terça-feira, 8 de março de 2011

Vamos lá quebrar novamente o gelo

O FC Porto já está em Moscovo para disputar na próxima quinta-feira o CSKA, nos oitavos de final da Liga Europa.

Complicado comparar este adversário com o Sevilha. Tecnicamente inferiores mas fisicamente mais fortes talvez seja a grande diferença entre o último e o próximo adversário do FC Porto.

O clima, com probabilidades de temperaturas negativas é sem dúvida outra imagem de marca quando se defronta equipas do leste.

O CSKA apresenta-se nesta prova como o 5º mais bem cotado no ranking da UEFA que significa claramente uma das equipas mais fortes em prova. Contudo há que referir que no campeonato russo a equipa mais forte é sem dúvida o Zenit, tal como o Spartak de Moscovo, pelo que juntando ao facto de o campeonato russo ainda não ter iniciado e apenas ter disputado a Supertaça, ganha pelo Zenit, significa que é claramente um adversário à altura do FC Porto.

Serão 2 jogos totalmente distintos. Este primeiro será condicionado pelas condições atmosféricas onde será necessário um FC Porto diferente do habitual.

Quem está de regresso para este jogo e será sem dúvida uma mais valia é Hulk, que regressa após o castigo no último jogo do campeonato. Ainda que a equipa tenha respondido bem, notou-se claramente falta de explosão e remates à baliza.

No sentido inverso, Mariano por não estar inscrito e Alvaro Pereira que cumpre 1 jogo de castigo nesta prova, não serão opções. No caso de Alvaro Pereira é sem dúvida uma perda importante, uma vez que Rafa também não é opção.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Villas Boas deverá proceder a algumas alterações no onze. Aparentemente este jogo não será o adequado para jogadores com mais capacidade técnica do que propriamente poder físico. Sendo assim poderá surgir na equipa inicial jogadores como Guarin e Cristian Rodriguez em detrimento de Belluschi e James Rodriguez.

O FC Porto necessita de um meio campo e ataque mais musculado e resistente e sem duvida que com Guarin, com mais capacidade de recuperação e de remate e com Cristian Rodriguez, que poderá ter tido no último jogo no Dragão o factor motivação que faltava, poderá dar mais força bem como ajudar nas recuperações.

Na defesa é de esperar o regresso de Sapunaru ao lado direito, uma vez que Fucile deverá assegurar o lado esquerdo e Otamendi, uma vez que as características deste jogo impõe mais agressividade e choque do que propriamente rapidez nas antecipações.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Rolando e Otamendi, Fernando, Guarin e Moutinho, Hulk, Falcão e Cristian Rodriguez.

Outro dado que o FC Porto deverá jogar é saber desde logo que o segundo jogo será no Dragão, pelo que é importante que o FC Porto jogue com o mesmo pensamento e forma que o fez em Sevilha, uma concentração e segurança defensiva e o atrevimento para marcar, pelo menos, 1 golo no campo do adversário.

Antevisão de Villas-Boas:



Se assim for, será com certeza um passo de gigante rumo à próxima eliminatória, que será já os quartos-final.

O jogo está marcado para as 18:00 de Portugal e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã teremos um jogo difícil em Moscovo.

Ao longo da sua história o FC Porto tem dado provas que em situações climatéricas adversas, sempre dá a volta por cima, adapta-se, luta e vence.
O relvado é artificial e tem aquecimento, por isso espera-se um relvado sem muita neve. Esperemos que os nossos jogadores se adaptem à relva artificial.

Somente o frio e a longa viagem poderão condicionar a nossa equipa.

O CSKA perdeu diante do Zenit o primeiro troféu russo da época - a supertaça - e por certo irá entrar motivado para tentar dar uma resposta aos seus adeptos.

O CSKA apesar de não ter sido campeão na época passada, é uma equipa muito organizada, que conta com excelentes valores individuais como o guarda-redes Akinfeev, os defesas Ignashevich,Semberas, e os irmãos Berezutski.
No meio campo contam com Tosic (excelente jogador, mas que está lesionado e vai falhar esta 1ª. mão), Aldonin, o japonês Honda (um excelente jogador) e Dzagoev (o melhor jogador russo da actualidade).
No ataque tem dois excelentes finalizadores o jovem checo Necid e o experiente Wagner Love.

As estatísticas jogam a nosso favor, nos 4 confrontos com o CSKA, nunca perdemos, ganhamos sempre fora, empatamos sempre em casa, e nunca sofremos um golo desta equipa.

Não obstante o nosso favoritismo, temos de ter uma atitude guerreira, e jogar com afinco.

É muito importante marcar fora.
Espera-se um FC Porto forte para dar já amanhã um passo importante rumo aos quartos de final.

Abraço e boa semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Há uma teoria que diz que não se deve voltar a um lugar onde se foi feliz. Essa teoria, no que diz respeito a Moscovo e ao CSKA, não se aplica ao F.C.Porto. O Dragão já foi feliz uma vez - 0-1, golo de B.Mc Carthy, em 2004 -, voltamos e fomos felizes outra vez - 0-2, golos de Quaresma e Lucho, em 2006 - e agora, quando voltamos pela terceira vez e como não há duas sem três, esperamos sair novamente da capital russa com um sorriso nos lábios. Não vai ser fácil, não porque está frio e até pode nevar, ou por causa do sintético... Ao frio já estamos habituados e pelo piso não é que o gato vai às filhoses, mas porque a equipa moscovita é boa, tem bons jogadores e está fresquinha. Assim e para manter a tradição, é necessário o Porto de gala, o melhor Porto, o Porto das grandes noites europeias, o Porto que, esta época e na Liga Europa e fora de casa, ainda não conheceu o travo amargo da derrota. Se esse Porto estiver no Luzhniki, acredito que podemos dar um passo importante no caminho para os quartos-de-final.

Um abraço

D.Liberal disse...

Caro portista,

obrigado pelos streams que dao mto jeito.

Dragus Invictus disse...

Boa tarde amigo D.Liberal,

Obrigado pela visita:)

Do lado direito do blogue além dos mencionados no post, tem também live streams para hóquei e andebol.

Abraço

Paulo