quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Final antecipada...

E o grande jogo chegou! Logo à noite o FC Porto recebe o Villarreal naquele que é seguramente a final antecipada, provavelmente a que a UEFA pretendia, após a determinação das equipas que iam jogar na meia-final.

Nos últimos dias foi frequente os constantes elogios de jogadores e equipa técnica do Villarreal para com o FC Porto. Ora, para uma equipa que tem um orçamento superior ao do FC Porto, joga na melhor liga actual e está catalogada como a melhor equipa espanhola a seguir a Barcelona e Real Madrid, é de estranhar estes elogios e a atribuição absoluta de favoritismo ao FC Porto. Claramente o pretendido é destabilizar o grupo do FC Porto para poderem surpreender.

Mas uma coisa é verdade nestas declarações. O FC Porto é superior em todos os aspectos do jogo. A nível de experiência nas competições, defensivamente mais forte, e no ataque muito mais mortífero.

Contudo há que reconhecer que o Villarreal é de facto a 3ª melhor equipa de Espanha, apesar de ocupar o 4º lugar, foi possível ver uma diferença bastante grande no confronto com o Sevilha e sem os seus melhores jogadores a actuarem de inicio. O Villarreal apresenta um conjunto de individualidades muito forte, mas colectivamente apenas sobressai do sector do meio campo para a frente. Defensivamente é uma equipa fraquinha e será aí a chave desta eliminatória caso o FC Porto consiga materializar o seu poderio atacante em golos, nomeadamente, Hulk, Falcão e talvez Varela consigam ter mais uma noite de luxo e quem dar um passo de gigante já no jogo do Dragão.

Depois de um ciclo apertado e com jogos importantes e ainda ter surgido um conjunto de lesões, todas ao mesmo tempo, o FC Porto teve 7 dias para recuperar forças e preparar este jogo. Boas notícias chegaram ao Dragão com a recuperação de Helton e Guarin. Já Fucile e Belluschi continuam limitados e provavelmente só poderão dar o contributo na final que todos esperamos que seja alcançada.

Villas Boas, face a este cenário chamou aos convocados Maicon, Helton e Guarin, tendo ficado de fora, Pawel, Sereno e Mariano, este último por não estar inscrito.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Rolando, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

O percurso do FC Porto nesta prova tem sido excepcional. Em 14 jogos oficiais, conta com 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Curiosamente, os jogos que não ganharam foram no Dragão! Mas frente a CSKA e Spartak de Moscovo o FC Porto demonstrou uma capacidade acima da média nos dois jogos efectuados, com principal destaque para a competitividade demonstrada no Dragão e em Moscovo, quando as eliminatórias ficaram decididas logo no primeiro confronto directo.

E tem sido assim na Liga Europa, na Liga Portuguesa, que continua a somar vitórias e está apenas a 1 vitória de estabelecer novo recorde, 16 vitórias consecutivas e foi assim mais recentemente na demonstração categórica de superioridade em Lisboa para a Taça de Portugal.

O destino desta equipa é vencer, e Villas Boas tem sido muito competente em motivar e preparar a equipa para todos os jogos, conferindo uma atitude ganhadora.

Esta noite o teste vai ser complicado, mas ao contrário do que se passou com as equipas de Moscovo, esta eliminatória será decidida apenas em Espanha.

Villas Boas não deverá mudar a táctica e o FC Porto deverá apresentar o seu esquema preferido. Sem preocupações no sector atacante e com o surgimento de Cristian Rodriguez, é neste sector que Villas Boas poderá ainda ter dúvidas. Quem jogará com Falcão e Hulk?
Antevisão de Villas-Boas



Candidatos existem três. Varela, que tem tido exibições pouco consistentes, tem a vantagem da imprevisibilidade e frescura física. James Rodriguez, com mais potencial para jogar atrás no ponta de lança tem a desvantagem de não encaixar tão bem como Varela e Cristian Rodriguez no esquema de jogo. Cristian Rodriguez, que tem subido de forma é claramente um forte candidato a titular neste jogo, uma vez que faz sentido aproveitar a motivação e continuar a dar a titularidade depois do excelente jogo que fez para a Taça de Portugal.

No meio campo, apesar do regresso de Guarin, faz algum sentido apostar em Ruben Micael, pelas mesmas razões de Cristian Rodriguez. Foi titular para a Taça de Portugal e jogou muito bem, tal como tinha feito contra o Sporting. È de aproveitar o bom momento e dar uma oportunidade de mostrar o seu futebol também na Liga Europa. No caso de Guarin, e face à paragem que teve, e sobretudo porque o FC Porto joga em casa e quer Fernando quer Moutinho possuem bons atributos de recuperação de bolas, faz algum sentido apostar em Ruben Micael.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Rolando e Otamendi, Fernando, Moutinho e Ruben Micael, Hulk, Falcão e Cristian Rodriguez.

Muito importante será o apoio dos adeptos logo à noite no Dragão. Aliás quer neste jogo quer em Espanha é muito importante o FC Porto contar com um apoio massivo dos seus adeptos, frente a um adversário que é e será o mais complicado desta competição que surgiu no caminho dos Dragões.

A todos aqueles que possam estar no Dragão, não hesitem e apoiem a nossa equipa do princípio ao fim, não esquecendo o jogo que estes jogadores fizeram para a Taça de Portugal. Eles merecem isto e muito mais.

O jogo está marcado para as 20:05 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Este Porto de luxo, que nos alimenta o ego, nos enche de orgulho e uma das poucas coisas boas neste Portugal triste, deprimido e falido, enfrenta os espanhóis do Villarreal, conhecido pelo submarino amarelo, equipa emergente do país vizinho e de há uns anos a esta parte, uma equipa que se bate pelos lugares cimeiros na melhor Liga do mundo. F.C.Porto e Villarreal são, com todo o respeito pelos outros contentores, Braga e Benfica - repescados da Champions -, os legítimos repesentantes da verdadeira Liga Europa e aqueles que têm feito o percurso mais digno de realce. Pena não se encontrarem na final, mas já que não pode ser e alguém tem de ficar pelo caminho, como é óbvio, que sejam os amarelos a verem Dublin por um canudo. Para que o meu desejo se torne realidade, é necessário um Porto a jogar nos limites, ao seu melhor nível, consciente que a eliminatória tem dois jogos e que quem arrisca de mais, sujeita-se a ser surpreendido.

A equipa de Juan Carlos Garrido é boa e do meio-campo para a frente muito boa. Médios como S.Cazorla e B.Valero ou os dois avançados, Nilmar e Rossi, versáteis, bons de bola e rápidos, daqueles que os centrais detestam, têm de ser olhados com toda a atenção e são um perigo permanente, numa equipa, repito, que é muito forte. Mas se formos humildes, não nos deixarmos iludir por favoritismos que muitas vezes têm segundas intenções e juntando um apoio forte de um Dragão lotado e a fervilhar de entusiasmo, podemos sonhar com Dublin e voltar a fazer história.
Eu acredito, todos acreditamos.
Força Porto, nós seremos a tua voz, queremos mais uma vitória, conquista-a por nós .

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O confronto entre FC Porto e Villarreal trata-se mesmo de uma final antecipada.
Tratam-se das duas melhores equipas em competição e que melhor futebol praticam.

O Villarreal tem feito um excelente campeonato, numa liga tão competitiva como é a espanhola, e não fosse a cabeça dos jogadores estar virada para a Liga Europa, estariam mais acima na tabela classificativa.
Tem no seu plantel jogadores de grande qualidade, tais como os internacionais espanhóis Capdevilla, Marchena, Santi Cazorla (cuidado com este médio), Borja Valero e Senna. No ataque contam com os letais Nilmar e Rossi.

Esta equipa espanhola tem fragilidades defensivas, e o FC Porto tem de fazer um jogo de grande entrega e humildade, e se estiver ao seu melhor nível vai com certeza vencer, pois apesar da qualidade do adversário somos colectivamente e em alguns sectores individualmente mais fortes.

É fundamental não sofrer golos. Mais vale uma vitória por 1-0 que uma por 2-1, apesar de termos a capacidade de marcarmos no reduto espanhol na segunda-mão.

Logo espera-se assim uma grande noite europeia, e que o FC Porto consiga um resultado que lhe permita fazer uma viagem tranquila a Espanha para a 2ª. mão.

O apoio em massa dos adeptos vai ser essencial, e também a sua paciência. Hoje não vamos ter ópera. Vai ter de efectuar um jogo inteligente, muitas vezes mais de controlo e não de ataque desmesurado.

Espero que a arbitragem seja isenta, e que não nos queiram prejudicar, para que não hajam 2 equipas portuguesas na final. Bem sabemos que Platini e os seus pares, são mestres nestes "feitos" ... basta-nos recordar da forma escandalosa como o Chelsea foi roubado diante do Barcelona há umas épocas atrás, só para se evitar final inglesa.

Abraço

Paulo

Borges disse...

Pessoalmente, não considero o Ruben Micael, um jogador fulcral para jogar de início.
É melhor o Guarin. Embora tenha estado parado, a paragem não foi longa (felizmente) e no meio-campo ele assenta melhor no esquema de jogo do Porto. Para além de que é mais rápido a decidir e o Porto necessitará igualmente da sua fora meia-distancia.

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo Borges,

Provavelmente jogará Guarin de início, se estiver bem fisicamente, isto apesar das últimas excelentes prestações do Ruben.

Ruben dá mais poder no último passe e construção. Guarin transporta mais a bola, dá mais músculo ao meio campo e tem poder de fogo. É uma decisão que vai depender da análise que AVB fez dos
médios de qualidade do Villarreal.

Abraço

Paulo

Valle disse...

Vamos ganhar, a a Liga Europa 100% Garantido!!!

Abraço

António Valle

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo António Valle,

Eu também acredito! O nosso destino é vencer!

Abraço e obrigado pela visita

Paulo

P. Ungaro disse...

Boas,

O que dizer deste FC Porto ?!?!?! não ha muito mais para alem da demonstração de superioridade que espelha jogo apos jogo. Mais ainda na fase final da epoca estamos bem fisica e mentalmente, por isso se continuarmos fieis aos nossos principios de rigor e seriedade afundaremos o submarino amarelo.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/