sábado, 29 de janeiro de 2011

Com o pensamento nas meias finais...

O FC Porto defronta hoje o Gil Vicente naquele que é o último jogo da fase de grupos da taça da Liga. Com o apuramento a não depender apenas de uma vitória neste jogo, o FC Porto estará de ouvidos atentos ao outro jogo que se irá disputar em simultâneo em Aveiro, onde só a vitória da equipa local permitirá o apuramento para as meias finais desta prova.

Analisando os 2 jogos já efectuados e uma esperada vitória neste jogo, será certamente com muita frustração que o FC Porto sairá desta prova. No jogo frente ao Nacional, foi demais evidente a superioridade do FC Porto, contudo dois erros graves viraram um jogo que teve sempre controlado. No jogo frente ao Beira Mar, a equipa foi mais agressiva e concretizou o objectivo traçado que era vencer e com vários golos.

O FC Porto este ano tem apresentado em todas as competições uma equipa forte mostrando que não está a desvalorizar qualquer prova e mesmo os adversários o que é mais um dado para encarar como penalizador o afastamento da prova.
O Gil Vicente chega ao último jogo ainda com hipóteses matemáticas de passar à próxima fase, mas com um cenário idêntico ao do FC Porto tem a desvantagem de possuir um saldo negativo de golos, o que obriga a golear o FC Porto ou em alternativa aguardar que o Beira Mar vença com muitos golos o Nacional.
Já na liga Orangina, esta equipa está muito bem classificada. A 1 ponto da linha de subida, o Gil Vicente aposta forte este ano na subida à divisão maior do futebol. Tem uma equipa equilibrada, que não marca muitos golos mas face aos que marca sofre muitos (19-17). O que se pode concluir é que é uma equipa que não arrisca muito e possui algumas fragilidades defensivas.

Villas Boas tem o pensamento nas meias finais e prova disso foi a convocatória que divulgou. As ausências de Helton, Sapunaru e Rolando não são surpresa, pois têm sido jogadores que têm alternado com outros. Já Belluschi acaba por ser uma pequena surpresa, uma vez que já tem descanso marcado para o próximo jogo da Liga.
De regresso estão Mariano, Sereno e Kieszek. No caso de Mariano é com alguma expectativa que surge na convocatória, quando nesta semana se falou numa eventual saida já em Janeiro.

Lista de convocados: Maicon, Guarín, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rafa, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

Villas Boas não irá ficar indiferente ao jogo da próxima quarta-feira no Dragão frente ao Benfica, pelo que é de esperar alguns titulares iniciem o jogo no banco de suplentes. João Moutinho, Hulk e James Rodriguez são candidatos sérios.
Oportunidades para alguns jogadores aumentarem o ritmo competitivo. Nesse sentido, Fernando, Varela e Cristian Rodriguez deverão surgir na equipa inicial, tal como Walter que será o substituto natural de Hulk. Quem deverá regressar á competição é Beto que assumirá o lugar na baliza, depois de se ter lesionado em Dezembro passado.

Equipa provável: Beto, Fucile, Rafa, Otamendi e Maicon, Fernando, Guarin e Ruben Micael, Varela, Cristian Rodriguez e Walter.

Antevisão de Beto:



Será um jogo onde as atenções estarão divididas entre Barcelos e Aveiro.
Caso não seja possivel o apuramento é da responsabilidade do FC Porto levar de vencida a equipa do Gil Vicente, somando mais uma vitória numa época que está a ser muito positiva.

O árbitro nomeado para este jogo foi Artur Soares Dias que realizará o 2º jogo do FC Porto nesta época, depois de ter apitado o Paços Ferreira-FC Porto, para a Liga.
Ultima nota para o apelo a todos os portistas para comparecem em Barcelos e mostrarem o apoio incondicional do inicio ao fim do jogo, tal como aplaudiram a equipa no final do jogo que traduziu a primeira derrota oficial do FC Porto nesta época.

O jogo está marcado para 20:15 e terá transmissão na SIC.

Força Porto.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois de termos comprometido as nossas aspirações logo na primeira jornada desta competição, ao perdermos com o Nacional, ficamos dependentes sempre do que o Nacional faça, e para o jogo de hoje, não nos basta vencer, temos de marcar mais golos que o Nacional, e esperar que o Beira-Mar encare o jogo com os madeirenses para vencer .. o que não me parece que irá suceder, pois os aveirenses estão afastados desta prova e querem poupar para o campeonato.

Por isso, tendo em conta que se avizinha um FC Porto-Benfica mais importante, este deve ser um jogo de rotação de jogadores.
Dar oportunidade aos menos utilizados, que devem encarar este jogo com seriedade, e esperar ter a estrela da sorte do nosso lado, para que numa conjugação de resultados possamos alcançar as meias-finais.

No Gil Vicente está a despontar um jovem avançado Hugo Vieira de 22 anos, que chegou a ter uma passagem fugaz pelo Bordéus. Estou curioso para ver a sua actuação perante uma defesa mais poderosa como a nossa.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Para que não fiquemos a lamentar-nos no caso do Nacional não pontuar em Aveiro, temos de cumprir a nossa obrigação e ganhar. Mas atenção!, sem correr riscos desnecessários que, já a seguir, temos um jogo muito importante contra o clube do regime...
Assim, frente ao Gil a minha equipa seria: Beto, Fucile, Otamendi, Sereno e Rafa, Fernando, Guarín, Souza e R.Micael, Walter e C.Rodríguez.

Um abraço