domingo, 12 de junho de 2011

Bilhar * Bronze na Taça da Europa de Carambola

Publicado no jornal "O Jogo" por Augusto Ferro

O FC Porto terminou a presença na Taça de Europa de clubes com uma vitória sobre os franceses da AB Clichy-Monmartre, por 3-1. Sucesso que permitiu a conquista do terceiro lugar na competição.

Este resultado do FC Porto não é inédito, tendo sido alcançado pela quinta vez. Ao mesmo podem adicionar-se dois segundos lugares.

O FC Porto é ainda o clube com mais presenças em finais.

Falta-lhe concretizar o sonho que persegue há muitos anos: ser campeão europeu.

Do torneio disputado em Estrasburgo (França), destaca-se Rui Manuel Costa. O número um do ranking nacional e 44º do ranking mundial conseguiu a proeza de vencer os quatro jogos que disputou. Ontem, derrotou o francês Richard Bitalis, por 2-1.

Os outros êxitos dos dragões foram mais dilatados e estiveram a cargo dos seus estrangeiros. Daniel Sanchez superiorizou-se ao belga Eddy Merckx e Semih Sayginer (na foto) fez o mesmo ao sueco Michael Nilsson.
Ambos por 2-0. A única derrota foi sofrida por Paulo Andrade, perante Jean Reverchon (1-2).

O título europeu voltou a ser conquistado pelo clube organizador, o Agipi, que derrotou na final os espanhóis do Caseta Nova, por 3-1, e fez o hepta europeu.

Publicado no portal Kozoom

O tricampeão mundial, Daniel Sánchez finalmente atingiu o seu melhor nível e Semih Sayginer mostrou um lampejo de sua grande classe no último dia da Taça da Europa.

Daniel Sánchez disse encontrar-se desmotivado há meses. O futuro do tricampeão mundial está por definir "Eu sempre jogarei bilhar, mas neste momento não jogo com coração e prazer".
Em entrevista em directo ao portal Kozoom, Sánchez afirmou que não tem treinado muito, e por tal pondera não participar em futuros campeonatos do mundo. "Todos dizemos que a carambola necessita de um novo impulso, mas o que é certo é que ninguém faz nada por isso. Nada mudou nos 20 anos que levo de carreira. Eu amo este desporto, eu nunca o abandonarei, mas nós dependemos do dinheiro dos nossos patrocinadores. Tenho de pensar na minha esposa e filha. Não posso entrar num supermercado e dizer sou o Daniel Sanchez tricampeão mundial, pode me oferecer pão e queijo para comer?"




Destas palavras depreende-se que a nossa equipa foi completamente desmotivada para a competição, daí a má performance quer de Sanchéz e Semih Sayginer, que constituíam as nossas maiores esperanças de vitória. Esta é uma modalidade com poucos patrocínios, e Sanchéz honestamente diz por outras palavras que o dinheiro que aufere não lhe garante o futuro.

Sem comentários: