quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Andebol * FC Porto 29 - Sporting 24


1ª. Jornada * Supertaça

Publicado em desporto.sapo.pt

O FC Porto venceu ontem o Sporting por 29-24, no encontro da primeira jornada do Grupo A da Supertaça de andebol masculino, a decorrer entre hoje e sábado no Pavilhão Arena, em Portimão.

A derrota diante do FC Porto obriga o Sporting a vencer o Benfica, na quinta-feira, para se manter na corrida ao troféu.

A superioridade do campeão nacional e líder do campeonato, que ao intervalo perdia por 13-11, foi evidente na segunda parte, que, além da disciplina táctica nos vários sectores, soube aproveitar os erros dos “leões” para vencer folgadamente pela diferença de cinco golos (29-24).

Os actuais detentores do troféu entraram bem no jogo e alcançaram nos minutos iniciais uma vantagem de dois golos (4-2), mas o Sporting recuperou e, aos 13 minutos, deu a volta ao jogo, passando a vencer pela margem mínima (7-6).

A partir daqui, os “leões”, com menos erros defensivos e com Ricardo Correia em bom plano, impuseram-se à formação de Obradovic e conservaram a liderança do marcador, atingindo o intervalo com uma vantagem de dois golos (13-11).

No segundo tempo, o FC Porto surgiu mais consistente, igualou a partida dois minutos após o reatamento, mas duas exclusões consecutivas deram ao Sporting supremacia, aproveitada para se colocar de novo na frente do “placard” com uma diferença de três golos 17-14, a maior registada até então na partida.

A partir daqui, a equipa leonina “adormeceu” e os vários erros sucessivos no ataque foram aproveitados pelo campeão nacional, que, em contra-ataque, foi reduzindo a diferença, conseguindo um parcial de 5-0 e passando para a frente do marcador (21-18).

Até final, o FC Porto manteve sempre a vantagem, apesar de o Sporting ter ainda reduzido a diferença a um golo (24-23), numa altura em que os “dragões” jogavam apenas com quatro jogadores, assegurando a vitória por uma diferença de cinco golos (29-24).

Figura
RICARDO PESQUEIRA
Na hora certa

O jovem pivô actuou apenas na segunda parte e em boa hora foi aposta de Obradovic. No lugar do lesionado Tiago Rocha, obteve três golos em quatro tentativas, dois deles de difícil execução, e "sacou" ainda um livre de sete metros. Ricardo Pesqueira promete!

Ljubomir Obradovic treinador do FC Porto
"Fomos competentes"

Ljubomir Obradovic considerou que o FC Porto conseguiu superar o período em que chegou a actuar com apenas três jogadores de campo - "também treinamos essas situações", disse - e sublinhou que mesmo nas fases em que o Sporting esteve mais concretizador "conseguimos recuperar sempre e fomos competentes".

De recordar que o FC Porto Vitalis disputa a Supertaça de Andebol no Grupo A, contra Sporting e Benfica. No Grupo B, ficaram Águas Santas, Madeira SAD e ABC.

A prova realiza-se de 19 a 22 de Janeiro, em Portimão, sendo que a final será discutida pelos vencedores de cada um dos grupos.




Na FAP TV, podes assistir aos jogos do FC Porto on line.

(Clique na imagem para entrar)

3 comentários:

Armando Pinto disse...

O Andebol é uma modalidade no clube que, presentemente, nos inspira muita confiança e nos tem dado satisfações. Confio plenamente que vamos vencer mais esta taça!

DC disse...

Boa noite!

http://mentirasvermelhas.blogspot.com/2011/01/multas.html

Leiam!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

De facto tem razão Sr. Pinto. No andebol estamos bastante fortes, com uma equipa rotinada, bicampeã canional e com um excelente treinador. Somos favoritos em todas as competições, e penso que podemos ir longe na Taça EHF.

Quanto às outras modalidades, a natação, bilhar e desporto adaptado vão continuar esta época a dar nos muitas alegrias.

No hóquei está mais complicado, o Benfica reforçou-se bem, e o campeonato está mais competitivo.

No basquetebol esta época estamos regulares no campeonato e em 1º. lugar, mas já perdemos dois troféus esta época.

Amigo DC quanto ao pertinente post do seu blogue, tem toda a razão, face ao que já fizeram aos nossos adeptos e atletas como salienta a titulo de exemplo no seu post, parecem haver dois pesos e duas medidas, que mais uma vez prejudicam o FC Porto, deixando impunes os actos que outros cometem contra nós.

Abraço

Paulo