quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Andebol * FC Porto 29 - Sporting 24


1ª. Jornada * Supertaça

Publicado em desporto.sapo.pt

O FC Porto venceu ontem o Sporting por 29-24, no encontro da primeira jornada do Grupo A da Supertaça de andebol masculino, a decorrer entre hoje e sábado no Pavilhão Arena, em Portimão.

A derrota diante do FC Porto obriga o Sporting a vencer o Benfica, na quinta-feira, para se manter na corrida ao troféu.

A superioridade do campeão nacional e líder do campeonato, que ao intervalo perdia por 13-11, foi evidente na segunda parte, que, além da disciplina táctica nos vários sectores, soube aproveitar os erros dos “leões” para vencer folgadamente pela diferença de cinco golos (29-24).

Os actuais detentores do troféu entraram bem no jogo e alcançaram nos minutos iniciais uma vantagem de dois golos (4-2), mas o Sporting recuperou e, aos 13 minutos, deu a volta ao jogo, passando a vencer pela margem mínima (7-6).

A partir daqui, os “leões”, com menos erros defensivos e com Ricardo Correia em bom plano, impuseram-se à formação de Obradovic e conservaram a liderança do marcador, atingindo o intervalo com uma vantagem de dois golos (13-11).

No segundo tempo, o FC Porto surgiu mais consistente, igualou a partida dois minutos após o reatamento, mas duas exclusões consecutivas deram ao Sporting supremacia, aproveitada para se colocar de novo na frente do “placard” com uma diferença de três golos 17-14, a maior registada até então na partida.

A partir daqui, a equipa leonina “adormeceu” e os vários erros sucessivos no ataque foram aproveitados pelo campeão nacional, que, em contra-ataque, foi reduzindo a diferença, conseguindo um parcial de 5-0 e passando para a frente do marcador (21-18).

Até final, o FC Porto manteve sempre a vantagem, apesar de o Sporting ter ainda reduzido a diferença a um golo (24-23), numa altura em que os “dragões” jogavam apenas com quatro jogadores, assegurando a vitória por uma diferença de cinco golos (29-24).

Figura
RICARDO PESQUEIRA
Na hora certa

O jovem pivô actuou apenas na segunda parte e em boa hora foi aposta de Obradovic. No lugar do lesionado Tiago Rocha, obteve três golos em quatro tentativas, dois deles de difícil execução, e "sacou" ainda um livre de sete metros. Ricardo Pesqueira promete!

Ljubomir Obradovic treinador do FC Porto
"Fomos competentes"

Ljubomir Obradovic considerou que o FC Porto conseguiu superar o período em que chegou a actuar com apenas três jogadores de campo - "também treinamos essas situações", disse - e sublinhou que mesmo nas fases em que o Sporting esteve mais concretizador "conseguimos recuperar sempre e fomos competentes".

De recordar que o FC Porto Vitalis disputa a Supertaça de Andebol no Grupo A, contra Sporting e Benfica. No Grupo B, ficaram Águas Santas, Madeira SAD e ABC.

A prova realiza-se de 19 a 22 de Janeiro, em Portimão, sendo que a final será discutida pelos vencedores de cada um dos grupos.




Na FAP TV, podes assistir aos jogos do FC Porto on line.

(Clique na imagem para entrar)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Andebol é uma modalidade no clube que, presentemente, nos inspira muita confiança e nos tem dado satisfações. Confio plenamente que vamos vencer mais esta taça!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

De facto tem razão Sr. Pinto. No andebol estamos bastante fortes, com uma equipa rotinada, bicampeã canional e com um excelente treinador. Somos favoritos em todas as competições, e penso que podemos ir longe na Taça EHF.

Quanto às outras modalidades, a natação, bilhar e desporto adaptado vão continuar esta época a dar nos muitas alegrias.

No hóquei está mais complicado, o Benfica reforçou-se bem, e o campeonato está mais competitivo.

No basquetebol esta época estamos regulares no campeonato e em 1º. lugar, mas já perdemos dois troféus esta época.

Amigo DC quanto ao pertinente post do seu blogue, tem toda a razão, face ao que já fizeram aos nossos adeptos e atletas como salienta a titulo de exemplo no seu post, parecem haver dois pesos e duas medidas, que mais uma vez prejudicam o FC Porto, deixando impunes os actos que outros cometem contra nós.

Abraço

Paulo