quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bilhar * Três Dragões na pré-qualificação da Taça do Mundo

Publicado em worldcuportobilliard.com

Resumo de Terça-Feira
Com a disputa da pré pré pré qualificação, agora já no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a Taça do Mundo de bilhar do Porto/Matosinhos entrou na semana decisiva. Até domingo, as duas cidades do Norte de Portugal vão ser a capital mundial do bilhar carambola.
 
Ontem, disputou-se a pré pré qualificação, uma vez mais em seis jornadas (10, 12, 14, 16, 18 e 20 horas). Em acção estiveram 42 jogadores, divididos em 14 grupos de três bilharistas cada. Os vencedores dos grupos garantiam o apuramnento para a fase de pré-qualificação, a disputar hoje, quarta-feira.
Destaque para a presença de cinco portugueses entre os apurados – Fernando Monteiro, António Figueiredo, Manuel Rio, João Silva e Paulo Veloso. Entre os qualificados pontifica, ainda, uma senhora, a holandesa Therese Klompenhouwer, que há dois anos deu nas vistas nesta mesma Taça do Mundo.
Mas o destaque principal na pré pré qualificação de ontem ia para o jovem jogador português João Pedro Ferreira. Já uma certeza no panorama mundial dos escalões jovens, o bilharista do FC Porto, recentemente quinto classificado no Mundial de juniores, iria tentar, no mínimo, repetir a proeza do ano passado, quando chegou ao quadro principal e acabou afastado pelo actual líder do ranking mundial, o holandês Dick Jaspers, a quem logrou vencer um set.

A fase de pré pré qualificação da Taça do Mundo do Porto/Matosinhos, em bilhar três tabelas, voltou a ter marca portuguesa. 
João Pedro Ferreira, Santos Oliveira e Alípio Jorge, todos do FC Porto, e Mário Aranha, do Leixões, carimbaram a passagem à fase seguinte, a pré-qualificação, que vai disputar-se hoje, quarta-feira, no Centro de Desportos e Congresso de Matosinhos.

Pelo caminho ficaram vários outros bilharistas lusos, numa fase da prova em que já é possível ver bilhar de bom nível e jogadores com médias interessantes. Foram eles Jorge Bastos, Fernando Monteiro, João Silva, Manuel Rio, António Figueiredo, Fernando Cunha, Miguel Santos, Paulo Veloso, Pedro Brandão e Fernando Tomás.

Hoje, quarta-feira, disputa-se a pré-qualificação, fase em que entra em acção Vasco Gomes, o que significa que serão cinco os bilharistas portugueses em acção em algumas das sete magníficas mesas que equipam esta Taça do Mundo, produzidas pelo fabricante português Bilhares Carrinho.

Refira-se, ainda, que no quadro principal estarão dois outros portugueses, através da atribuição de wild-cards da organização: Rui Manuel, do FC Porto, e Pedro Pais, do Leixões.

A Taça do Mundo do Porto/Matosinhos é uma prova da União Mundial de Bilhar, que outorgou a organização à Federação Portuguesa de Bilhar, ao FC Porto e ao Leixões Sport Clube. A competição decorre até domingo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Sem comentários: