domingo, 3 de outubro de 2010

Líder a postos para a conquista da cidade berço

Depois das emoções da Liga Europa o FC Porto tem já amanhã um desafio de elevada dificuldade que irá colocar à prova a excelente campanha que tem feito até aqui.

O líder visita a cidade berço e certamente não passa pela cabeça outro resultado que não a vitória e o primeiro grande passo rumo à conquista do título, fechando mais um ciclo de 6 jogos, dos quais já conta com 5 vitórias.

O jogo é importante não tanto pelo poder do adversário mas pela altura que surge, antecedendo uma nova paragem no campeonato e igualmente porque 2 dos directos adversários jogarão hoje entre eles. Villas Boas sabe disso e foi notória a gestão de esforço, levada aos limites, no jogo da passada quinta-feira na Bulgária.

Se olharmos para a tabela classificativa, o Vitória é uma equipa forte e está a fazer um bom campeonato, mas esta análise simplista também se adequava ao Olhanense, na semana passada. O Vitória começou mal, com 2 empates, frente a equipas teoricamente inferiores, mas depois subiu na classificação graças a uma vitória na Madeira e frente ao Benfica, que galvanizou a equipa. Já frente ao União Leiria, outra equipa teoricamente inferior sentiu algumas dificuldades para levar de vencida e na última jornada perdeu em Coimbra. Ou seja, é claramente uma equipa que ainda não tem consistência de jogo e olhando para o jogo frente ao Benfica, apesar da vitória, não foi uma equipa que tivesse dominado o adversário.

Por outro lado, há que esperar uma equipa ainda mais motivada do que o jogo contra o Benfica. Vai defrontar o líder invicto, a relação entre clubes continua conflituosa, existe uma grande rivalidade entre adeptos e o jogo surge numa altura que o Vitória está bem classificado.

Mas Villas Boas sabe de tudo isto e sabe também que com um jogo ao nível do que tem feito sairá com a vitória de Guimarães. Tecnicamente e tacticamente o FC Porto é melhor, quer ao nível individual quer no seu conjunto, encontra-se na máxima força e igualmente motivadíssima.

E Villas Boas sabe também que esta equipa não é forte na finalização e também não é forte na sua defesa, ou seja, é uma equipa que não se destaca em nenhum dos sectores. O FC Porto tem de conseguir dinamizar o seu jogo, sobretudo no meio campo, com as trocas constantes de Moutinho e Belluschi e no ataque, com Hulk e Varela. Se assim conseguir, a vitória não irá escapar.

Semana mais curta de preparação sem grandes novidades. Fernando e Ruben Micael regressaram aos treinos sem limitações e com toda a lógica fazem parte da lista de convocados, lista que regista as saídas de James Rodriguez e Castro.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Se na Bulgária Villas Boas manteve o esquema base de 4X3X3 não será concerteza que neste jogo irá mudar, mas irá mudar algumas peças do onze inicial. Na defesa deverá entrar Fucile para a saída de Sapunaru, dando mais agressividade a defender e mais profundidade a atacar. Os centrais deverão permanecer, Maicon pelo poder aéreo e agressividade na antecipação e Otamendi pelo poder de antecipação. No meio campo, com o regresso de Fernando ao onze, Moutinho e Belluschi manterão a titularidade. De regresso ao onze deverá estar também Varela que se juntará a Hulk e Falcão.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Belluschi, Hulk, Varela e Falcão.

Antevisão de AVB



O árbitro deste jogo é Carlos Xistra, curiosamente ou não, novas escutas surgiram no Youtube, uma delas com referências a este árbitro por parte do FC Porto!

O jogo está marcado para as 21:15 e terá transmissão pela TVI, contudo já sabemos de que massa são feitos estes comentadores, TVI, SIC é tudo a mesma coisa, pelo que será muito mais agradável acompanhar com o relato da rádio ou mesmo ver o jogo pela internet.

Este é daqueles jogos que o FC Porto necessita de um apoio massivo dos seus adeptos. A distância é curta e ver este estádio pintado de azul e branco será concerteza uma motivação extra para os jogadores.

Força Porto.

Ricardo Jorge

5 comentários:

Anónimo disse...

veremos se o excesso de confiança não trama os azuis.

E quanto a verem o estádio pintado de azul e branco, meu caro, como deverá saber, isso é impossível, porque apenas um sector é destinado a visitantes.

O resto é tudo branco

Cumprimentos vitorianos

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Logo espera-se um grande jogo de futebol. O FC Porto está numa fase boa, e o Vitória esta época está bem mais forte, reforçou-se bem e é excelentemente orientado por Manuel Machado.

Espera-se um clima de festa no estádio, e que tudo corra pelo melhor.

O FC Porto deve aproveitar as fraquezas nas laterais defensivas do Vitória, para conseguir criar desequilíbrios que nos permitam vencer.

É importante o FC Porto vencer este jogo, antes da paragem do campeonato.

Temos de demonstrar no campo a nossa união contra estes palhaços que com ataques programados, publicam novas escutas no youtube, e a imprensa com capas bombásticas "Martins levanta Benfica", "Bilhete de Martins" e "Veia Mágica", tentam criar em nós instabilidade/pressão.

Em relação às escutas a Procuradoria-Geral da República enviou uma carta rogatória em Abril/2010 a pedir a intervenção da justiça dos EUA para retirar do youtube as escutas telefónicas que envolvem Pinto da Costa no âmbito do processo "Apito Dourado". Ora isto é uma palhaçada, e a nossa SAD anda a dormir, para se retirar escutas do youtube não é necessária a intervenção da PGR, pois segundo Manuel Lopes Rocha, que é advogado especialista em Direito Informático, e que já esteve à frente de casos semelhantes, não é necessária carta rogatória, basta um pedido directo ao YouTube, por parte do FC Porto SAD, para as retirar rápidamente.

Logo espero que os nossos jogadores lutem para dar uma resposta a estes badamecos.

Abraço

Paulo

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Caro adepto vitoriano,

È normal o excesso de motivação, já levamos 11 vitórias em 11 jogos, e apenas 4 golos sofridos, curiosamente 2 por apenas 2 equipas.

quando disse o estádio pintando de azul e branco, seria a nossa bancada de azul e as restantes de branco :)

Além disso, acredito que nas bancadas centrais muitos portistas lá estarão.

Que seja um jogo sem casos e uma festa de futebol, tal como os vossos vizinhos de Braga proporcionaram no Dragão.

Ricardo

dragao vila pouca disse...

Terminamos o primeiro ciclo com nota máxima. Queremos conseguir o mesmo objectivo no final do segundo.
Para isso ser possível é preciso um Porto de alto nível, que só pense em jogar e não reaja a qualquer tipo de provocação venha ela de onde vier: dos jogadores do Vitória ou do Xistra.

Um abraço

vitoriano disse...

Caro Ricardo

Está boa, essa do azul e branco

:)

Cumps