segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desporto Adaptado * António Macedo Tricampeão de Ténis de Mesa e Bicampeão na variante pares

Publicado em fcporto.pt

O portista António Macedo sagrou-se tricampeão nacional de ténis de mesa de desporto adaptado e bicampeão nacional na variante de pares, fazendo dupla com Eduardo Silva, nos “Nacionais” que decorreram no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.




Ténis de Mesa Adaptado

O ténis de mesa é jogado nas categorias em cadeira de rodas ou em pé, masculino e feminino, participando atletas com paralisia cerebral, amputados e em cadeira de rodas.
Fazendo parte dos jogos Paralímpicos desde 1950 em Roma, o Ténis de Mesa tem a sua regulamentação similar ao Ténis de Mesa tradicional, apenas com algumas variações quando jogado na modalidade em cadeira de rodas.

Nas suas variantes, no serviço individual não existem modificações, mas a bola deve sair da linha de fundo de quem serve e não pelas laterais, sendo este serviço, apenas permitido no jogo de duplas. Nos jogos de duplas, após o serviço qualquer jogador poderá golpear a bola, desde que as cadeiras não ultrapassem o prolongamento da linha imaginária central da mesa.
É permitido ao jogador apoiar-se na mesa desde que esta não se mova, e este apoio apenas é permitido para recuperar o equilíbrio.

A classificação para a elegibilidade do desporto é dividida em classes, de acordo com o grau de deficiência do(s) atleta(s).
A competição é dividida em provas masculinas e femininas, por equipas, individuais e “open”.

Sem comentários: