terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Basquetebol * FC Porto 75 - Benfica 76

3ª. Jornada * Taça Hugo Santos

in fcporto.pt

Pavilhão Municipal do Sabugal

FC PORTO FERPINTA (75): José Costa (6), Carlos Andrade (13), João Santos (10), Greg Stempin (11) e Julian Terrell (5); Sean Ogirri (18), Miguel Miranda (8), Nuno Marçal (3), David Gomes (0), Diogo Correia (1), João Soares (0),
Treinador: Moncho López

BENFICA (76): Miguel Minhava (15), Ben Reed (18), Sérgio Ramos (1), Heshimu Evans (13) e Elvis Évora (10); Diogo Carreira (6), Michael Williams (4), Eky Viana (4), António Tavares (5),
Treinador: Henrique Vieira

Ao intervalo: 41-42
Por períodos: 25-18, 16-24, 19-10 e 15-24

Taça Hugo dos Santos escapa por um ponto

Um ponto, a um segundo do fim, foi a margem que negou a revalidação da conquista da Taça Hugo dos Santos. Na terceira jornada da competição, integralmente disputada no Sabugal, os Dragões, que entraram no último período com uma vantagem de 8 pontos (60-52), perderam frente ao Benfica, por 75-76.

Numa partida que registou intensos períodos de equilíbrio e trocas frequentes na liderança do marcador, a penalização de Carlos Andrade com uma falta anti-desportiva por muito menos do que Ben Reed fizera pouco antes, e por duas vezes, revelou-se determinante para o desfecho, ao ponto de promover o empate a 64 pontos, já com pouco mais de três minutos para jogar.

Mas a derrota portista materializou-se apenas a um segundo do final, com o benfiquista Heshimu Evans a converter o segundo lance livre e a desfazer o empate. No segundo de sobra, Sean Ogirri ainda atirou ao cesto desde o meio-campo, mas a tentativa de triplo, condicionada pela oposição e pela falta de tempo, esbarrou no aro.

Ainda que longe da exibição da véspera, Greg Stempin voltou a ser o melhor entre os portistas, com 11 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências. Sean Ogirri foi um dos melhores marcadores da partida, com 18 pontos, 12 deles obtidos na conversão de 4 triplos.

Apesar de derrotado no jogo decisivo, o líder da Liga, com apenas um desaire em 11 jornadas, foi a equipa que mais pontos marcou e aquela que menos sofreu nos três dias de competição, compondo um diferencial de mais 36, contra os 18 do vencedor da prova.

Moncho López
"Acusámos um pouco de nervosismo a mais"
Moncho López e o FC Porto perderam a Taça Hugo dos Santos, que haviam conquistado há um ano em Lagoa, no Algarve. O técnico dos dragões mostrou-se incrédulo e desabafou: "Talvez não nos tenhamos dado bem com o estatuto de favoritos e, nos lances livres, acusámos um pouco de nervosismo a mais. Ninguém diria que o jogo se decidiria no último ataque." E Moncho disse ainda: "Na primeira parte, acho que sofremos muitos pontos, o que corrigimos na segunda, mas depois há outras coisas que não dependem de nós, o que também define o jogo."

Stempin sofreu traumatismo craniano
Após um choque já na parte final do jogo, Gregory Stempin sofreu um traumatismo craniano, acabando por ser transportado ao Hospital da Guarda, onde foi observado. O jogador foi levado a efectuar exames médicos para despistagem de um problema eventualmente mais sério, que acabaram, contudo, por não detectar nada de grave. Mesmo assim, o extremo-poste, de 31 anos, seguiu para o Porto de ambulância, embora não se tenha conseguido apurar se o destino era a sua residência ou outra unidade hospitalar.

Sem comentários: