sábado, 20 de novembro de 2010

Concentração para evitar surpresas...

Voltam as emoções da Taça de Portugal já amanhã, com a deslocação do FC Porto a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense.

Ditou o sorteio desta 4ª eliminatória o FC Porto defrontar o Moreirense, actual 10º classificado da Liga Orangina. Este Moreirense está longe de ser um dos candidatos ao regresso dos grandes, encontra-se mais perto do lugar de descida do que do lugar de subida, afastado da Taça da Liga onde não conseguiu vencer qualquer jogo e a nível de concretização soma apenas 4 golos marcados e o dobro sofridos.

É caso para dizer que para além de ser de uma divisão inferior não é concerteza das equipas mais fortes a jogar, contudo, taça é taça e para evitar surpresas nada como manter a concentração tendo presente o objectivo de alcançar pela primeira vez 3 conquistas consecutivas da Taça de Portugal.

Este FC Porto respira confiança e motivação e isto tem se visto quer contra equipas grandes quer contra equipas mais pequenas. Villas Boas tem o mérito de ter conseguido até ao momento motivar uma equipa, jogo a jogo.

Com alguns internacionais nas selecções durante a semana e alguns lesionados Villas Boas ainda fez mais algumas alterações aos convocados. A gestão está em curso mas existem casos que pressupõe algo mais do que a própria gestão. Desde logo convocados em simultâneo João Moutinho (que alinhou por Portugal) e Belluschi, deixando de fora Souza que ultimamente não tem jogado. No ataque, é surpreendente a ausência de Cristian Rodriguez, uma vez que Varela está lesionado e seria importante fazer descansar Hulk. Na defesa também é de estranhar a ausência de Otamendi, é certo que esteve com a selecção a meio da semana, contudo é dos centrais, juntamente com Sereno com menos minutos, ao invés Rolando, tem feitos os jogos consecutivos e com a recuperação de Maicon, seria natural fazer descansar Rolando.

Mas Villas Boas deve ter as explicações para estas escolhas, uma vez que trabalha diariamente com o grupo e com certeza, aplica sempre o critério de quem está melhor e dá mais garantias.

Lista de convocados: Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Sereno, Walter, James, Sapunaru, Beto, Castro, Ukra, Rúben Micael e Kieszek.

Não é previsível que Villas Boas opte por colocar de início alguns dos jogadores habitualmente titulares convocados, nomeadamente, Hulk, Falcão, Rolando ou mesmo Moutinho, guardando-os para eventual necessidade durante o decorrer do jogo.

Equipa provável: Beto, Sapunaru, Rafa, Maicon e Sereno, Guarin, Ruben Micael e Belluschi, Ukra, James e Walter.

André Villas-Boas na antevisão ao jogo deixa alguns avisos:

"Este jogo tem o potencial de deitar abaixo o moral do FC Porto, pois o peso da eliminação é algo que perdurará. Queremos continuar em todas as competições e este jogo é de alto risco. O prémio é a cabeça e a invencibilidade do FC Porto".

Em Moreira de Cónegos, André Villas-Boas dá garantias de jogadores motivados, diante um adversário historicamente difícil.

"Vai ser difícil para nós. Numa competição a eliminar teremos de ter a máxima capacidade e atenção, ainda para mais com um historial de jogos complicados em Moreira de Cónegos. O Moreirense tem qualidade e jogadores experientes que sabem o que é chegar longe na Taça de Portugal", analisou. 

Com Álvaro Pereira e Varela lesionados, o treinador dos "dragões" fará a habitual rotação do plantel e não lhe preocupa a proximidade do jogo com o Sporting. 

Tenho garantia em absoluto da competitividade do plantel. Perde-se um bom elemento (Álvaro Pereira), mas temos um Rafa perfeitamente à altura de dar seguimento à qualidade exibicional. O prazo da lesão do Álvaro não será tão extenso e há fortes possibilidades de jogar em 2010", afiançou.

Para completar a festa da taça apenas falta a presença massiva de adeptos, preferencialmente do FC Porto. Amanhã, todos os caminhos vão dar a Moreira de Cónegos e será concerteza um apoio muito importante para esta equipa e sobretudo para alguns jogadores que irão alinha e que habitualmente ficam fora das opções iniciais.
O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Já em relação à presença das forças policiais continua a dúvida. Fala-se que estarão massivamente presentes em Lisboa para se despedirem das comitivas, motivo pelo qual levou ao adiamento do Benfica-Braga.

Força Porto.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

O título deste post de antevisão do Ricardo diz tudo acerca da atitude a ter no jogo de amanhã: "Concentração para evitar surpresas".

A Taça é frutífera em surpresas, por falta muitas vezes de concentração das equipas favoritas, que entram em campo a pensar "mais minuto menos minutos eles sofrem um golo ou vão abaixo fisicamente com o passar dos minutos".
Isto é um falso pressuposto, que os jogadores do FC Porto devem evitar. Quando jogadores de equipas ditas mais pequenas, defrontam clubes como o FC Porto, vão buscar energias onde ninguém pensava que as teriam, transcendem-se, entram motivadíssimos, uma vez que nada têm a perder, pelo contrário se fizerem uma boa partida, quem sabe estarão na mira de um clube melhor.

Ao FC Porto cabe encarar este jogo com seriedade, pois é uma eliminatória.

Será uma oportunidade para os menos utilizados provarem a AVB que pode contar com eles.
Rafa, agora após a lesão de Alvaro, terá uma oportunidade de mostrar o seu valor e tentar agarrar um espaço na equipa.

Que seja uma bonita festa em Moreira de Cónegos e que o estado do tempo ajude, para que haja um bom jogo de futebol, e claro o nosso FC Porto vença.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Regressa a Taça e o F.C.Porto que já foi Tri, Tetra e até Penta no campeonato - feito único no futebol luso -, joga para chegar a Tri na segunda prova do calendário futebolístico português. O adversário é o Moreirense, da 2ª Liga, que segundo o seu treinador está com uma motivação fortíssima. Compreende-se, o F.C.Porto é o alvo a abater, todos querem ser os primeiros a derrotar o Dragão. Para que isso não aconteça é fundamental que em termos de atitude e motivação sejamos capazes de igualar a equipa de Moreira de Cónegos. Se o fizermos, se respeitarmos a equipa orientada por Jorge Casquilha, que tem vários jogadores com experiência de primeira divisão, Antchouet, Lourenço, Castro, Roberto Tigrão, Castanheira, etc., porque somos mais fortes vamos ganhar e seguir para a eliminatória seguinte.


Um abraço