quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sem margem para errar...

Ainda que o presidente Pinto da Costa tenha referido que não se importava de perder todos os jogos da Taça da Liga em detrimento das restantes competições certo é que o FC Porto irá entrar em campo com o objectivo de conquistar 3 pontos.

Não existe mais qualquer margem para errar e mesmo conquistando as duas vitórias nos dois restantes jogos, o FC Porto precisa que o Nacional não some mais de 3 pontos. Missão complicada com a derrota injusta e com sabor de crueldade, na primeira jornada desta competição.

Na sua 4ª edição esta prova conta pela quarta vez com alterações ao nível de regulamentos e disposição de eliminatórias, o que significa que ainda não se encontrou um modelo para esta competição. E não será este o modelo mais correcto, uma vez, que com um sorteio programado a favorecer os clubes mais fortes não promove de todo a competitividade. Aumenta sim o número de jogos na competição, mas nem sempre muitos jogos significa mais receitas ou mesmo suscite interesse de clubes e adeptos.
Um modelo semelhante à Taça de Portugal seria concerteza o mais apropriado, sendo que as meias finais deveriam ser a duas voltas, tal como foi implementado no ano passado na Taça de Portugal. E em detrimento de tantos jogos, a sugestão passaria por uma Taça Ibérica.

O FC Porto joga em casa e qualquer que seja o adversário ou competição é para ganhar. O adversário é juntamente com o Paços de Ferreira a equipa sensação do momento. Não foi por acaso que o treinador do Beira Mar recebeu elogios do presidente Pinto da Costa.

A subir na classificação, ocupa o 7º lugar a 2 pontos da qualificação para a Liga Europa, o Beira Mar destaca-se pela regularidade da equipa, sem altos e baixos, somando pontos atrás de pontos. Não é das equipas mais concretizadoras e também não é das equipas que melhor defende, prova disso são os 20 golos marcados e 18 sofridos. Mas é uma equipa que troca bem a bola e muito cautelosa a jogar.É o primeiro embate de 2 num espaço de 4 dias, hoje é para a Taça da Liga que poderá traduzir-se num jogo totalmente diferente do que irá ocorrer para a Liga. Primeiro porque é no Dragão, segundo porque o Beira Mar perdeu o primeiro jogo nesta competição e não creio que arrisque jogar na máxima força, sabendo que tem um jogo bem mais importante para a Liga.

Para o FC Porto trata-se de um jogo para ganhar e preferencialmente marcar muitos golos, para que continue com esperança em passar à próxima fase.Villas Boas deixou de fora por opção Rolando e Sapunaru, previsiveis, enquanto que Falcão, com algumas queixas ficou de fora a pensar já no jogo para a Liga. Beto e Cristian Rodriguez, continuam a recuperar e apesar de já treinarem com o grupo não foram ainda opção. De regresso estão Sereno, Souza e Walter.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Fucile, Rafa, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.

São esperadas algumas alterações por parte de Villas Boas, sem comprometer o objectivo da vitória com muitos golos. Kieszek deve voltar a ser titular, tal como Fernando e James, jogadores que entraram durante o ultimo jogo contra a Naval. Espectactiva para ver se Hulk será titular ou ficará resguardado para o segundo embate contra a equipa de Aveiro.
Importante para jogadores como Fernando, Varela e Ruben Micael, habituais escolhas, adquirem o ritmo do passado, onde foram jogadores nucleares.

Equipa provável: Kieszek, Fucile, Rafa, Otamendi e Maicon, Fernando, Ruben Micael e Belluschi, Varela, James e Walter.

Declarações de Otamendi:



O árbitro é Marco Ferreira, um desconhecido da arbitragem, mas que já apitou o FC Porto este ano, no Dragão, na vitória frente ao Olhanense. Curiosamente, nos 6 jogos que já apitou na Liga, 4 foram jogos com o Olhanense.

O jogo está marcado para as 20:45 e terá transmissão na SIC.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje o jogo vai ficar condicionado pelo resultado que o Nacional obter diante do Gil Vicente às 16h00.

Se o Nacional vencer, o Porto tem de marcar muitos golos nestas duas jornadas, pois o critério de desempate, não é o confronto directo, mas sim a diferença entre golos marcados e sofridos, e esperar que o Nacional perca o jogo da 3º. jornada em Aveiro e nós vençamos em Barcelos.

Logo os jogadores menos utilizados vão ter oportunidade de mostrar a Villas-Boas que podem contar com eles

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Hoje, dia 19 de Janeiro, F.C.Porto - Beira-Mar
Dia 22 de Janeiro, Beira-Mar - F.C.Porto
Dia 26 de Janeiro, F.C.Porto - Nacional
Dia 29 ou 30 de Janeiro, Gil Vicente - F.C.Porto
Dia 2 de Fevereiro, F.C.Porto - Vencedor do Rio Ave/Benfica
Dia 6 de Fevereiro, F.C.Porto - Rio Ave
Dia 9 de Fevereiro, jogos das selecções, com vários jogadores portistas envolvidos...
Dia 13 de Fevereiro, Braga - F.C.Porto
Dia 17 de Fevereiro, Sevilha - F.C.Porto
Dia 23 de Fevereiro, F.C.Porto - Sevilha
Dia 27 de Fevereiro, Olhanense - F.C.Porto

Quem tem este calendário pela frente, independentemente do que acontecer logo no Nacional-Gil Vicente, que começa às 16 horas, e que nos pode deixar com mais ou menos possibilidades de atingir as meias-finais, só tem de poupar e poupar jogadores. Jogar para ganhar, sim!, mas com segundos planos: Kieszek, Fucile (*), Sereno, Maicon e Rafa, Fernando, R.Micael e Souza, Mariano, Walter e James - já que Ukra ficou de fora.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Pois de facto para nos apurarmos para as meias-finais já são muitas contas ... e por isso concordo com o amigo Vila Pouca, que a palavra de ordem seja mesmo poupar titulares para as competições que realmente mais ambicionamos.

Abraço