CSKA como "O CSKA é mais forte, tem muitos estrangeiros, tem jogadores de muita qualidade. Acho que o F.C. Porto deve ter atenção a dois jogadores: o Marquinhos, que é um brasileiro muito bom de bola, e o Nelson, um holandês muito rápido", numa comparação com o rival Levski.

Certo é que é uma equipa claramente ao alcance do FC Porto ainda mais deste actual FC Porto que está forte e confiante, mistura explosiva para garantir os 3 pontos.

O último jogo do FC Porto, frente ao Olhanense deixou algumas marcas, desde logo, Fernando, que perto do final saiu magoado. Ruben Micael, com uma amigdalite aguda, também não é opção, juntado-se tal como Fernando a Mariano com problemas físicos. Rafa, por não estar inscrito também não é opção para este jogo e por fim, Ukra, por opção ficou igualmente de fora.

Perante este cenário, Villas Boas realizou algumas alterações à convocatória para este jogo tendo convocado 19 jogadores.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Castro e Otamendi.

Tal como tinha dito no final do jogo do Rapid, este jogo, segundo Villas Boas, é de importância máxima para o CSKA, que perdeu no primeiro jogo e uma segunda derrota pode colocar os Búlgaros numa posição preocupante, com vista ao apuramento. E deverá ser com este indicador que o FC Porto atacará o adversário, ou seja, podemos vir a ter um FC Porto mais contido, com um meio campo reforçado e um ataque menos organizado mas mais veloz.

Souza e Cristian Rodriguez estão garantidos no onze inicial, salvo lesão de ultima hora, pelo que, dada ausência de Fernando, Villas Boas quererá dar mais força ao meio campo, com a possibilidade de Cristian Rodriguez jogar do lado esquerdo do meio campo, com dinâmica para o 4X4X2 ou 4X3X3.

A dupla de centrais deverá voltar a ser constituída por Maicon e Rolando, dada a falta de entrosamento de Otamendi, e este jogo ser teoricamente mais complicado do que o ultimo jogo frente ao Olhanense.

Expectativa para ver pela primeira vez Souza no lugar de Fernando, lugar este que não tem ganho rotinas de jogo.

Sendo assim, Villas Boas deverá apostar no seguinte onze: Helton, Fucile, Alvaro, Maicon e Rolando, Souza, Moutinho, Belluschi e Cristian Rodriguez, Hulk e Varela.

Na antevisão ao jogo,Villas Boas pediu um FC Porto ao seu melhor nível.

Um passo para o apuramento
«Estabelecemos como objectivo interno conquistar duas vitórias ate à paragem do campeonato. Se triunfarmos aqui, chegamos aos seis pontos, o que nos deixa muito bem colocados face aos jogos que ainda temos para disputar no Dragão, ao mesmo tempo que nos dá margem de manobra para o encontro seguinte, na Turquia.»

Estilos definidos
«Apesar de não estar em primeiro lugar no campeonato búlgaro, o CSKA pode criar-nos problemas, porque tem um jogo agressivo e objectivo. É uma equipa que sabe esperar pelo momento certo para penalizar o adversário. O estilo de jogo do CSKA deve mudar pouco, porque eles jogam no seu terreno. O nosso também se manterá, porque acreditamos nas competências que temos demonstrado. Já sabem qual é a nossa estrutura de jogo: as alterações que temos feito fazem parte de uma lógica de oportunidades, porque há jogadores que demonstram competitividade para entrar na equipa. Se estivermos ao nosso melhor nível, estamos confiantes de que trazemos os três pontos para Portugal.»

Competitividade interna
«Sentimos que os jogadores estão num patamar muito elevado de rendimento. A competitividade interna que existe é louvável, porque nos permite tomar decisões de acordo com os jogos e com aquilo que idealizamos em termos estratégicos. Foi assim com o Olhanense e será assim com o CSKA. Vamos escolher o ‘onze’ ideal para vencer. O calendário é apertado e as oportunidades acabarão por surgir para todos.»

Gjore Jovanovski, treinador do CSKA Sofia, deixou, esta quarta-feira, um grande elogio ao FC Porto, sobretudo no que diz respeito à capacidade "técnica" dos adversários desta quinta-feira, em jogo da 2ª Jornada do Grupo L da Liga Europa.

"O FC Porto é a equipa mais técnica da Europa, a seguir ao Barcelona. Nem podemos falar sobre o seu momento de forma. Desde o início da época, nem empataram, só venceram. Não importa se o seu treinador vai mudar a equipa. Eles têm pelo menos 20 jogadores com grande classe", considerou o treinador macedónio.

"Estive a observar o Porto, vi vários jogos, são uma equipa muito forte, especialmente no ataque. Não têm pontos fracos. Os nossos jogadores têm de lutar até ao fim por cada palmo de terreno. Vamos respeitar o Porto, mas sem ficarmos constrangidos por eles", anteviu, ainda.

O FC Porto está a fechar mais um ciclo de jogos, este é o penúltimo de uma serie de 6, que conta já com 4 vitórias. Ganhar amanhã, significa manter um registo brilhante e um passo importante rumo à próxima fase.

Força Porto.

Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vamos ter de ser uma equipa inteligente, e aproveitar ao máximo a intranquilidade do adversário.

Gjore Jovanovski, treinador do CSKA Sofia, deixou, esta quarta-feira, um grande elogio ao FC Porto.
"O FC Porto é a equipa mais técnica da Europa, a seguir ao Barcelona. Nem podemos falar sobre o seu momento de forma. Desde o início da época, nem empataram, só venceram. Não importa se o seu treinador vai mudar a equipa. Eles têm pelo menos 20 jogadores com grande classe".

Resta-nos no campo dar tudo, como tem sido apanágio esta época e confirmar a superioridade com uma vitória!

Somos melhores técnica e tacticamente, e estou certo que vamos levar de vencida este CSKA e assim dar um passo importante no apuramento.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Regressa, para a 2ª jornada da Fase de Grupos, a Liga Europa. Depois de um percurso, em jogos oficiais, totalmente vitórioso, 10 jogos, 10 vitórias, 25 golos marcados e 4 sofridos, o F.C.Porto viaja até à capital búlgara para defrontar o CSKA de Sófia e só um pensamento atravessa o grande universo portista: continuar neste rumo, continuar a ganhar. O adversário não é do topo do futebol europeu, não está bem no campeonato - 9º lugar -, não tem nomes sonantes, mas em casa, com o apoio do seu público, tudo vai fazer para conseguir um brilharete, uma gracinha, à custa de um dos clubes mais prestigiados do Vellho Continente. Para que isso não aconteça, para que o clube onde o ex-jogador portista, E.Kostadinov - era um craque, com técnica, velocidade, bom jogo de cabeça... pena ser do tipo que só jogava quando queria...-, é agora Director Desportivo, não consiga causar uma surpresa, é fundamental um Porto desperto, atento, consistente e a jogar bem.
Se, como disse o Presidente da Assembleia Geral do F.C.Porto, Sardoeira Pinto, o nosso destino é ganhar, ganhemos.


Um abraço

P. Ungaro disse...

Espero que o jogo de hoje seja a continuação da evolução do nosso futebol. Com alguma rotação de jogadores que é essencial para manter niveis fisicos e animicos, acho que mantendo o nivel de concentração e empenho conseguiremos ultrapassar mais este obstaculo.

Um Abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/