terça-feira, 7 de junho de 2011

Em defesa do Título…


Como não podia deixar de ser o FC Porto iniciou a projecção da próxima época em grande tranquilidade. Nem mesmo as declarações algo fora de tempo, após a conquista do 4º título na época, de Fernando, estremeceu o seio do grupo, nem alastrou para outros protagonistas. Mais, nem poderia ser de outra forma. Não acredito que exista algum jogador que não sinta um orgulho tremendo da época que fez no FC Porto e que queira de forma leviana abandonar este grupo.

Ainda assim, acredito que no caso de Fernando, provavelmente mais frágil do ponto de vista psicológico, deixou-se iludir pelas páginas dos jornais e que à data de hoje, não pense que perdeu uma boa oportunidade para ter ficado calado.

Comentários à parte, Fernando é um grande jogador, não há muitos como ele e como tal, se não surgir um clube de topo e com muito dinheiro não fará sentido sair. Vai jogar a Champions e se ainda existir dúvidas que o valor dele é coerente com a cláusula de rescisão, serão com certeza desfeitas caso faça outra época ao nível desta. Clubes como Lyon, Roma, Juventus, Malaga, não são clubes para Fernando.

O FC Porto já deu um claro sinal que o plantel é para manter. Helton, Rolando, Guarin, Ruben Micael e Hulk já renovaram, Otamendi é para comprar os restantes 50%, Belluschi talvez renove, Fernando talvez siga o mesmo caminho, foi adquirido mais uma percentagem de James e falta mesmo a renovação de Falcão. Núcleo duro está garantido e há que realçar as posturas de Hulk e Falcão, duas das maiores estrelas deste grupo, que com os seus discursos têm mostrado um enorme respeito por tudo o que conseguiram neste grupo.

É caso para dizer… Villas Boas pediu e Pinto da Costa está a cumprir.

Ainda que a época tenha sido um sucesso existe alguns pequenos desequilíbrios ao nível do plantel e sobretudo ao nível da formação que deverá ser acautelada. No que diz respeito ao actual plantel, o FC Porto precisa de injectar jogadores da formação no plantel. Terminou a época com 7 jogadores Portugueses, muito pouco para quem tem vários jogadores de grande nível da formação.

No sector defensivo penso que exista um excedente de qualidade do lado direito, não é muito normal a rotação quase jogo a jogo entre Fucile e Sapunaru. Com Sereno a aparecer como alternativa, penso que exista aqui espaço para alguém sair e apostar-se num central jovem, André Pinto?

No caso do meio campo, a lacuna é clara no sector de Fernando. Souza não correspondeu, mostrou-se mais até na posição à frente de Fernando, onde claramente a qualidade existe em muita quantidade, correndo o risco de desmotivação de um destes grandes jogadores: Guarin, Ruben Micael e Belluschi. Não esquecer que o FC Porto tem jogadores como André Castro, Sérgio Oliveira da formação que penso que têm lugar neste plantel.

No ataque, e ao que tudo indica, com a permanência de Hulk, Falcão, Varela e James e a contratação já anunciada de Iturbe e Djalma, não há muito mais espaço a não ser para um jogador de área. Ainda que se fale de muitos nomes estrangeiros, o FC Porto tem em Orlando um jogador de área, alto, que pode claramente assegurar uma opção diferente para o sector atacante.

Manter os melhores implicará não contratar novos jogadores e provavelmente não surgirá um encaixe financeiro significativo, contudo, o FC Porto continua a contar com muitos jogadores com contrato com o clube que deveriam ter uma solução imediata. Falo de Miguel Lopes, Tomas Costa, Prediger, por exemplo. Mas mesmo dentro do actual plantel, poderá existir jogadores, ainda que sejam excelentes opções, poderão sair para jogarem com mais regularidade e assim o FC Porto encaixar uma verba significativa: Beto, Pawel Kieszek, Cristian Rodriguez, Walter, Souza, Addy, Sapunaru ou mesmo Belluschi.

Na formação há que ser mais criterioso e reduzir drasticamente o número de jogadores emprestados. Existe muita qualidade, mas a possibilidade de vender e garantir uma percentagem de venda é sempre um negócio seguro. Entre eles, e sem grandes hipóteses de fazerem parte do próximo plantel estão: Bura, Rabiola, Rui Pedro, Ukra, Ricardo Dias, Jorge Chula, Pedro Moreira, Abdoulaye Ba, Yero, Ivo Pinto, Soares, Renato, etc…
Manter sim, jogadores como Sérgio Oliveira, Josue, Diogo Viana, Atsu, Eduardo Silva e Hugo Sousa, jovens que precisam de jogar ao mais alto nível e preferencialmente em equipa que lhe proporcionem um lugar na equipa inicial.

Para além de Iturbe (clica para visualizar) e Djalma (clica para visualizar), o FC Porto assegurou já o jovem Kelvin (clica para visualizar), curiosamente 3 jogadores que jogam no ataque e nas alas, o que faz crer que alguns jogadores da formação actualmente em regime de empréstimo possam ser cedidos definitivamente. Se assim não for, não terá feito sentido contratar estes jogadores e assim engordar o futuro da alas do FC Porto.

Possíveis novas entradas estarão claramente dependentes de eventuais saídas de jogadores, contudo, face à análise do plantel e da formação, faz todo o sentido o FC Porto contratar um guarda redes, poderá ser mesmo Bracali (clica para visualizar) e apostar como terceiro guarda-redes um jovem que comece a cimentar um lugar na baliza (Hugo Ventura) e apostar num jovem que possa a curto prazo ocupar o lugar de Fernando. Esse jogador bem que poderia ser Aleksandar Ignjovski (clica para visualizar), jovem sérvio que actuou por empréstimo no TSV Munique e que apesar da baixa estatura, ao nível de Moutinho, André Castro, é um verdadeiro guerreiro a defender e com mais capacidade de criatividade do que Fernando.

E falando de grandes talentos, sabendo que João Moutinho e Guarin mais um ano a este nível e na Champions será difícil segurá-los, o sucessor, ainda que pudesse vir mais tarde, poderia ser outro Colombiano, Edwin Cardona (clica para visualizar), que está actualmente no Torneio de Toulon e dividi com James o lugar de melhor marcador da Selecção. É um jovem fenomenal, que acompanho desde 2009, médio criativo, alto, marca muitos golos, polivalente no ataque e com muita maturidade a jogar à bola.

Importante também reduzir o número de jogadores do plantel. Quem tem tanta qualidade na formação não faz sentido ter um plantel de 26, 25 ou mesmo 24 jogadores. A competitividade será maior, os custos mais reduzidos e a aposta na formação uma realidade. Jogadores que se manterão como juniores para esta próxima época, tais como, Paulo Jorge, Tiago Ferreira, Tozé, Mikel e mesmo Lupeta, poderão surgir numa ou outra convocatória durante a época.

Mas de facto o importante está a ser feito. Manter ao máximo este grupo de trabalho. Foi assim em 2003 e com os sucessos no ano seguinte.

É tempo de férias mas é fundamental que não aconteça os erros do ano passado que foi ir para estágio com jogadores cuja cabeça andava por outros países e efectuar contratações que demoraram semanas e mais semanas para se efectivar. A incursão no mercado tem de ser cirúrgica e feita até à partida para Estágio no inicio de Julho de 2011, pois já bem basta, o facto de vários jogadores não irem participar no estágio e nos primeiros jogos oficiais da época, pelo motivo da Copa América e do Mundial de Sub-20.

O Verão vai ter muito futebol, Guarin e Falcão pela Colômbia, Fucile, Alvaro e Cristian Rodriguez pelo Uruguai estarão na Copa América e só não está Otamendi por mero capricho do seleccionador Argentino. Mais tarde, os adeptos portistas terão oportunidade de ver as futuras estrelas do clube, James, Iturbe, Kelvin, Sérgio Oliveira e quem sabe Edwin Cardona.

Pelo meio o plantel para 2011/2012 estará a dar os primeiros passos rumo à defesa do Título. E já só falta 23 dias para o regresso ao trabalho.

Ricardo Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Excelente análise ao defeso.

Nesta altura o mais importante é manter as pedras basilares da equipa.

Fernando e Rolando são duas delas, mas também são jogadores com mercado (nos jornais pelo menos), se alguém bater as suas clausulas, nada poderemos fazer para que não saiam. Tudo dependerá da sua vontade e ambição.

Com a entrada de Bracali, Beto poderá ser emprestado. Espero sinceramente que não.

Neste momento, penso que qualquer jogador do Porto deve ter vontade de permanecer no plantel, pois no íntimo sabem que com este grupo, podem tentar fazer história na champions, e desafiar os multimilionários.

É fundamental segurar Helton, Alvaro, Sapunaru, Otamendi, Fernando (se tiver vontade de ficar), Rolando, Guarin, Moutinho, Belluschi, Varela, James, Falcao, Hulk e Walter (jovem em evolução).

Quanto às saídas, Depois de Mariano, podem seguir-se Pawel, Christian Rodriguez e Fucile, como jogadores transferíveis.
Souza poderá ser emprestado a um clube europeu, pois para a posição de médio interior temos muitas soluções, e um jovem como ele tem de jogar com mais regularidade.

Sou da opinião também que devemos apostar mais em jogadores da nossa formação. Para lateral direito temos Ivo Pinto, um jogador possante, muito ao estilo de Sapunaru.

Para centrais temos Abdoulaye e André Pinto como valores a apostar.
No meio campo, poderá caber no plantel Castro, caso saia Souza. Sérgio Oliveira também poderá lutar por uma vaga, embora o destino mais provável seja o empréstimo. Ukra tem ainda contrato de empréstimo com o Braga. Paulo Jorge, Diogo Viana, Josué, Atsu e outros jovens valores aqui citados deverão rodar.

Para a posição 6 de Fernando seria interessante dar uma oportunidade a Pedro Moreira e Tengarrinha na pé-época. Soares parece-me que ainda precise de adaptação ao futebol português.

Quanto a Iturbe e Kelvin, penso que o brasileiro será emprestado.

Assim para o plantel 2011/2012 apostaria em:

GR: Helton, Bracali e Beto

DD: Sapunaru, Ivo Pinto

DE: Alvaro, Rafa e Bacar Baldé (este jovem merece fazer a pré-época).

DC: Rolando, Otamendi, Maicon, Sereno, Abdoulaye e André Pinto. Ficaria com 5, pois Sereno é um jogador útil pela sua polivalência, a outra vaga seria disputada entre André Pinto e Abdoulaye.

MD: Fernando, Tengarrinha, Pedro Moreira (com os dois jovens a puder disputar lugar no plantel).

MI: Moutinho, Guarin, Belluschi, Castro, Ruben Micael.

Alas: Iturbe, Djalma, James, Varela, Hulk e Atsu (este jovem merece fazer a pré-época).

AC: Falcao, Walter e Rabiola (fez um excelente campeonato)

Jogadores a ter em conta a actuar em Portugal temos, Hugo Vieira (Gil Vicente), Ludovic (Feirense), Abel Camara e Pele (Belenenses), João Dias (Trofense), N’Diaye (V.Guimarães), Joshua Silva (Farense) e Pizzi (Braga).

Com tranquilidade e descrição apanágio deste clube, iremos construir um plantel competitivo para atacar a champions na próxima época.

Abraço

Paulo