segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem disse que o Dragão estava cansado?

Quem viu o FC Porto esta noite jogar, principalmente na primeira parte, com apenas 3 jogadores novos de início, relativamente ao jogo de quinta-feira, com a rapidez de processos, a motivação para marcar cedo e sobretudo depois do primeiro e segundo golo, ir à procura de mais, demonstra claramente que este FC Porto respira saúde, confiança e uma enorme motivação para jogar à bola.
Esta demonstração de futebol não sobressai pelos 5 golos, até poderiam ser apenas os 3 da primeira parte, que seriam suficientes para estes rasgados elogios.

Villas Boas colocou de inicio Ruben Micael no lugar que se previa Belluschi e manteve o esquema táctico mais habitual. Curiosamente pela dinâmica da equipa, por momentos, deu a sensação que o FC Porto jogava com mais 1 unidade.

Com um meio campo muito dinâmico, Fernando a aparecer à frente, Ruben mais atrás, ou Moutinho, o FC Porto conseguiu baralhar novamente o adversário e ganhar espaços para Hulk e Varela avançarem com os desequilíbrios habituais. Começa a ser a chave do sucesso o meio campo do FC Porto, que mesmo rondando uma unidade, com Fernando e Moutinho a este nível, permite que a 3ª unidade tenha um rendimento de igual importância na equipa.

Curiosamente, o facto de o FC Porto ter sofrido apenas 8 golos esta época, 4 apenas na Liga em 8 jogos já disputados, deve-se igualmente a este meio campo de luxo, que consegue equilibrar quer a zona defensiva quer a zona atacante, não obstante as boas prestações que Alvaro, Helton e Maicon, este de facto uma agradável surpresa, estão a ter.


Lá na frente continua a demolição de Hulk. Arrisco a dizer que já é a melhor época de Dragão ao peito, não só pelos golos, mas sobretudo pela forma de jogar para a equipa e como tem aparecido em momentos decisivos. E quando se tem Hulk e Varela em bom nível é complicado ter um ponta de lança a um nível superior que Falcão tem mostrado. Ainda assim por esta altura Falcão o ano passado tinha apenas 8 golos marcados (13 jogos oficiais) em todas as competições. Este ano conta com 9 golos em 15 jogos oficiais.


Este União de Leiria não foi minimamente forte para controlar o ímpeto do FC Porto, tal como tínhamos avançado na antevisão, os 11 pontos na Liga não traduziam o valor da equipa e com um FC Porto forte como hoje, foi uma vitória muito acessível.

Villas Boas, aproveitou e bem para dar minutos a Souza, James e Walter e fazer descansar Moutinho, Hulk e Varela. Os que entraram em jogo, entraram numa fase menos assertiva do FC Porto e já com reflexos físicos do jogo de quinta-feira, ainda assim, foi importante para se sentirem como opções para o futuro.
Destaque claro para Hulk, o melhor em campo, Varela, Falcão, Moutinho e Fernando pela consistência e qualidade que colocam em campo.
Nota positiva para a gestão de cartões, Belluschi não jogou e Moutinho não recebeu qualquer cartão, o que faz com que pela via dos cartões amarelos, Belluschi e Moutinho são já opção para o jogo do Dragão contra o Benfica.
Quanto ao árbitro, um jogo tranquilo, algumas entradas mais duras que não foram punidas, um penalti claro sobre Varela e a decisão do penalti contra o FC Porto, só peca pela falta de critério ao não ter assinalado o lance de Varela na primeira parte.



O FC Porto iniciou um novo ciclo, pós Guimarães e conta já com 3 vitórias, esta foi a primeira para a Liga e era importante o FC Porto demonstrar nesta competição que o jogo de Guimarães foi um pequeno percalço, ainda assim, ao contrário de muitas opiniões, um resultado positivo, pois foi mais um ponto conquistado.

Declarações de Villas-Boas:


Agora é tempo para recuperar forças e preparar o jogo do próximo sábado contra uma das equipas sensação deste campeonato, a Académica, que é um dos 3º classificados, jogo que antecede o jogo no Dragão, frente ao Benfica.

Ricardo Jorge

8 comentários:

Águia Altiva disse...

Fraquinhos, macios, mesmo a jeito para ajudar na festa.
Na 10ª jornada não será um Leiria amigo mas um Benfica campeão que vos visitará e a música será dançada de forma muito diferente.
Mesmo assim parabéns pela expressiva e fácil vitória

dragao vila pouca disse...

Eu gostei...muito!

E gostei muito, porque o F.C.Porto teve hoje, tudo aquilo que se pede a uma grande equipa: pressão alta, sufocante, que não deixou o Leiria respirar; domínio total do jogo; futebol bonito, alicerçado num colectivo forte, que, tal como disse Villas-Boas, potencia o talento individual; jogadas a toda a largura do rectângulo de jogo, num tic tac que galvaniza a plateia; e tudo isto, tirando um pequeno adormecimento, natural, durante um pouquinho da segunda-parte, depois de uma viagem longa e um jogo desgastante na Turquia.

Pressão, por jogar depois dos principais rivais terem conquistado os três pontos? Nenhuma! Esta equipa está fortíssima, confiante, joga como respira, motiva, mobiliza, deixa os adeptos satisfeitos e com vontade de regressar.

Como dizia um amigo meu, no final do jogo, "assim, vai ser muito difícil perdermos". E nem quando lhe lembrei a facilidade com que o árbitro tinha marcado um penalty contra o F.C.Porto e ignorado outro a nosso favor, ele vacilou: "ganhamos até contra o árbitro!"

Foram cinco e ninguém pode dizer que é um resultado exagerado, antes pelo contrário, tivemos várias oportunidades, claras, para marcar, pelo menos, mais outros tantos golos, enquanto Helton, na primeira-parte não fez uma defesa e na segunda, tendo mais algum trabalho, não foi muito posto à prova.

Quando jogamos assim, quando a exibição atinge esta qualidade, não faço referências individuais, mesmo correndo o risco de estar a ser injusto, com quatro ou cinco jogadores, que foram brilhantes. Vocês, como dizia o outro, sabem de quem estou a falar, não sabem?

Cumprimentos

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Grande exibição do FC Porto. Tornamos fácil o jogo, porque tivemos uma atitude séria.
Entramos muito fortes na partida, com Ruben e Moutinho a servir o tridente ofensivo que esteve imparável, sempre sob a batuta de Hulk.

Este Leiria só havia sofrido 4 golos no campeonato, e isto ainda dá mais mérito ao nosso poderio ofensivo.

Ruben fez um grande jogo. É este o Ruben que o nosso meio campo necessita. Mais agressivo que Belluschi, e com a mesma qualidade técnica. Só lhe falta arriscar mais no remate de longe, tal como fazia no Nacional.

Moutinho esteve enorme, é um poço de energia, inteligente e astuto. Procura o golo e merece-o.

Varela, Falcao e Hulk fizeram um jogo fantástico. Entendem-se bem, e Falcao e Hulk então, formam uma dupla que se complementa.

O árbitro deixou em claro um penalti na primeira parte sobre Varela. Mas em lance semelhante na nossa área penalizou-nos com grande penalidade.

Isto é um aviso! Iram tentar parar-nos de todas as formas. Mas nós este ano estamos fortes e maduros. Não iremos entrar numa de provocações de túneis.

Fisicamente estamos bem, o que nos permite ritmar o jogo, ter a capacidade de controlo e domínio do mesmo.

Abraço

Paulo

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo bonito, prático, eficaz, estético e de grande expressão colectiva.

Um regalo para os olhos e um orgulho para adicionar à paixão clubista.

Que seja para continuar.

Nesta bela exibição, houve ainda alguns (poucos) que não conseguiram o brilhantismo dos colegas.

Quero no entanto realçar a melhoria de Rúben Micael, demonstrando que na sua melhor forma será titular de pedra e cal.

Moutinho, Falcao e Hulk, os grandes expoentes desta equipa.

Gostei!

Um abraço

P. Ungaro disse...

Foi um jogo de encher o olho ... que prazer em assistir a um Porto destes, jogadores determinados, com entrega, raça, não dão um lanca como pordido, defendem e atacam todos, marcam golos fabulosos !!! qua podemos pedir mais, assim dá gosto ver futebol.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

alemanha22 disse...

excelente exibição , só temos que dar continuidade a este bom momento...
um abraço

BestOfFutebol disse...

Amigos e colegas, criamos um video que mostra mais uma das verdades do futebol português, e estamos a começar uma petição, para recebermos o Benfica no Dragão com flores e beijinhos.

Gostávamos de contar com o vosso apoio para a divulgar.

Porque acreditamos que se formos muitos, vamos conseguir envergonhar e colocar ao ridículos, todas as ultimas atitudes do Benfica...

http://www.bestoffutebol.com/2010/10/autocarro-do-benfica.html

Tripeiro disse...

É um enorme prazer ver este Porto a jogar à bola!

E seguimos Invictos até à reconquista do campeonato.

O Porto precisa de nós, e Sábado estarei na cidade estudantil.

COM O PORTO SEMPRE, PELO PORTO TUDO