terça-feira, 17 de maio de 2011

O dia está a chegar…



Quando na época passada o FC Porto se viu relegado para o 3º lugar, através da secretaria e hoje se sabe que não deveria ter sido assim, e confirmar a sua participação na Liga Europa desta época, desde logo que ficou na mente de todos que seria uma competição para ir até à final.

Da mente passou para objectivo, jogo após jogo, e amanhã o FC Porto estará mesmo na final da Liga Europa em Dublin para lutar por mais um troféu Europeu que poderá ser o 7º da história do clube.

Desde cedo, considerado um dos mais fortes candidatos à conquista, o FC Porto teve uma participação quase exemplar, 16 jogos, 13 vitórias, 2 derrotas e 1 empate, 43 golos marcados e apenas 13 sofridos, o melhor marcador da prova, Falcão, e muitos momentos de futebol espectáculo que deixaram os adeptos deliciados.

Ainda assim não foi uma campanha fácil, adversários como o Sevilha, Villarreal e mesmo o CSKA Moscovo, não foram adversários acessíveis, mas a vontade era muita e no ritmo que o FC Porto colocou em campo seria complicado para qualquer adversário contrariar.

E é com total mérito que o FC Porto entrará em campo amanhã na Arena de Dublin, onde terá mais de metade dos espectadores a gritar o seu nome e a desejar a vitória.
E se o facto do FC Porto estar amanhã na final enche de orgulho não só os Portistas mas também muitos Portugueses, sendo o adversário outro clube Português tornará esta final única na história da UEFA e sobretudo do futebol Português.
O SC Braga apesar de não lhes ser concedidas as mesmas hipóteses de conquista da Taça é importante referir que para trás ficaram Liverpool, Dinamo Kiev e Benfica, clubes que pensavam antes do jogo que estava ultrapassada a eliminatória, mas que morreram na praia, com destaque para os adeptos benfiquistas que para além de promoverem os ingressos para a final, anteciparam-se na compra dos mesmos, facto que não deixa de merecer destaque pela onda de venda de bilhetes na internet.

Por tudo isto e por ser uma final não há margem para erros nem excessos de confiança.

Quase na máxima força, Villas Boas convocou 19 jogadores, ficando de fora par ao embate os lesionados Fucile, Rafa e Cristian Rodriguez, por não ter sido inscrito Mariano Gonzalez e por opção Pawel. Esperava-se a recuperação de Fucile mas infelizmente não poderá ser opção nem mesmo para a final da Taça de Portugal.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Não há grandes tácticas a trabalhar quando se está a 2 jogos oficiais do fim da temporada e quando são duas finais. Villas Boas e estes jogadores já defrontaram o SC Braga por duas vezes e felizmente o saldo foi positivo, com duas vitórias, difíceis, mas justas.


Igual a si próprio, foi assim o FC Porto durante toda a época. No inicio ainda Villas Boas fez várias variações durante os jogos pelas dificuldades da equipa em criar o dinamismo pretendido pelo treinador. Mesmo nessas alturas o sucesso foi evidente. Com o esquema táctico definido e a contribuir para vitórias atrás de vitórias, apenas foram alterando os intérpretes do jogo, o que permitiu uma gestão tão eficiente que o FC Porto foi campeão a 5 jornadas do fim, onde conquistou 4 vitórias e apenas um empate, sem beliscar as eliminatórias da Liga Europa e da fantástica passagem à final da Taça de Portugal.


Villas Boas conta com os regressos de Fernando, Moutinho e Bellushi, que têm vindo a recuperar e serão certamente muito importantes no jogo de amanhã. Sem dúvidas no sector defensivo, Otamendi deverá ser mesmo titular, já no meio campo é esperado Guarin juntamente com Moutinho e Fernando. Lá na frente, e com o bom jogo efectuado por Varela na Madeira é esperado que seja titular amanhã, mas James é igualmente um forte candidato ao lugar, mas o lugar deverá ser mesmo de Varela.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Otamendi e Rolando, Fernando, Moutinho e Guarin, Varela, Hulk e Falcão.

Antevisão (site best-of-futebol.com):



Amanhã Portugal vai parar às 19:45, não é claramente a final desejada pela comunicação social, no caso particular pela SIC onde é aguardado com expectativa se os comentadores Rui Santos, Nuno Luz e companhia estarão na linha da frente, mas será a primeira final europeia com equipas Portuguesas, que esteve para acontecer em 2003, quando o FC Porto chegou à final e venceu e o Boavista foi eliminado nas meias-finais, mais uma vez, equipas do Norte.


A todos aqueles que vão estar em Dublin votos de um excelente espectáculo e desfrutem do momento para mais tarde recordar.

Aos jogadores e equipa técnica que possam estar ao vosso nível e fiquem na história do FC Porto.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã os jogadores, equipa técnica e restante staff/direcção, podem ficar na história do clube, conquistando este ambicionado troféu da Liga Europa.

Eu estou convicto que assim será. Somos favoritos e se estivermos ao nível que estivemos quando defrontamos CSKA de Moscovo, Sevilha e Villarreal, venceremos com maior ou menor dificuldade o troféu.

O meu único receio é o Braga marcar primeiro. Não sou um apreciador do futebol praticado pelo Braga. É um futebol à "Jesualdo", muito construído de trás para frente, e a tentar sair para o ataque maioritariamente em transições rápidas. O Braga apanhando-se a vencer, tem uma organização defensiva muito boa, e uma capacidade de sofrimento tremenda. Basta recordar a forma como eliminaram Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica.

Espera-se uma grande festa no estádio, e que os adeptos se respeitem. Penso que o grande problema de segurança desta final, vai ser o facto de alguns adeptos do Benfica irem ao estádio ver o jogo ... e apoiar o Braga, como ontem vi na TV testemunhos.
Muitos destes benfiquistas nunca foram a uma final, e vão aparecer, para se inteirar do sentimento de lá estar.

Que amanhã se faça história, e que o nosso Porto traga o caneco.

Abraço e boa noite

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Meus amigos do F.C.Porto, não vou estar com grandes considerações, não vou falar em pressão, motivação, confiança, seja no que for, vocês sabem o que têm a fazer e como fazer. Hoje em Dublin, disfrutem e gozem o momento.
Estar numa final europeia não acontece todos os dias e há muitos que nunca lá vão chegar, por isso, aproveitem bem o jogo, dêem o vosso melhor, caprichem, ganhem, porque as finais são para ganhar. É dos vencedores que rezará a história.
Eu confio e acredito.
Força Porto!!!

Um abraço

P. Ungaro disse...

Bom dia !!!

Não ha muito a dizer sobre este FC Porto, da entrada em grande na epoca com a vitoria na supertaça, da forma brilhante como ganhou o campeonato, da fantastica reviravolta que nos levou á final da taça e das goleadas que nos colocaram na final da Europa League. O que se pode dizer é que só ha uma saida possivel, é mais uma vez demonstrarmos á europa e ao mundo o que é ser do FC Porto.

Tragam o caneco !!!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com