sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rumo ao melhor registo ao final da 1ª volta

Foi uma semana onde o tema constante de análise e contra-análise, centrou-se na primeira derrota oficial do FC Porto em 37 jogos oficiais, 287 dias depois.

Mas se este tema podia-se considerar como normal para ser discutido, face ao recorde alcançado de invencibilidade e ao facto de ser a última equipa da Europa a perder esta mesma invencibilidade, já não é tanto normal, as capas e noticias sobre a "guerra" de palavras entre Villas Boas e o treinador dos vermelhos de Lisboa ou então, ter sido alimentado o caso Kléber. A comunicação social de Lisboa em grande nível.

Com a primeira derrota oficial a pertencer ao passado, a semana portista teve alguns altos e baixos. As boas notícias são sem dúvida os regressos de Fernando, Varela e Mariano Gonzalez, sendo a grande expectativa Mariano Gonzalez pelo facto de regressar 10 meses depois. As más notícias foram para as lesões que continuam a afectar alguns jogadores importantes. Fucile e James não são preocupantes, Falcão vai continuar mais alguns dias impedido de dar o contributo à equipa e a mais grave de todas a ausência prolongada de Alvaro Pereira.

Ainda assim e face ao cenário de há 1 semana atrás, o cenário é claramente positivo o que deixa antever mais soluções para Villas Boas já neste jogo com o Marítimo.

Muito se falou como reagirá Villas Boas e o FC Porto à primeira derrota oficial da época. Era sem dúvida uma sensação que todos os portistas, incluindo equipa técnica, jogadores e direcção desejavam adiar o máximo de tempo possível, mas a tradição conta que depois de um jogo menos bom, o FC Porto reage de forma positiva. E face ao cenário actual, o FC Porto tem tudo para reagir bem. Mais soluções e o apoio incondicional dos adeptos, que aplaudiram os jogadores na primeira derrota e ainda por cima no Dragão.

Quanto ao Marítimo, chega ao Dragão numa posição bem mais tranquila do que há uns meses atrás. Com alguns resultados positivos nos últimos jogos e face às relações tensas que têm marcado o inicio desta época, entre as direcções dos dois clubes, será um Marítimo muito motivado que surgirá no Dragão. Para quem viu o jogo no passado fim-de-semana entre Benfica-Marítimo, desenganem-se quem pense que o Marítimo irá fazer o mesmo jogo que fez, onde permitiu que um Benfica com mais de 1/2 equipa titular a descansar tivesse ganho de forma acessível o jogo.

Será sim um Marítimo à imagem do Vitória de Guimarães, com uma enorme vontade e motivação para não arriscar ganhar o jogo se puder segurar o empate. Arriscaria a dizer, apesar de não desejar que se concretize, que possivelmente, estará fixado o maior prémio de jogo para os jogadores do Marítimo em caso de conseguirem subtrair pontos ao FC Porto.

Mas se é esta a convicção de muitos portistas, será certamente a convicção de Villas Boas e dos jogadores do FC Porto, que não ficam indiferentes a este cenário.

Com os regressos de Fernando, Varela, Otamendi e sobretudo Mariano, Villas Boas reforça as suas opções, com incidência no sector atacante. Não é previsível que todos sejam titulares, mas Varela e Otamendi deverão ter esse lugar assegurado. Face à excelente prestação que Guarin está a ter e ao exemplo no passado, que foi a titularidade de Fernando, regressado de uma lesão em detrimento de Guarin, no jogo de Alvalade, e que não correu bem, Villas Boas deverá optar por manter para já Guarin no eixo mais defensivo do meio campo.

De fora da convocatória ficaram Fucile, por lesão, e por opção Sereno, Castro e Ukra, sendo que os 2 últimos têm sido falados como possíveis empréstimos, sobretudo Castro, que parece já estar praticamente acordado a cedência por empréstimo, com opção de compra, o que mesmo sendo um valor elevado, o que se fala, não parece uma boa estratégia da SAD.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Rolando, Rafa, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

O FC Porto continua com a limitação do eixo do ataque. Esta semana coincidiu igualmente com a pretensão do FC Porto em contratar mais um ponta de lança, pretensão alimentada pela comunicação social. Contudo, nos últimos jogos e sobretudo desde que Varela saiu da equipa por lesão, que se tem registado uma inoperância das alas em criar jogo de ataque e sobretudo desequilíbrios. Ukra não tem agarrado algumas oportunidades, Cristian Rodriguez continua o calvário de lesões e falta de motivação, Mariano ainda não estava inscrito, pelo que restava Hulk e James, este último a subir de forma, mas ainda longe do que Varela, Mariano e mesmo Cristian Rodriguez têm potencial para fazer.

Será mesmo a maior lacuna do FC Porto a questão do ponta de lança? Creio que não. Face ao esquema que Villas Boas aplica, tem sido a falta de soluções para as alas o principal problema. Curiosamente e ao contrário do inicio da época, Villas Boas não têm aplicado o sistema alternativo, reforçando um meio campo que tem muita quantidade e qualidade e colocando Hulk mais atacante junto a outro avançado.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Rafa, Rolando e Otamendi, Guarin, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk e Walter.

Quem volta ao encontro com o FC Porto é o árbitro Carlos Xistra, árbitro do Vitória Guimarães-FC Porto, muito criticado por portistas mas também criticado por alguns erros grosseiros nesse jogo. É com expectativa e atenção que assistiremos à arbitragem.

Antevisão de Villas-Boas:


São esperados muitos adeptos no Dragão. Primeiro porque o jogo é ao Sábado e segundo porque estes adeptos, que este ano têm estado com a equipa, de forma massiva, entenderão que o apoio à equipa é fundamental neste jogo. Fica o apelo a todos que se possam descolar ao Dragão que o façam.

O jogo está marcado para 19:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto. Rumo ao melhor registo ao final da 1ª volta.

Ricardo Jorge

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ganhar e voltar a entrar no rumo certo. Um rumo que nos levará ao título, grande e principal objectivo da época.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

É fundamental ganhar este dois jogos seguidos em casa para o campeonato.
Vai ser um jogo difícil diante deste Marítimo que é a segunda defesa menos batida do campeonato com apenas 10 golos sofridos. Tem 4 empates fora e 1 vitória em 7 jogos disputados, o que é um registo positivo.

Por isso ao FC Porto cabe entrar no jogo determinado, com raça e atitude ganhadora. Não nos podemos deixar adormecer pelo jogo passivo que o Marítimo fará, e se chegarmos à vantagem no marcador não adormecer à sombra do mesmo, facto que tem acontecido algumas vezes esta época com alguns dissabores.

Espero que Walter esteja bem no ataque e que o bloco de meio campo jogue mais subido, pois Walter não é como Falcao, que vem muitas vezes a meio do meio campo atacante buscar bola.

De salientar o regresso de Mariano que com a sua experiência poderá ser importante neste e nos próximos jogos.

O tempo está péssimo mas a relva estará excelente como sempre. Espera-se um Dragão bem composto para apoiar a equipa na conquista de mais uma vitória rumo ao título.

Abraço

Paulo

Dragus Invictus disse...

Post Scriptum:

Cuidado com o albicastrense do apito encarnado ... sim o mesmo que apitou o mais que falado Guimarães - Porto que terminou empatado a uma bola!

Gaspar Lança disse...

Regressámos às vitórias, e que grande jogo! Muita classe, muita energia positiva, e grandes jogadores. Um culminar de boas jogadas que resultaram num resultado recheado, a que se acrescentam imensas outras hipóteses.

Um abraço