sexta-feira, 18 de março de 2011

Spartak de Moscovo nos Quartos-de-Final da Liga Europa


O sorteio ditou mais uma vez um adversário russo, desta vez o Spartak de Moscovo do ex-portista Ibson.

Nas meias finais teremos:

Vencedor do FC Porto/Spartak contra o vencedor do Villarreal/Twente

Vencedor do SC Braga/Dínamo Kiev contra o vencedor do Benfica/PSV

Fernando Gomes: “Spartak é das equipas mais fortes da Rússia”

O director das relações externas do FC Porto afirmou que o jogo com o Spartak de Moscovo, adversário dos ‘dragões’ nos quartos-de-final, será “complicado”.

“É sempre uma viagem bastante complicada. O Spartak de Moscovo é uma das equipas mais fortes da Rússia. Veio da Liga dos Campeões, em que foi eliminado pelo Chelsea. Acabou de eliminar o Ajax, é uma equipa de prestígio. Qualquer adversário agora seria difícil", afirmou Fernando Gomes, após o sorteio realizado em Nyon.

Fernando Gomes reforçou, no entanto, que “o objectivo do principal é o campeonato nacional” e é nisso que o FC Porto se mantém focado, embora a equipa, embora sublinhando que a equipa tudo fará “para dar o melhor pelo clube”.

O FC Porto regressa a Moscovo, depois de ter eliminado o CSKA nos oitavos de final, e voltará a jogar no Estádio Luzhniki, cujo relvado sintético é uma dificuldade acrescida: “O jogo com o CSKA mostrou-nos isso, mas já vamos com essa experiência”, afirmou.

Com três equipas portuguesas nos quartos-de-final [Benfica, FC Porto e Sporting de Braga], Fernando Gomes disse que esperava “qualquer equipa”, mas frisou que “para o futebol português foi melhor” não ter havido cruzamentos nesta fase. “É fantástico o futebol português estar nesta situação”, acrescentou.

Valeri Karpin, treinador do Spartak de Moscovo, reconheceu que o F.C. Porto é o favorito para o confronto dos quartos de final da Liga Europa, frisando que lhe era indiferente o adversário.

"Conheço muitos dos futebolistas desse clube. Por exemplo, Hulk, Falcão ou Varela. Tenho muita informação sobre jogadores concretos, mas, no que respeita à táctica do F.C. Porto, ao seu jogo como equipa, devo estudar muito bem essa questão", declarou aos jornalistas.

Valeri Karpin não esconde que preferiria jogar contra o Dínamo de Kiev. "Em geral, é-me indiferente contra quem jogar. Se fosse o Dínamo, jogaríamos contra ele, saiu outro, significa que o destino assim o quis".

Ao responder à pergunta sobre se o objectivo do Spartak é chegar à final do torneio, Karpin respondeu com humor: "O nosso objectivo é sermos corridos já nos quartos de final".

"Claro que o sorteio não nos deu o adversário melhor, mais fácil. Já ouvi dizer muitas vezes que o F.C. Porto é o principal pretendente à vitória na Liga da Europa", reconheceu.

Porém, o jovem treinador do Spartak diz não recear o confronto com uma equipa treinada por outro jovem treinador, André Villas-Boas.

Ibson «Não há qualquer sentimento de vingança»
«Vivi momentos felizes logo na minha chegada ao Porto, mas houve uma mudança de comando técnico da equipa e acabei perdendo espaço no final da minha passagem. Não guardo mágoa nenhuma por isso, muito menos vou jogar com sentimento de vingança», assegurou, em declarações à sua assessoria de imprensa.

Aliás, para além de não guardar, qualquer mágoa, Ibson ainda agradece ao seu anterior clube: «O F.C. Porto fez-me evoluir muito como jogador e também me deu a oportunidade de realizar o meu sonho de jogar na Europa. Sou muito grato ao clube por isso. O destino tratou de promover esse reencontro e estou pronto para ele», garantiu.

Sobre o jogo em si, Ibson espera que o Spartak possa continuar a trilhar o caminho do sucesso, até porque, já se sabe, não há adversários fáceis nesta altura.

«Estamos motivados com a classificação para os quartos-de-final e vamos fazer o que for possível para surpreender mais uma tradicional equipa da competição. Só teremos «pedreira» daqui para frente», brincou.
A primeira mão será disputada no Dragão a 7 de Abril e a segunda mão será a 14 de Abril em Moscovo.
Para chegar aos quartos-de-final o Spartak, que foi repescado da Liga dos Campeões, eliminou o Basileia nos 16avos (venceu 3-2 na Suiça e empatou 1-1 em Moscovo) e o Ajax nos oitavos-de-final (ganhou 1-0 na Holanda e ganhou 3-0 em Moscovo).
Na Liga dos Campeões o Spartak fez 9 pontos, fruto de 3 vitórias, uma fora por 1-0 diante do Marselha, uma outra em casa por 3-0 diante do Zilina e outra fora diante deste mesmo adversário por 2-1.
Perderam os outros 3 jogos, um fora por 3-0 diante do Marselha, outro fora por 4-1 diante do Chelsea e finalmente em casa novamente diante do Chelsea por 2-0. Os apurados do grupo foram o Chelsea e Marselha.
É uma equipa que conta no seu plantel com vários jogadores brasileiros, entre os quais o nosso bem conhecido Ibson. Conta com o perigoso goleador brasileiro Wellinton que na época passada foi o melhor marcador da liga russa com 20 golos, o que contudo não impediu o 4º. lugar no campeonato.

Encontra-se no início de época da liga russa, e já perderam  fora, na primeira jornada diante do FC Rostov por 4-0.


É uma equipa menos forte que o CSKA, e que está ao nosso alcance.
Somos favoritos nesta eliminatória.


Estrela da equipa
in uefa.com
O jovem Jano Ananidze, médio ofensivo de 19 anos, está a causar sensação na Rússia, UEFA Europa League e selecção georgiana.
Com 1,70m de altura e apenas 60kg, pode ser de estatura reduzida, mas Ananidze já causou sensação na primeira divisão russa. No ano passado, o jovem tornou-se no mais novo marcador na história da Liga russa e, aos 18 anos, este entusiasmante médio já tem experiência em jogos de selecções, UEFA Champions League e UEFA Europa League.

Nascido na pequena cidade costeira georgiana de Kobuleti, situada na costa do Mar Negro, Ananidze não demorou a seguir os passos do seu pai Amiran, que representou a equipa local antes de se iniciar na carreira de treinador. Ananidze também envergou as cores do clube da sua terra antes de ingressar, aos 12 anos, na academia do FC Dinamo Tblisi. Dezoito meses depois, estava no FC Dynamo Kyiv, antes de, no Verão de 2007, mudar-se para a capital russa, aceitando a oferta do Spartak.

Os observadores do Spartak de Moscovo ficaram a saber do talento do médio quando, ao serviço da selecção Sub-17 da Geórgia, teve uma excelente actuação frente à Rússia, em partida realizada em Moscovo. Ananidze ainda tinha 16 anos quando foi promovido à equipa de reservas do clube da capital e, em 2009, foi convidado a participar nas sessões de treino da equipa principal. Fez a sua estreia em jogos oficiais nesse mesmo ano, tendo cumprido os 90 minutos do encontro frente ao FC Krasnodar, dos 16 avos-de-final da Taça da Rússia, culminando uma memorável exibição com a obtenção do único golo do encontro.

Três meses depois, Ananidze tornou-se no mais jovem marcador da história da Liga russa quando, com 17 anos e oito dias, fez golo ao FC Lokomotiv Moskva. Apesar da existência de vários rumores que ligavam o jogador a transferências para Arsenal FC, AC Milan ou Juventus, o Spartak insistiu que não estava interessado em vender a sua mais recente estrela.

Ananidze foi eleito Jogador do Ano da Geórgia em 2009, após ter-se tornado no mais jovem estreante da selecção do seu país, durante a derrota, por 2-0, com a Itália, em jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2010 realizado em Setembro de 2009.



Apesar de, na segunda temporada, não ter conseguido igualar os padrões exibicionais da sua época de estreia, Ananidze teve dois momentos que se destacaram dos demais: os seus dois golos, em Julho, frente ao FC Sibir Novosibirsk, que ajudaram o Spartak a vencer por 5-3, e o tento da vitória da Geórgia, por 2-1, no jogo particular realizado em Novembro frente à Eslovénia.

Jogo-revelação
FC Basel 1893 2-3 FC Spartak Moskva
17/02/2011, UEFA Europa League

Após não ter sido muito utilizado na fase de grupos da UEFA Champions League, Ananidze entrou em campo em Basileia com a sua equipa a perder ao intervalo, por 2-0, no terreno do FC Basel 1893, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final. De repente, os visitantes encontraram o rumo certo e rapidamente empataram a contenda. Ananidze chamou a si os holofotes ao apontar, já em período de descontos, o golo do triunfo na transformação de um livre directo, dando aos moscovitas uma memorável vitória por 3-2.

Discurso directo:
"Estou feliz por representar o Spartak de Moscovo. Gosto muito mais do estilo de jogo do Spartak do que do Dínamo de Kiev."
Sobre a vida no Spartak

"Gosto muito de jogar nas costas dos dois pontas-de-lança, apesar de poder actuar tanto na direita como na esquerda do meio-campo. O mais importante é ajudar a equipa."
Sobre a sua posição preferida

"Sonho ganhar a UEFA Champions League, mas, antes do mais, precisamos de conquistar o campeonato russo pelo Spartak."
Sobre as suas ambições

O que dizem dele:
"O Jano pode cair como uma pena após um 'carrinho', mas está tudo bem. Ele pode passar pelos adversários devido à sua capacidade para pensar depressa e à sua qualidade com a bola."
Valeri Karpin, treinador do Spartak

4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá Porto é para ganhar.Este ano cheira-me que vai ser como em 2003.

Eu acredito!!

Ps: Sabem se se confirma a terrivel noticia sobre o nosso capitão?A confirmar-se devia-se fazer uma homenagem no estádio,porque ele merece,foi por termos jogadores como ele que me tornei portista.

P. Ungaro disse...

Nesta altura todos os adversários seriam complicados ... exceptuando os bermelhos que eram favas contadas.

um abraço e bom fim de semana

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Meus caros, adversário difícil, viagem longa, piso sintético, mas Moscovo tem mais encanto vestida de azul e branco e depois, lá diz o povo, não há três sem quatro - não é assim, mas não faz mal.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Esta equipa russa, treinada por Valery Karpin, ex jogador do Celta de Vigo que esteve no jogo dos 7-0 ao Benfica e marcou, é uma equipa de futebol curto, fruto dos muitos sul-americanos no plantel.
Para chegar aos quartos-de-final o Spartak, que foi repescado da Liga dos Campeões, eliminou o Basileia nos 16avos (venceu 3-2 na Suiça e empatou 1-1 em Moscovo) e o Ajax nos oitavos-de-final (ganhou 1-0 na Holanda e ganhou 3-0 em Moscovo).
Na Liga dos Campeões o Spartak fez 9 pontos, fruto de 3 vitórias, uma fora por 1-0 diante do Marselha, uma outra em casa por 3-0 diante do Zilina e outra fora diante deste mesmo adversário por 2-1.

Perderam os outros 3 jogos, um fora por 3-0 diante do Marselha, outro fora por 4-1 diante do Chelsea e finalmente em casa novamente diante do Chelsea por 2-0. Os apurados do grupo foram o Chelsea e Marselha.

É uma equipa que conta no seu plantel com vários jogadores brasileiros, entre os quais o nosso bem conhecido Ibson. Conta com o perigoso goleador brasileiro Wellinton que na época passada foi o melhor marcador da liga russa com 20 golos, o que contudo não impediu o 4º. lugar no campeonato.
A jovem estrela da equipa é Jano Ananidze, médio ofensivo de 19 anos, está a causar sensação na Rússia, UEFA Europa League e selecção georgiana.

Com 1,70m de altura e apenas 60kg, pode ser de estatura reduzida, mas Ananidze já causou sensação na primeira divisão russa. No ano passado, o jovem tornou-se no mais novo marcador na história da Liga russa e, aos 18 anos, este entusiasmante médio já tem experiência em jogos de selecções, UEFA Champions League e UEFA Europa League.

É uma equipa menos forte que o CSKA, e que está ao nosso alcance.
Somos favoritos nesta eliminatória.

Espera-se muito apoio no Dragão para dar-mos um passo decisivo rumo às semi-finais.

Abraço

Paulo