sábado, 12 de fevereiro de 2011

Basquetebol * FC Porto 74 - Libolo 83

2ª. Jornada * Supertaça Compal

Publicado em desporto.sapo.pt

II Supertaça Compal, 2.ª jornada
12 de Fevereiro de 2011
Arena do Campo Pequeno, em Lisboa


FC PORTO FERPINTA (74): Pedro Catarino (0), Sean Ogirri (0), Nuno Marçal (17), Greg Stempin (16) e Julian Terrell (19); Diogo Correia (0), João Soares (0), Miguel Miranda (16), David Gomes (0), José Costa (6)
Treinador: Moncho López


LIBOLO (83): Olímpio Cipriano (25), Mayzer Alexandre (3), Abdel Boukar (4), Reggie Moore (30) e Milton Barros (13); Domingos Bonifácio (2), Simão Santos (4), Abdel Gomes (2), Edgar Chocolate (0)
Treinador: Raul Duarte

Ao intervalo: 29-41
Por períodos: 16-21, 13-20, 22-17 e 23-25

O Libolo venceu hoje o FC Porto, por 83-74, no segundo jogo do segundo dia da Supertaça Compal de basquetebol, torneio quadrangular que junta as duas melhores equipas de Portugal e Angola.

O encontro entre os portistas e os finalistas da Taça de Angola fechou a ronda de sábado, depois da vitória do 1.º de Agosto sobre Benfica (95-89), num espectáculo com um ritmo mais rápido que o encontro anterior.

No primeiro período, Nuno Marçal (17 pontos e 10 ressaltos), do FC Porto, e Reggie Moore (30 pontos e oito ressaltos), do Libolo, foram os principais destaques, particularmente o segundo, que contabilizou 12 pontos e quatro ressaltos na primeira parte.

Os angolanos davam espectáculo, alternando bem o jogo interior e o jogo exterior, o que lhes valeu uma confortável vantagem de 12 pontos ao intervalo, perante a baixa percentagem de eficácia dos portistas nos lançamentos de três pontos (dois em 12).

O Libolo manteve a intensidade na entrada do terceiro quarto, chegando mesmo aos 17 pontos de diferença, sempre com Reggie Moore a comandar a sua equipa, mas os portistas não baixaram os braços e começaram a reagir.

Nuno Marçal e Julian Terrell (19 pontos e 10 ressaltos) pegaram nas rédeas “portistas” e ajudaram a contribuir para a melhoria colectiva da equipa, mas sempre com o Libolo a controlar o “placar” e a não largar a vantagem conquistada.

A maior capacidade individual dos angolanos acabou por ser decisiva no desfecho de um encontro dominado pela dupla Olímpio Cipriano (25 pontos e oito ressaltos) e Reggie Moore (homem do jogo).

De resto, apenas nos minutos iniciais do encontro o FC Porto esteve em vantagem no marcador, já que, depois de assumir o comando, o Libolo nunca mais o largou até final do encontro.

Figura do FC Porto
Greg Stempin
Apareceu tarde
O melhor período de Gregory Stempin na partida correspondeu ao melhor período do FC Porto. A reviravolta chegou a estar perto, mas os 16 pontos que marcou foram insuficientes.

Moncho López, treinador do FC Porto
"Jogo muito difícil para nós. O adversário estava bem estruturado, foi mais eficaz, e defendeu bem no um contra um"

O jogo que tudo decide na segunda edição da Supertaça Compal, que decorre desde sexta-feira na arena do Campo Pequeno, em Lisboa, disputa-se a partir das 16h00 deste domingo e opõe o FC Porto Ferpinta ao 1.º de Agosto, o campeão angolano, podendo o Libolo permanecer na expectativa de vencer a competição, caso derrote o Benfica na partida anterior.


(Clique na imagem para visualizar)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não esperava, mas parece que os angolanos são fortes e esse Moore deve ser craque.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Boa noite amigo Vila Pouca,

Angola em ranking de basquetebol, penso que está à frente de Portugal. As equipas angolanas são bem mais fortes que as equipas portuguesas.

Este Moore acho que já jogou no Belenenses.

Bom jogador é também o Olímpio Cipriano.
Às vezes procuramos americanos ... quando um angolano por um salário menor era uma boa aquisição.

Resta-nos amanhã vencer e esperar que o Benfica vença. Não sei qual o critério de desempate se nós vencermos e o Libolo também vencer o Benfica.

Abraço e bom fim de semana

Paulo