segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Andebol * FC Porto 28 - Energia Pandurii 19



Segunda mão da segunda eliminatória da Taça EHF

Crónica publicada no jornal "o jogo" por Rui Guimarães

Esmagar e seguir em frente

Poucos minutos depois de terminar o encontro da primeira mão, na semana passada, na Roménia, e apesar do conforto dos três golos de vantagem (25-28), Ljubomir Obradovic colocou as tropas em sentido e lembrou, em declarações a O JOGO, que a equipa romena era boa e não haveria tempo para descanso.

O discurso foi de tal forma assimilado pelos jogadores que ontem em cerca de cinco minutos se colocaram a ganhar por 5-0. A mesma receita, embora em moldes diferentes, ou seja, uma excelente atitude defensiva, mas num 3:2:1 que manietou os atacantes romenos, desorientados na tentativa de atacar a baliza e Hugo Laurentino. Às sucessivas boas acções defensivas, seguiam-se transições rápidas para o ataque, que só não tornaram a diferença maior mais rapidamente porque a tentação de abrandar era grande. Afinal, na globalidade, era já oito golos de vantagem .

Essa queda dos níveis de concentração (e algum mérito do guarda-redes adversário) fez o feitiço virar-se contra o feiticeiro e foi o Panduri que aproveitou as falhas dos dragões para marcar três golos de seguida, todos pelo ponta Gabriel Florea, dois deles de livre de sete metros.

Mas não fez mais do que isso. A equipa romena foi sempre mantida à distância pelos portistas, que chegaram às 11 bolas à maior (28-17). Isto depois de o técnico sérvio ter dado descanso a alguns jogadores e colocado em acção Jorge Silva, Ricardo Pesqueira, Hugo Santos e Miguel Marinho, todos a dar conta do recado.


Figura
Filipe Mota
O maestro

Filipe Mota é um caso que devia ser estudado, para se entender como é possível nunca ter tido uma oportunidade na Selecção Nacional. Pautou muito bem o ataque do FC Porto, sem deixar de também fazer golos (4), e foi excelente a defender.

Marcadores dos golos do FC Porto Vitalis: Ricardo Moreira, 5; Dario Andrade, 4; Filipe Mota, 4; Gilberto Duarte, 4;Tiago Rocha, 3; Nuno Grilo, 2; Jorge Silva, 2; Inácio Carmo, 2; Wilson Davyes, 1; Ricardo Pesqueira, 1.

Com este resultado, o FC Porto está agora na terceira ronda da Taça EHF de andebol.

Quarta-feira, dia 13 de Outubro, o FC Porto defronta o Águas Santas pelas 21h00 em jogo da 6ª. jornada.
Sábado dia 16 de Outubro, é a vez do FC Porto receber o Sporting, no jogo grande da 7ª. jornada.

Sem comentários: