quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desporto Adaptado * Pedro da Clara convocado para a Taça do Mundo de Boccia

Publicado no site primeiramao.pt

Pedro da Clara foi convocado pela seleccionadora nacional de boccia, Helena Bastos, para representar Portugal na Taça do Mundo da modalidade, na Irlanda, entre os dias 18 e 27 de Agosto.
Mas este foi apenas um dos objectivos concretizados pelo atleta de desporto adaptado do FC Porto durante o XXVIII Campeonato de Portugal de Boccia, disputado a 10 e 11 de Junho, no Pavilhão da Associação Académica de Coimbra. O maiato cumpriu também os desígnios de recuperar o primeiro lugar a nível individual no ranking nacional e manter a primeira posição em equipas, com os colegas Manuel Lopes e Carla Oliveira. E conclui que, “melhor era impossível”.

Depois de ter sido superado no Campeonato Nacional de Boccia, em Alenquer, por Domingos Vieira, do Sporting Clube de Braga, Pedro da Clara foi superior na última prova do calendário da modalidade em território luso, ao derrotar na final Domingos Vieira, por 6-4. Antes disso, na fase de grupos da competição individual da classe BC4, o maiato começou por vencer o poveiro José Costa, por 3-2. Seguiu-se o mais expressivo resultado do atleta do FC Porto nesta prova, ao triunfar por 10-0 no embate com Alcino Cardoso, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Lisboa. Os dois jogos seguintes foram disputados com atletas do mesmo clube. Primeiro, Nuno Guerreiro, que derrotou por 8-2 e, na meia-final, com Pedro da Clara a vencer Susana Barroso.

Já na vertente de pares, a competição foi diferente do que estava programado. Com o Sporting Clube de Braga e a APPC de Coimbra fora da competição, a APPC do Porto e de Lisboa e o FC Porto tiveram que disputar o Campeonato de Portugal a duas mãos. E nos quatro jogos disputados por Pedro da Clara, Manuel Lopes e Carla Oliveira, os dragões venceram três, garantindo o primeiro lugar.

O desempenho do maiato neste campeonato reflecte o bom momento de forma que tem demonstrado esta época, tendo conseguido “estar ao melhor nível”, sobretudo naquela que “é a prova mais importante de Portugal”. Segue-se a possibilidade de vestir as cores nacionais, o que acontece pela terceira vez, sublinhando que “é o sonho de qualquer atleta”. Na sua classe, BC4, junta-se a Domingos Vieira e Susana Barroso.

A dois meses da prova na Irlanda, Pedro das Clara demonstra ter os pés bem assentes na terra, ao reconhecer que, na Taça do Mundo, “o grau de exigência vai ser maior”. Sobretudo porque há países “melhor preparados do que nós”, inclusive pelo apoio dos respectivos estados à modalidade.“E há selecções mesmo muito bem preparadas”, adverte, garantindo no entanto que espera ajudar a conquistar medalhas. E, quem sabe, trazer a Taça do Mundo para Portugal. Consegue-o a selecção que mais vitórias tiver em todas as classes.

Quanto ao Campeonato de Portugal de Boccia, este ano teve uma dimensão diferente da habitual, já que foi integrado na primeira edição dos Jogos de Portugal. A iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Pelo Pavilhão da Associação Académica de Coimbra passaram cerca de 850 atletas, em 15 modalidades de desporto adaptado.

2 comentários:

austria87 disse...

força Pedro

Dragus Invictus disse...

Boa noite amigo austria87

Temos de dar "voz" ao desporto adaptado na bluegosfera. Estes fantásticos atletas, esquecidos pela imprensa merecem.

Abraço e bom S. João

Paulo