quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desporto Adaptado * Pedro da Clara sagra-se Campeão Nacional de Boccia

Publicado em fcporto.pt

Pedro da Clara sagrou-se, no dia 11 de Junho, campeão nacional de Boccia, na classe de BC4. Na final, disputada em Coimbra, o atleta do FC Porto venceu Domingos Vieira, do SC Braga, por 6-4.

A equipa composta por Pedro da Clara, Manuel Lopes e Carla Oliveira arrecadou igualmente o campeonato nacional de pares, na classe BC4, depois de alcançar uma vitória de 8-1 frente à equipa da ARDA (APPC Porto).
  


Este Campeonato de Portugal de Boccia foi realizado no Pavilhão da Associação Académica de Coimbra, e esteve integrado nos 1ºs Jogos de Portugal, que decorreram em Coimbra nos dias 10 e 11 de Junho. Estiveram presentes cerca de 850 atletas, que disputaram 15 modalidades de desporto adaptado, onze delas em competição: atletismo, basquetebol para atletas com deficiência intelectual, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, futsal para atletas com deficiência intelectual, futsal para atletas surdos, futebol de sete, goalball, natação e ténis de mesa; como demonstração, marcaram presença o andebol em cadeira de rodas, o judo e a tricicleta.

Para além da parte competitiva, este Jogos tiveram momentos de convívio e de animação entre os quais destacamos o concerto de Mikael Carreira e a presença de vários “padrinhos dos jogos”, entre os quais a artista Kátia Guerreiro que participou na cerimónia de entrega de prémios do Campeonato de Portugal de Boccia.

Pedro da Clara irá disputar o Campeonato do Mundo da modalidade, que decorrerá em Manchester (Inglaterra), durante o mês de Junho, bem como a Taça do Mundo, a disputar em Belfast (Irlanda do Norte), em Agosto.

A modalidade “Boccia” é um desporto único para os Jogos Paraolímpicos e está aberto a atletas com Paralisia Cerebral em cadeiras de rodas.Tem como programa 7 provas, para homens e mulheres que competem em equipas, pares ou individualmente. O jogadores tem como objectivo, lançarem as suas bolas( podem ser vermelhas ou azuis)o mais perto possível da bola branca, que é o alvo. As bolas podem ser lançadas com as mãos, pé ou utilizando uma calha.A modalidade “Boccio” foi incluído nos Jogos Paralímpicos de Nova Iorque, em 1984.


Sem comentários: