sábado, 12 de fevereiro de 2011

Reeditar o melhor jogo do campeonato



Nessa altura o FC Porto somava a 4º vitória consecutiva. Amanhã, procura a 8ª vitória consecutiva que permitirá dar um passo de gigante rumo à conquista do título, independentemente do que o amigo do grande rival, o Vitória, possa fazer no estádio da Luz.

Não tem sido uma grande época para o SC Braga, apesar de além fronteiras ter dado grandes momentos de futebol, inclusive, ter somado mais pontos na Champions do que o campeão nacional em título, já para não falar da louca eliminatória com o Sevilha. Mas nas provas nacionais não tem sido de facto uma época ao nivel da anterior. Ainda assim, sem hipóteses de sonhar com a Champions, o SC Braga está muito bem colocado para alcançar o 3º lugar, pois irá defrontar todos os adversários que estão à sua frente, em sua casa.

A grande diferença está sobretudo no sector defensivo. Muito mais frágil do que o ano passado neste sector, mas ofensivamente, é o 3º melhor ataque, batido apenas pelos dois primeiros classificados.

Amigos amigos negócios à parte. Foi assim no jogo do Dragão, será assim amanhã. O FC Porto não vai ter a vida fácil e este jogo poderá sem dúvida, pelo seu grau de dificuldade, motivar uma equipa, que apesar de ir na 7ª vitória consecutiva, a nível exibicional, não tem estado bem.

O mês de Janeiro e inicio de Fevereiro, foi sem dúvida o pior período até ao momento do FC Porto. Foi neste período que o FC Porto somou as únicas 2 derrotas oficiais, até ao momento, e ficou afastado de uma das provas que ambicionava ganhar e outra ficou muito complicada de lá chegar.

É tempo pois de a equipa reencontrar-se e voltar às grandes noites de vitórias, domínio, golos. É tempo de ver Villas Boas a festejar efusivamente os golos, e comandar a equipa ao ponto de ficar rouco, como vimos no passado.

Ainda sem Falcão e Alvaro Pereira, penso que a opção é a mais correcta, é preciso recuperar os jogadores a 100%, Villas Boas fez algumas alterações na convocatória. Destaque para o regresso de Walter, finalmente, e novamente a ausência de Cristian Rodriguez, que ganha contornos de frustração ver um jogador que já fez o que fez em Portugal, e não consegue ganhar o ritmo desse período. Não é com certeza, com pequenas aparições em jogos que o ganhará.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Outro aspecto que tem sido falado neste periodo menos positivo do FC Porto tem sido a incapacidade de alterar tacticamente, dentro de campo, quando as coisas não correm bem. É certo que tem existido algumas ausências importantes, contudo, sem Falcão, lesionado e sem Walter por opção, impunha-se outro esquema táctico, aquele que no ano passado com Jesualdo Ferreira ganhou os últimos 10 jogos oficiais da época.

Mas, face ainda às ausências, e sobretudo ao aproximar da Liga Europa é bem possível que amanhã Villas Boas opte por um sistema táctico diferente do habitual. Faz algum sentido, pois o SC Braga irá apresentar-se neste jogo com vontade de vencer e controlar o jogo. E faz sentido pelas opções que Villas Boas tem ao seu dispor. Um conjunto de jogadores fortes no meio campo, capaz de formar um quarteto forte, defensivamente e ofensivamente, e atacantes rápidos e com sentido de baliza.

São esperados os regressos de Fucile, para o lado esquerdo e Belluschi no meio campo.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Otamendi e Rolando, Fernando, Guarin, Belluschi e João Moutinho, Hulk e Varela.

Antevisão de Villas-Boas:



São esperados muitos portistas amanhã em Braga, o que torna ainda mais apetecível este encontro. O FC Porto precisa de apoio, é certo que algumas das críticas fazem sentido, mas quando é o momento de apoiar temos de estar lá.

O jogo está marcado para 20:15 e terá transmissão na Sport TV1.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã temos um jogo muito importante, se calhar o mais importante desta segunda volta, pois se o vencermos daremos um passo determinante, embora não decisivo, rumo ao título.

Espera-se um jogo díficil, pois o Braga tem uma excelente equipa, apesar de este ano estar menos sólido defensivamente.

Devemos explorar as laterais defensivas do Braga e para tal optar por um esquema táctico que encoste Hulk à linha.

Temos de ser agressivos no meio campo e pressionantes. Não podemos cair no adormecimento que tem acontecido nos últimos jogos.

Acredito que iremos vencer, porque somos melhores, temos é de lutar para tal.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Importante ganhar, primeiro, razão fundamental, manter distâncias para o segundo. Depois porque uma vitória faz aumentar a confiança e dá moral para Sevilha.

Um abraço

Rage disse...

Este jogo para mim será bom para mostrar que continuamos fortes e teremos melhores oportunidades do que nos jogos que temos tido em casa.

Só um pequeno reparo o nosso jogo apenas vai dar na Sporttv, o que vai dar na tvi é o das galinholas.

Abraços