sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

2ª Edição da Supertaça Compal de Basquetebol

Este torneio quadrangular que junta as duas melhores equipas de Portugal e Angola, arranca hoje em Lisboa, com as presenças de Benfica, FC Porto, 1º de Agosto e Desp. Libolo.
Na prova que decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, no Campo Pequeno, Portugal estará representado pelo Benfica, detentor do título nacional, e FC Porto, vencedor da Taça, que medirão forças com o 1º de Agosto, campeão de Angola e detentor da Taça, e o Desp. Libolo, finalista vencido da Taça do país africano.
Após o arranque do ano passado, em Angola, com a vitória final do Benfica, a segunda edição decorre agora em solo português, com as "águias" na primeira fila para tentar reeditar a vitória de 2010.

O 1.º de Agosto venceu hoje o Desportivo do Libolo, por 77-76, no primeiro jogo da Supertaça Compal de basquetebol.

O clássico português entre Benfica e FC Porto, começou às 21:00 horas.

Amanhã, sábado, os vencedores da primeira jornada defrontam as formações derrotadas, em jogos marcados para as 15 horas e para as 17 horas, ficando as decisões guardadas para domingo (14 horas e 16 horas), último dia da Supertaça Compal, que consagrará o vencedor da segunda edição do quadrangular luso-angolano.

Programa da Supertaça Compal:

Sexta feira (11 de fevereiro):

Jogo 1 - 1.º de Agosto 77 - Libolo 76

Jogo 2 - Benfica - FC Porto, 21h00.

Sábado (12 fev):

1.º de Agosto - Derrotado Jogo 2, 15h00.

Vencedor Jogo 2 - Libolo , 17h00.

Domingo (13 fev):

Derrotado Jogo 1 - Derrotado Jogo 2, 14h00.

Vencedor Jogo 1 - Vencedor Jogo 2, 16h00.

Em relação aos prémios de jogo, ficou definido que o vencedor receberá 10 mil euros e o finalista 7.500 euros, enquanto os terceiro e quarto classificados receberão, respectivamente, 5 mil e 2.500 euros.
Além do quadrangular, os três dias da Supertaça Compal contarão igualmente com iniciativas para os amantes do basquetebol, com especial destaque para o torneio 3x3 Compal Air, a ter lugar no espaço exterior do Campo Pequeno e aberto ao público.

O primeiro objectivo é vencer, assume Moncho López, que distingue outros propósitos na participação portista na II Supertaça Compal. Acelerar o processo de amadurecimento da equipa é um deles, reconhecido também por Miguel Miranda.
Em superflash realizada nesta quarta-feira, no Dragão Caixa, treinador e jogador assumiram planos e dificuldades, em particular no jogo físico com as equipas angolanas.

Moncho López: «Para amadurecer»
«É uma competição diferente, mas que procuraremos disputar com a mentalidade de sempre, procurando vencê-la. Serve também para adquirir experiência, sobretudo para os jogadores mais jovens, frente a equipas que praticam outro basquetebol, com outras características, o que, desde logo, permite à equipa amadurecer a todos os níveis. É uma prova muito aberta, pelo que o favoritismo deve ser repartido por todas as equipas. No que nos diz respeito, lideramos o campeonato e estamos a jogar bem. O ambiente não é fundamental, desde que joguemos concentrados. Temos por costume entrar bem neste género de competições. Vamos ver se isso acontece novamente.»

Miguel Miranda: «Por mérito próprio»
«É uma competição importante, em que estamos presentes por mérito próprio e na qual entramos, obviamente, para ganhar. Frente às equipas angolanas, vamos encontrar um basquetebol completamente diferente daquele que se joga na Europa, mais atlético e baseado no um contra um. As equipas africanas, em termos técnicos e tácticos não melhores do que as equipas europeias, mas lutam muito, com muito contacto e muitos jogadores a saltar pela posse de bola. Creio que, também por isso, as equipas portuguesas são favoritas.»

Sem comentários: