quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bilhar * Campeonato da Europa de três tabelas

 Publicado em fcporto.pt



“Foi o próprio presidente da confederação europeia que frisou o gosto que teria em voltar ao Palácio da Bolsa, porque não se esquecia do sucesso que foi o Campeonato da Europa de 1999, em termos de organização e do encanto que as instalações causaram a todos os participantes. Vão estar representados 22 países, pelo que vai ser um verdadeiro Pátio das Nações. Será um orgulho para todos os portuenses ver difundida em vários países esta maravilha da cidade do Porto. Quero mostrar a confiança total na organização do FC Porto e espero que, no final, os participantes e os jornalistas estrangeiros digam, como nos outros anos, que este campeonato ainda foi melhor do que o anterior”, afirmou Jorge Nuno Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto aludiu à longa lista de provas em que os azuis e brancos foram anfitriões, particularmente a partir de 1994. “Não há currículo igual no mundo inteiro. O cenário está criado, temos excelentes atletas e teremos certamente um grande campeonato”, declarou Alípio Jorge, vice-presidente e director da secção de bilhar dos Dragões.



Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, agradeceu ao FC Porto a escolha do Palácio da Bolsa: “Foi com muito agrado que recebemos o convite para nos associarmos. O Pátio das Nações parece-me mais do que apropriado para este evento. O bilhar terá um lado lúdico e visual junto dos turistas, já que o campeonato vai decorrer sem fecharmos o Palácio”.

Os mais categorizados bilharistas da Europa, em representação de 22 países, vão lutar pelo título nesta prova.
Os quatro melhores do ranking defendem as cores de equipas portuguesas, recaindo sobre eles o favoritismo: Dick Jaspers (Leixões), Eddy Merck (Leixões), Fréréric Caudron (Sporting), Torbjorn Blomdahl (FC Porto), Daniel Sánchez (tricampeão mundial FC Porto) e Paulo Andrade (campeão nacional FC Porto).
 
A prova é pontuável para os rankings europeu e mundial e decorrerá no seguinte sistema de jogo: oito grupos de quatro jogadores (à melhor de três “sets”), com os dois primeiros de cada grupo a apurarem-se para os oitavos-de-final. O quadro final vai ser disputado à melhor de cinco “sets” e por “KO” directo, com limite de tempo de 50 segundos para cada tacada. Os “wild cards” foram atribuídos a Daniel Sanchez, campeão do Mundo e capitão do FC Porto, e Paulo Andrade, campeão nacional. O holandês Dick Jaspers defende o título conquistado em 2010.

Pelas 11 horas de hoje vai começar a escutar-se o som das carambolas no Palácio da Bolsa portuense. 
É o início da competição que vai consagrar o novo campeão europeu individual de bilhar às três tabelas.
O primeiro dia contempla 24 jogos da primeira e segunda jornadas das poules. 
Nestes grupos estão colocados 32 jogadores, dos quais 16 passarão aos oitavos-de-final. Encontram-se já agendados quatro jogos de interesse que envolvem dois jogadores que representam o bicampeão nacional Leixões e outros dois o FC Porto.
Ligados ao clube de Matosinhos teremos o belga Eddy Merckx, vencedor da última Taça do Mundo realizada naquela cidade. Ocupa o número dois do ranking europeu e jogará às 17h00 com o suíço Michel Boulaz. À mesma hora, o também leixonense e campeão europeu em título Dick Jaspers enfrenta o israelita Arie Salomon. Às 15h00 jogará o único português em prova, Paulo Andrade, com o cipriota Christoforou enquanto o seu companheiro de equipa o campeão mundial Daniel Sanchez enfrenta o holandês Jean van Esp, às 13h00.

Sem comentários: