sábado, 6 de novembro de 2010

O dia está a chegar...

Depois de mais uma noite europeia com o objectivo cumprido volta as emoções da Liga ao Dragão, depois do exame da semana passada que o FC Porto passou com distinção.

Chegamos assim a 1/3 do campeonato altura que já se pode tirar algumas conclusões acerca do rendimento das equipas e muito provavelmente o que poderão fazer no futuro.

Líder incontestável este FC Porto, excepto para o adversário do próximo domingo que teima em retirar mérito ao FC Porto e a atribuir o demérito do próprio clube a questões de erros de arbitragem, curioso que na Champions League com adversários que nas respectivas ligas nem nos lugares de acesso à Liga Europa estão, em 4 jogos contam com 2 derrotas e 2 vitórias e só mesmo na última jornada é que poderão garantir o acesso para a próxima fase.

E é nesta condição de líder incontestável que o FC Porto deverá assumir o seu favoritismo. Para isso será suficiente o empenho, a motivação e a alegria que têm colocado nos restantes jogos já efectuados. Quem não se lembra do jogo da Supertaça, do jogo com o Braga e com o Vitória de Guimarães, que mesmo empatando e com menos 1 unidade, dominou claramente o jogo?

É esta a postura que o FC Porto deverá ter e vai ter. Villas Boas já sabe como se ganha a este Benfica, e o Benfica actual não é diferente do Benfica da Supertaça, ou da Champions League, ou da Liga... é a mesma equipa, limitada, emocionalmente instável e sobretudo este ano já perceberam que a diferença para o ano anterior está claramente na forma como não conseguem jogar nem são invariavelmente ajudados pela equipa de arbitragem.

Um dos desafios que lanço, mas que provavelmente a comunicação social não está interessada em analisar, é o que se passou antes e depois da 4ª jornada a nível de arbitragens a favorecer este clube. Porque razão os dirigentes deste clube deixaram de falar de arbitragens, desde a 4ª jornada? Será que é pelo facto de se terem aproximado em 2 pontos do FC Porto, de 9 para os actuais 7?

Seguindo no tema da arbitragem, o árbitro nomeado foi Pedro Proença. Claramente, para mim é o árbitro mais irritante e provocador a apitar em Portugal. O último episódio que está envolvido é no alegado comportamento xenófobo para com o treinador do Estoril. Quem o conheçe, diz que até nos jogos entre árbitros é arrogante e tem mau perder. A questão de ser sócio do Benfica é o que menos me preocupa, pois conta a história que já beneficiou e prejudicou o Benfica. Mas temos de ser justos, este ano Pedro Proença apitou 1 vez o FC Porto e o Benfica. Curiosamente duas boas arbitragens, em especial a arbitragem no Dragão frente ao Braga. No caso do Benfica foi o jogo na Madeira que o Nacional venceu e cuja arbitragem foi considerada muito positiva.

Lamento que há 2 anos, Pedro Proença tenha vindo a publico depois de um FC Porto-Benfica, assumir o erro no penalti de Lisandro, que ajudou no castigo de 1 jogo, por alegada simulação, mas não tenha vindo a público assumir o erro nesse mesmo jogo e num penalti claro sobre Lucho, que o árbitro, contra as leis de jogo, deu a lei da vantagem.

Ainda assim, os portistas devem estar tranquilos. Neste momento, nem mesmo João Ferreira, o árbitro da Supertaça deste ano, o preferido de Luís Filipe Vieira como comprova as escutas a este último, e o que agarra na cara de jogadores, conseguirá impedir que o FC Porto vença este jogo.

O FC Porto está com uma dinâmica muito forte, mas sobretudo é a motivação e alegria a jogar à bola que faz destes jogadores autênticos futuros campeões.

Villas Boas, no seguimento do famoso jogo aquático de Coimbra, viu perder um dos jogadores em maior foco esta época, Fernando. Será concerteza uma contrariedade muito grande para Villas Boas, mas não foi por acaso que vimos Guarin a jogar nessa posição, no jogo de quinta-feira passada, o qual realizou uma exibição positiva. É de esperar que com Moutinho ao lado, Guarin possa estar ainda melhor no papel de Fernando.

Outra das novidades nesta convocatória é a saída de Cristian Rodriguez. Neste momento já não são os problemas físicos que afecta o rendimento do jogador. Tem jogado, a titular e como substituto, mantém a posição que desde que chegou ao FC Porto tem jogado, portanto, algo de cariz pessoal ou emocional se passa com Cristian Rodriguez. Não creio que esta ausência do jogo de domingo esteja claramente relacionada com a expulsão ingénua frente ao Besiktas, até porque no tempo que jogou não conseguiu desequilibrar nem tão pouco evidenciar-se a nível individual e colectivo.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Rúben Micael e Otamendi.

Perante a ausência de Fernando não é previsível que Villas Boas altere o esquema táctico habitual, ou seja, o 4X3X3. Podíamos pensar num reforço do meio campo, com mais uma unidade e deixar Hulk e Falcão no ataque, mas penso que para o jogo que é, será arriscado mudar um esquema que nos últimos jogos nem tem sido opção durante o decorrer do jogo, tal boa resposta o FC Porto tem dado a jogar em 4X3X3.

Na defesa deverão regressar Sapunaru e Maicon. No caso do brasileiro não existem dúvidas, já no caso de Sapunaru e face à boa exibição de Fucile, sobretudo nos aspectos ofensivos, poderá ser uma das dúvidas que Villas Boas ainda tenha em mente. Por outro lado, emocionalmente, este ano já se percebeu que Fucile não está bem, e num jogo frente a rivais, é necessário um jogador com sangue frio e nesse caso, Sapunaru reúne melhores condições.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro, Maicon e Rolando, Guarin, Moutinho e Belluschi, Hulk, Varela e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas



Amanhã, todos os caminhos vão dar ao Dragão. Já não me recordo de uma lotação esgotada em tão pouco tempo. Os adeptos estão com a equipa e claramente não se trata apenas de um jogo, trata-se de vencer uma equipa que nos últimos anos tem como objectivo pessoal, mais do que a própria evolução enquanto clube, denegrir e arruinar o FC Porto.

Perante este ódio instalado é bom relembrar aos adeptos do FC Porto, que estamos na nossa casa e nela quem manda somos nós. Tudo o resto é acessório. Apelo em vez de eventuais confrontos antes do jogo, guardarem-se para depois do jogo e sim esperar o autocarro e os dirigentes desse clube e comemorar a nossa vitória.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Última nota para a Sporttv, que ao contrário do jogo do Benfica-Paços de Ferreira, não se esqueça de repetir e enviar para as outras televisões as imagens de agressões de jogadores do Benfica. Foi lamentável a ausência de imagens nas televisões da agressão ou tentativa de agressão do David Luiz, facto que é já o primeiro erro de apreciação para este jogo.

Força Porto.

Ricardo Jorge

5 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Amanhã espera-se um grande jogo de futebol.
O Benfica tem vindo a melhorar ao longo das últimas jornadas, mas continua a demonstrar debilidades nas laterais defensivas.
Para explorar essas debilidades, esperamos ter o nosso tridente ofensivo (Hulk/Falcao/Varela) bem oleado, e sempre bem servido por Belluschi e Moutinho.
É uma contrariedade grande Fernando não jogar, ele é preponderante nos equilíbrios defensivos da equipa. Guarin será à partida o titular natural, embora Souza possa ser também um jogador a ter em conta.
Vai estar um bom ambiente no Dragão, com o estádio lotado.
Do árbitro espera-se uma boa arbitragem, sem casos e que no final vencedores e derrotados saiam sem razões de queixa.

Luís Filipe Vieira na última semana calou-se e ainda bem, pois andava muito enervado, a marcar reuniões no MAI, a ameaçar as gentes do Porto etc.
Mas eis que LFV saiu-se hoje com esta frase instigadora em Lousada «Casas do Benfica são o BRAÇO ARMADO do clube».
Depois de na época passada o Dr. Colaço apelar a que pegassem em armas, isto é preocupante. Espero que não hajam problemas entre adeptos, isto não passa de um jogo de futebol, mas depois destas declarações, tudo pode acontecer. Pena não ser quem instiga os ódios, a vítima da violência gerada pelas suas afirmações.

Este jogo ainda nada resolve, pois restam muitas batalhas até conquistarmos o título, mas estou com esperança que o Porto esteja ao melhor nível e leve de vencida o Benfica.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Dragus Invictus disse...

Post Srciptum:

Só soube hoje que o Orelhas esteve no meu concelho.
Deve ter sido recebido em apoteose pela elite benfiquista aqui da zona, o Tónio Manquinho, o Tónio Canhão, o Zé que não tem o céu da boca etc
O braço armado destes é um garrafão de verde branco!

P. Ungaro disse...

Estamos em optima posição para dar um passo decisivo rumo ao titulo, a ausencia de Fernando é importante mas ja vimos este ano que uma das nossas principais caracteristicas é a entre ajuda, entrega e abnegação de todos.
Com este espirito vamos ganhar porque SOMOS PORTO !!!

um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Espero um Porto forte, com o mesmo espírito da Supertaça, a pressioná-los empurrado por um apoio fantástico do público do Dragão.

Se for assim, acredito que não vai ser fácil, mas vamos ganhar.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

Mas que jogo. Magnífico, Magistral, Sensacional, Soberbo, Genial!

Um acumular de pontos positivos nesta equipa portista, que a continuar assim tem muitas conquistas pela frente!

Mais uma vez, Magnífico, Magistral, Sensacional, Soberbo, Genial!

Um abraço!