sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exame marcado para o reforço da Liderança

O FC Porto enfrenta amanhã mais um dos adversários que se encontram no topo da classificação, precisamente o 3º classificado, a Académica de Coimbra.

É sem dúvida uma das sensações do campeonato até ao momento ora não fosse a vitória contra o Benfica, na capital, logo na primeira jornada. Mas não tem ficado por aqui, os 14 pontos que soma até ao momento é fruto de uma regular campanha em casa, em 4 jogos ganhou 3 e empatou apenas 1. Destaque para as vitórias frente ao Vitória Guimarães e Nacional.

Este ano com Jorge Costa no comando a Académica tem mostrado ser uma equipa muito aguerrida, agressiva e com vontade de jogar futebol, prova disso são os 15 golos já marcados, marca que tem sido registada em todos os jogos que efectua.

É este o tipo de jogo que o FC Porto gosta de encontrar nos adversários.

Mas amanhã irá defrontar nada mais nada menos que a melhor defesa e melhor ataque do campeonato, o FC Porto. Para além deste registo vai defrontar igualmente a melhor equipa do campeonato, uma das melhores a jogar na Liga Europa e alguns dos melhores jogadores a actuarem por essa Europa fora. E é com este cartão de visita que o FC Porto irá surgir em Coimbra, á procura do único resultado que interessa, a vitória.

Não obstante o excelente arranque que a Académica está a realizar, claramente o FC Porto tem todas as condições para vencer mais um jogo, jogo este que antecede, para o campeonato, o confronto frente ao Benfica. E nem mesmo a pressão de saber que o Benfica venceu nesta jornada retirará concentração à equipa.

O FC Porto vem de uma vitória muito saborosa, com golos e bem bonitos e uma exibição muito positiva, para quem tinha jogado 3 dias antes na Turquia. A motivação e a alegria a jogar à bola continua a estar bem presente, jogo após jogo.

Villas Boas, continua sem registo de indisponíveis ainda assim três alterações nos convocados, com especial nota para a ausência de Fucile, para além de James e Souza (claramente resguardado para colmatar a ausência de Fernando contra o Besiktas) e os regressos de Guarin, Sapunaru e Rafa, este último que regressa novamente às convocatórias, facto que tem acontecido muito poucas vezes.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Rolando, Rafa, Varela, Walter, Sapunaru, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Parece claro que Villas Boas ainda não tem a posição de defesa direito definida. Quer Sapunaru quer Fucile têm alternado jogo após jogo, situação que os próprios jogadores não têm ajudado, pois nenhum deles claramente está a marcar pontos nas aparições que têm feito na equipa.

O FC Porto não deverá neste jogo alterar muito as peças que vão a jogo, provavelmente, Belluschi irá aparecer no meio campo para além da mais que provável titularidade a Sapunaru.

Expectativa para ver se Otamendi será titular neste jogo, uma vez que Maicon não vai poder jogar contra o Besiktas e assim Villas Boas, ao colocar Rolando no banco garante que pelo menos um dos centrais habitualmente titulares estará presente contra o Besiktas. Lá na frente, tão bem têm dado conta do recado, Hulk, Varela e Falcão deverão manter-se a titulares.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk e Falcão.

O árbitro nomeado para este jogo é Duarte Gomes, que tem apitado pouco, apenas 3 jogos na principal liga, sendo que um deles foi o Benfica-Braga, que cometeu um erro grave ao não ter expulsado Maxi Pereira ainda na primeira parte e ainda com o jogo empato a zero.

Última nota para os adeptos que possam comparecer em massa em Coimbra e assim encher um estádio que habitualmente está sempre vazio. Dragões do centro não percam esta oportunidade de ir apoiar o FC Porto.
Antevisão de Villas-Boas (clica para visualizar)

O jogo está marcado para as 21:15 com transmissão na TVI. Para os adeptos que gostam de futebol aconselho a desligarem o som ou eventualmente verem o jogo pela internet.

Força Porto.

Ricardo Jorge

4 comentários:

Rage disse...

Depois de ver o jogo das galinhas e a forma como o arbitro de Setúbal lhes ofereceu a vitória tenho algum receio que hoje um arbitro da AF Lisboa venha com algo encomendado dos lados da luz...só espero estar enganado e para isso temos de carregar no acelerador, marcar cedo um ou mais golos arrumando o jogo. Acho que logo vamos ter uma arbitragem anedótica e espero que os nossos jogadores não caiam nas ratoeiras que este arbitro vai montar. Na famosa reunião de Vítor Pereira de balanço da 10.ª jornada espero que os jornalistas tenham coragem de perguntar como é possível uma arbitragem tendenciosa como a de ontem.

Cumprimentos e vamos Porto contra tudo e contra todos!!!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Logo o FC Porto tem um grande exame em Coimbra.
Esta Académica está a efectuar um excelente arranque de época, tendo mesmo vencido na Luz, recebeu e venceu o Guimarães e Nacional. É uma equipa à Jorge Costa, lutadora, aguerrida, que não deita a toalha ao chão facilmente.
É uma equipa forte no futebol aéreo, tendo já apontado 5 golos de cabeça no presente campeonato, 3 dos quais da autoria de Miguel Fidalgo.
Destacam-se também nesta equipa Sougou, os centrais Berger e Orlando, Hugo Morais e Diogo Valente.
Esta semana têm surgido muitos elogios e merecidos à nossa equipa, todavia os jogadores têm de estar cientes que o jogo ganha-se dentro das 4 linhas, e não cair na displicência.
Temos de respeitar a Académica, e jogar com o mesmo empenho e raça que tem sido apanágio nesta época.
Espero que o relvado esteja em boas condições e que o árbitro Duarte Gomes faça uma boa arbitragem.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Diz o histórico dos confrontos entre a Académica e o F.C.Porto, que o Dragão dá-se bem em Coimbra, estádio onde já não perde há quarenta anos, só que esse histórico não joga e por isso é fundamental um Porto de corpo e alma no jogo de amanhã, pensando exclusivamente na equipa dos estudantes, atento a tudo, alertado contra qualquer tipo de provocações, venham elas de onde vierem.

Um factor que pode condicionar, é o estado do tempo - muita chuva - e como tal, é natural que o rectângulo de jogo não esteja nas condições ideais para grandes primores técnicos, para grandes malabarismos, para grandes notas artísticas. A ser assim, espero que a equipa portista, a mais prejudicada, saiba arregaçar as mangas e se não for possível tocar violino, que seja capaz de tocar bombo - como dizia o Jaime Pacheco. Nesta fase importantíssima da época - nos dois próximos jogos muita coisa pode ficar encaminhada para o nosso lado...-, o que interessa são os três pontos.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Esperava-se um jogo difícil, devido ao bom momento de forma da Académica.
Mas esta não foi o nosso maior obstáculo.
Quem diria que teríamos de improvisar o nosso futebol de tal forma?
Apesar de tudo, conseguimos ser claramente superiores e dominar a maior parte do encontro.
Mais uma vitória!

Um abraço e continuação de bom fim-de-semana.