quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vamos lá quebrar o gelo novamente – O regresso

No passado dia 10 de Março, o FC Porto deslocou-se a Moscovo para jogar a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. O adversário foi o CSKA e apesar das dificuldades, vencemos, num jogo que ficou marcado pela experiência e competência do FC Porto.

Hoje o FC Porto regressa a Moscovo para defrontar o Spartak para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. E se no mês passado a adaptação ao clima e sobretudo ao relvado até foi bastante positiva como o resultado o demonstra, é claramente de esperar um FC Porto mais forte, neste capítulo e a fazer uso da sua experiência face a um resultado de 5-1, imposto na primeira mão no Dragão.

Quando se fala em experiência fala-se na capacidade de gerir resultados e eliminatórias. O FC Porto tem demonstrado excelente leitura do jogo dos adversários, antes e durante os jogos o que tem permitido avançar, jogo após jogo, eliminatória após eliminatória.

Com um calendário muito apertado, 14 dias, 5 jogos, o FC Porto parece não querer vacilar em nenhuma das frentes. Iniciou e bem este ciclo com uma vitória em Lisboa que deixou, aquele a que chamam estádio da Luz, sem Luz, depois deu um passo de gigante rumo às meias-finais da Liga Europa, goleando o Spartak e quando todos pensavam que em Portimão, o FC Porto iria escorregar viu-se um FC Porto que venceu novamente e por duas vezes deixou-se empatar tendo ido à procura da vitória.

Apesar do FC Porto ter mudado vários elementos no último jogo, ainda assim, foi possível ver muitos jogadores a titulares ou que tenham entrado que serão titulares em Moscovo.

Quem não estará presente, por motivos de lesão é Belluschi, que para além deste jogo não defrontará o Sporting no próximo fim-de-semana. Uma baixa importante nesta fase, pois tem sido um jogador importante e que tem permitido manter uma qualidade no meio campo do FC Porto, quer quando é titular, quer quando é opção para o jogo. Por opção, ficaram de fora Pawel, Sereno e Mariano, este último por não estar inscrito.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Villas Boas convocou 19 jogadores o que pode significar que entre eles exista alguém em dúvida para o jogo. Pelas notícias que vieram a público não se percebe claramente quem seja, mas face aos nomes, pode ser alguém do sector atacante.

O Spartak, depois da goleada no Dragão e a juntar ao mau inicio no campeonato, vive momentos delicados, sobretudo para Karpin, o treinador da equipa. Não parece que seja neste confronto com o FC Porto que os ânimos fiquem mais aliviados, até porque a passagem à próxima eliminatória é uma tarefa muito difícil para não dizer impossível.

É de esperar no entanto um FC Porto diferente a nível da postura que habitualmente tem em campo. Pode não ter sido de todo estranho o sistema táctico que iniciou o jogo em Portimão, o que a ser verdade pode ter significado um teste ao que podemos ver em Moscovo, ou seja, um FC Porto mais forte a nível do meio campo, e a aproveitar o contra ataque. Em Portimão, não funcionou muito bem, pois a iniciativa do jogo não estava do lado do adversário, sobretudo na primeira parte.

Mas em Moscovo é esperada uma equipa que vai querer limpar a imagem da goleada e do mau inicio de época, pelo que esta ideia de povoar o meio campo e dar liberdade para o contra ataque não pareça de todo descabida.

Nesta lógica Villas Boas poderá fazer algumas alterações à equipa e ao esquema táctico promovendo um meio campo mais povoado e lá na frente dois avançados rápidos, que poderá mesmo significar a ausência do onze inicial do melhor marcador da prova, Falcão. Fundamental não perder nenhum jogador por lesão neste tipo de terreno, quando estamos perto de momentos decisivos da época.

Antevisão de Villas-Boas e Guarin:



Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro Pereira, Rolando e Otamendi, Fernando, Moutinho, Ruben Micael e Guarin, Hulk e Varela.

O FC Porto deu de facto um passo de gigante rumo às meias-finais no Dragão, mas será em Moscovo que irá confirmar a passagem à próxima eliminatória, que tudo indica será com o Villarreal de Espanha.

O jogo está marcado para as 18:00 de Portugal e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto volta a Moscovo, capital da Rússia, cidade onde sempre que jogou, ganhou. Desta vez vai com uma vantagem confortável, que lhe dá alguma tranquilidade, mas não vai em passeio. Encarar o jogo com a concentração máxima, o espírito correcto e com vontade de ganhar, é fundamental e meio caminho andado para o objectivo de chegar às meias-finais, ser atingido. Estamos bem, muito bem mesmo, confiantes, moralizados, a pintar um quadro lindo e não queremos borrar a pintura. Para isso só temos de dar continuidade ao que de bom temos feito. Não precisamos de muito, de nos excedermos, não, apenas temos de ser inteligentes, estarmos concentrados, saber jogar com o relógio, sermos iguais a nós próprios. Se não formos, se dermos o flanco, formos displicentes, relaxados, não estivermos dispostos a trabalhar e a lutar muito, porque vamos defrontar uma boa equipa, podemos ter alguma surpresa desagradável e isso não queremos. Seria uma grande desilusão, agora que estamos tão perto e o sonho está cada vez mais à vista. Digo isto porque estou a ver demasiada euforia, demasiado olhar para a frente, demasiado facto consumado. Não é o nosso estilo. Espero que seja só impressão minha... O prestígio e o respeito consolidam-se com boas prestações e não com tiradas muito bonitas, que causam impacto, mas que se viram contra nós, se não tiverem correspondência na prática.
Fica o alerta.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois da vantagem obtida na primeira mão, é importante manter o discernimento, e não entrar em facilitismo. O Spartak vai querer vencer para limpar a imagem deixada no Dragão, e espera-se uma entrada forte dos russos no jogo.
Temos de lutar para vencer esta partida, pois é sempre importante manter a sequência de vitórias, e temos o prestigio internacional do clube a defender, e obter pontos para o nosso País solidificar posição no ranking.

Espero portanto uma vitória, e mais uma noite europeia histórica para o nosso clube.

Abraço

Paulo