segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FC Porto foi a melhor equipa portuguesa no V Meeting da Póvoa de Varzim


Primeiro Dia * Sábado


(Clique na imagem para visualizar)

Dois recordes do meeting e novo máximo juvenil

Dois recordes do meeting e um novo recorde nacional juvenil feminino marcaram o primeiro dia de competição do 5.º Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que decorreu este fim-de-semana nas Piscinas Municipais.
A recordista espanhola Mercedes Minguet (CN Santa Olaya) estabeleceu um novo recorde do meeting na final dos 100 metros costas com o tempo de 1:01.62. O anterior máximo (1:03.05) já lhe pertencia desde a edição do ano passado.
Por sua vez, a italiana Susanna Negri (Lombardia) fixou um novo máximo da competição na final dos 400 metros estilos com o tempo de 4:50.31. O anterior recorde (4:52.87) já lhe pertencia desde 2010.
O destaque português foi para a jovem Joana Silva, nadadora do Lousada Século XXI, que por duas vezes bateu o recorde nacional juvenil dos 100 metros costas. Primeiro nas eliminatórias com a marca de 1:06.50 - o anterior máximo (1:07.44) pertencia a Cátia Martinheira (Louletano) desde março de 2009 – e depois nas finais com o tempo de 1:05.81, que lhe valeu o quinto posto.

Neste primeiro dia registaram-se os triunfos nacionais de Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), nos 50 metros mariposa (28.03) e 200 metros mariposa (2:15.38), César Faria (Bairro dos Anjos/Mr. Pizza), nos 200 metros livres (1:54.19), e Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita), nos 50 metros livres (23.69).
Ao final do primeiro dia de competição, em que a bancada da piscina esteve repleta de público, a selecção de Israel comandava a classificação coletiva com 529 pontos, seguindo-se a equipa italiana da Lombardia, com 499, e o FC Porto/Dolce Vita, com 340.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, primeira prova em piscina longa do ano de 2011, tem o aliciante de permitir a obtenção de mínimos para os Mundiais de Xangai, a realizar em Julho.
Com uma forte concorrência internacional, nomeadamente de Israel, Lombardia e Espanha, os atletas portugueses não subiram ao pódio tantas vezes quantas seriam desejadas. “A qualidade dos atletas estrangeiros é muito grande”, afirmou Sérgio Souto, director técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal. “O grupo feminino esteve melhor neste primeiro dia, talvez porque ainda podem utilizar os fatos de corpo completo”, acrescentou.
FC Porto/Dolce Vita é a melhor equipa portuguesa

Ao final do primeiro dia de competição, o FCPorto/Dolce Vita, com 340 pontos, foi a melhor equipa portuguesa com o terceiro lugar na classificação coletiva, ocupando a mesma posição no quadro de medalhas, com três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Sara Oliveira venceu os 50 metros mariposa (28.03) e 200 metros mariposa (2:15.38), enquanto Paulo Santos foi primeiro classificado nos 50 metros livres (23.69).



A formação «azul e branca» foi formada por Diogo Aparício, Afonso Branco, Bernardo Branco, João Carvalho, Artur Ferreira, João Gomes, Danilo Machado, Nuno Magalhães, Rafael Martins, Luís Nogueira, Gil Pinto, Samuel Queirós, Artur Reis, Francisco Rodrigues, Carlos Santos, Paulo Santos, Bernardo Silva, Bruno Silva, Sérgio Silva, Tiago Silva, Tomás Silva, Bernardo Valente, Daniel Vieira, Rui Vilar, Marta Abreu, Maria Luís Amorim, Maria Teresa Amorim, Joana Carvalho, Rute Ferreira, Sara Loureiro, Irina Lousa, Marta Marinho, Cláudia Moreno, Ana Neto, Paula Oliveira, Sara Oliveira, Joana Rodrigues e Sílvia Soares e Sofia Tavares.

Segundo Dia * Domingo


(Clique na imagem para visualizar)

Dez novos recordes do meeting

Marta Marinho (FC Porto/Dolce Vita), nos 200m livres, Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama), nos 200m mariposa, Tomás Silva (FC Porto/Dolce Vita), nos 400m estilos, e Florbela Machado (SCC/Oryzon Energias), nos 800m livres, garantiram, nas eliminatórias da manhã, os melhores tempos para as finais do segundo dia de competição do 5.º Meeting Internacional da Póvoa de Varzim.



Dez novos recordes do meeting e dois máximos nacionais juvenis femininos é o saldo do 5.º Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que se realizou este fim-de-semana nas Piscinas Municipais, com a vitória coletiva a pertencer, pelo segundo ano consecutivo, à equipa italiana da Lombardia.

Depois de dois novos recordes da competição, o segundo dia de provas trouxe oito novos máximos: Aaron Opell (Indiana), nos 400 estilos (4:25.14), Erica Buratto (Lombardia), nos 200 livres (2:03.40) e 50 livres (26.42), Mercedes Minguet (Santa Olaya), nos 50 costas (28.36), Marussia Pietrocola (Lombardia), nos 200 estilos (2:18.52), Susanna Negri (Lombardia), nos 800 livres (8:51.43), e as estafetas de Israel de 4x100 estilos masculinos e 4x100 livres femininos.

Entre os portugueses, Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), já com mínimos para os Mundiais de Xangai, foi a atleta que mais se destacou ao contabilizar três vitórias (50, 100 e 200 mariposa).

Joana Silva (Lousada Século XXI) voltou a bater um novo recorde nacional juvenil, desta feita nos 200 metros costas com a marca de 2:22.61.

Neste segundo dia brilhou também Paula Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), jovem promessa da natação nacional, de apenas 14 anos, que se superiorizou à concorrência estrangeira nos 100 bruços ao vencer com o tempo de 1:12.29.



Destaque ainda para o triunfo luso obtido por Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama), nos 200 mariposa (2:01.41).

A equipa italiana da Lombardia repetiu a vitória coletiva ao somar 1049 pontos, à frente da seleção de Israel com 1003,5 pontos. O FC Porto/Dolce Vita foi a melhor equipa portuguesa ao garantir o terceiro lugar com 700 pontos.

Yakov Toumarkin (Israel), com 790 pontos nos 100 costas (56.17), e Mercedes Minguet (Santa Olaya), com 868 pontos nos 50 costas (28.36), foram os nadadores com melhor performance na competição.

Balanço Final

Sara Oliveira contabilizou três vitórias, nos 50, 100 e 200 metros mariposa, dominando o estilo em que detém todos os recordes nacionais. Paulo Santos, Marta Marinho, Joana Rodrigues, Joana Carvalho e Marta Abreu foram outros nadadores que também superaram a concorrência internacional e alcançaram medalhas nas suas melhores provas.

4 comentários:

austria87 disse...

OLA ISTO TAMBÉM É FC PORTO.

PARABÉNS.

VIVA O NOSSO FC PORTO.

Dragus Invictus disse...

Olá amigo Austria87, é um orgulho ser portista, o ecletismo do nosso clube honra o nosso título de Clube de Utilidade Pública.

Abraço

Paulo

Tripeiro disse...

Amigo Paulo, parabéns pelo destaque que dás às modalidades amadoras!

O FC Porto é tudo o que o envolve!

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Olá bom dia amigo Tripeiro,

Obrigado pelo teu comentário.

O nosso clube como tu dizes "é tudo o que envolve", por isso dou destaque a todas as modalidades, mesmo aquelas que menos são noticiadas, como por exemplo o desporto adaptado.

Pena o nosso clube ter suspenso o atletismo, devido à decisão deplorável da FPA. Esperemos que o nosso clube actue contra a federação.

Abraço e bom fim de semana

Paulo