quinta-feira, 14 de abril de 2011

Andebol * FC Porto 43 - Águas Santas 22

3ª. Jornada da Fase Final

Publicado no jornal "O Jogo" por Augusto Ferro

Quando tudo corre melhor que o previsível, só há que realçar virtudes. Foi o que aconteceu no jogo em que o FC Porto recebeu o Águas Santas, e em que os bicampeões nacionais aplicaram uma derrota pesada - quase pelo dobro dos golos - a uma equipa que há pouco mais de um mês, na fase regular, tinha lutado até quase ao final pelos pontos naquele mesmo pavilhão e que neste último fim de semana derrotou o Benfica.

Os bicampeões nacionais tiveram o jogo controlado desde o primeiro momento e o triunfo ficou assegurado quando conseguiram um parcial de quatro golos que lhes permitiu concluir a primeira parte com uma vantagem nos dois dígitos. A base do sucesso foi a forma eficaz como o FC Porto defendeu.

No segundo tempo deu para tudo, o que permitiu ver, pelas contigências da partida, os suplentes de Obradovic a brilharem. Todos jogaram, todos marcaram e alguns dos novatos até brilharam, como Quintana, Elias e Edvaldo. O FC Porto tem segunda linha. No Águas Santas, o único que escapou ao apagão geral foi o ponta Jorge Sousa.

Num desafio farto em golos, importa também destacar as boas exibições dos guarda-redes dos Dragões: Hugo Laurentino defendeu 11 remates, revelando uma eficácia de 52 por cento; Alfredo Quintana assumiu a baliza em toda a etapa complementar, efectuando 10 defesas (eficácia de 45 por cento).

Todos os jogadores de campo do FC Porto Vitalis marcaram: Gilberto Duarte, 7; Dario Andrade, 5; Ricardo Moreira, 5; Tiago Rocha, 4; Wilson Davyes, 4; Inácio Carmo, 4; Augusto Pedro, 3; Pedro Spínola, 3; Edvaldo Ferreira, 3; Filipe Mota, 2; Elias Nogueira, 2; Nuno Grilo, 1.

Figura
Gilberto Duarte
Um toque de maestro
Apesar de só ter defendido numa parte do jogo, foi quem mais facturou. Não foi só pela capacidade concretizadora e defensiva (também eficiente) que se destacou, mas ainda pela forma como amparou os colegas novatos em campo.

Declarações de Ljubomir Obradovic no final:

Bom prenúncio para o que resta da prova
«Estou contente; hoje jogámos como treinámos. Este desafio é um bom prenúncio para os sete jogos finais. Demonstrámos o nosso valor e alcançámos uma vitória justa.»

Continuar a praticar um andebol de alto ritmo
«É o segundo ano em que estamos juntos, portanto é normal que a equipa pratique um andebol com um ritmo alto, com uma defesa coesa e rápidas reposições de bola e saídas para o contra-ataque. Temos de continuar assim.»

Importante poder rodar a equipa
«Gosto de ter 14 jogadores e de poder rodar a equipa, principalmente nesta fase mais intensa, em que o calor nos pavilhões provoca um desgaste maior. Gostei muito do jogo e da atitude dos jogadores menos utilizados.»


No dia 16 de Abril pelas 17h00, o FC Porto desloca-se a Braga para defrontar o ABC, em jogo da 4ª. jornada da fase final.

Sem comentários: