quinta-feira, 2 de junho de 2011

FC Porto contrata Thibaut Vion, jovem promessa francesa

Publicado em academia-de-talentos.com


O FC Porto voltou a reforçar-se com um nome bastante jovem, neste caso com um homem para o ataque, o francês Thibault Vion, que chegará aos dragões depois de ter chegado a acordo para assinar o seu primeiro vínculo profissional na carreira, devendo reforçar o plantel de Juniores do clube azul-e-branco mas sempre com sustentadas esperanças de ainda durante a época se juntar em definitivo ao grupo principal pela grande capacidade que lhe foi descoberta.

Recrutado ao Metz por 5 épocas terá custado cerca de 300 mil euros em direitos de formação, Thibaut Vion havia sido destaque no seu clube pela forma como vinha saltando escalões etários de forma consecutiva, tendo aos 17 anos uma esplendorosa margem de progressão que o tornava uma estrela emergente pelas suas marcas goleadoras que o tornavam uma das maiores esperanças do Metz, que alimentava grandes esperanças quanto ao seu futuro a partir dos seus impressionantes registos que o tornaram a mais recente novidade no Dragão.

Primeira internacionalização por França poderá chegar já ao serviço do FC Porto

Devendo juntar-se já no próximo Verão ao FC Porto, Vion esperará prosseguir os estudos em Portugal, visto tratar-se de um atleta que sempre conciliou o futebol com a escola, na qual o atleta planeia licenciar-se em contabilidade.

No entanto, o jovem gaulês "nem sequer hesitou" quando lhe chegou às mãos a proposta proveniente dos dragões, que pelo seu poderio cativaram desde o primeiro momento o talentoso atacante que ainda aguarda a sua primeira internacionalização jovem por França, tendo o agente do jovem indicado que Vion "tinha dois outros clubes estrangeiros interessados, o Dortmund e o Birmingham, mas quando o Thibaut soube que o FC Porto estava no lote nem sequer hesitou."

"O Thibaut estava em fim de contrato e o clube esperou até que a época terminasse, não compreendo mesmo porque apesar das suas prestações, nunca se integrou com os profissionais nos treinos, como se faz muitas vezes no estrangeiro. Enquanto transferi o Emmannuel Imourou para o Braga, li e apreendi muitas críticas," relata o empresário.

Qualidades do jovem confirmadas pelo seu agente

O representante de Thibaut Vion teve assim a oportunidade de defender os casos de ambos os atletas que representa, pois "enquanto agente não faço mais do que encontrar o melhor ponto de escolha para o meu jogador."

Muito pretendido no seu país, Thibaut Vion preferiu mudar-se para o Porto mesmo que fosse detentor de várias ofertas internacionais e muita atenção no seu país, onde conjuntos como o Marselha ou o PSG acompanhavam de perto o jogador, que assim deverá disputar o Nacional de Juniores bem apontado para a Liga Zon Sagres.

Thibaut Vion chega ao Dragão com um registo incrível de 21 golos em 23 jogos ao serviço da equipa júnior do Metz.

Thibaut Vion junta-se a Kelvin e Iturbe nos jogadores já contratados para a próxima época. Em comum, os três reforços do FC Porto têm o facto de jogarem no ataque, mas, sobretudo, de serem ainda jovens.

Não conheço o atleta em causa. 
Pelo que se lê acerca deste jovem , trata-se de um excelente finalizador. 

Fico contente por o scouting do nosso clube ter conseguido contratar esta promessa do futebol gaulês, mas por outro lado fico triste, por jovens portugueses como Pizzi (Braga), Hugo Vieira (Gil Vicente), Abel Camará (Belenenses), Ludovic (Feirense) entre outros, não serem aposta do FC Porto.

Outra coisa que não entendo, é a nossa formação não dar frutos. 
Devemos segurar e apostar mais em jovens como Castro, Ukra, e  Sérgio Oliveira. 
Ainda este ano fomos campeões de Sub19, estou para ver se iremos apostar em valores como Atsu, Mikel, Paulo Jorge e Baldé.

Sei que na conjuntura actual, apostar em jovens sul americanos trás retorno financeiro rápido. Mas eu não gosto nada que desperdicem os nossos jovens.

3 comentários:

Anónimo disse...

espero que estes 3 jovens mereçam lugar na equipa principal e que nao aconteça como o ANDERSON que ficou apenas duas épocas no FCP. e nem as cumpriu totalmente. gostava que o fc porto apostasse em PIPO, ROMARIO, ANDRÉ CASTRO, ANDRÉ PINTO, VENTURA. ou emprestar a uma boa equipa, por exemplo, emprestar VENTURA ao Braga. considero o ANDRÉ PINTO superior ao MAICON. e CHRISTIAN RODRIGUEZ merece ficar...sem jogar é impossível mostrar o seu valor! LUCHO GONZÁLEZ terá sempre lugar!

Dragus Invictus disse...

Boa tarde amigo,

Tem toda a razão.

Devíamos apostar nos jovens da nossa formação.

Sei que alguns poderão não ter qualidade suficiente ... mas também já vi o Porto contratar jogadores que nem sei como cá vieram parar.

Na barra lateral direita do blogue temos uma lista dos atletas emprestados, e são eles:

* Abdoulaye (Sp. Covilhã)
* Addy (Académica)
* André Pinto (Portimonense)
* Bura (Paços de Ferreira)
* Candeias (Portimonense)
* Castro (Sporting Gigón)
* Chula (Venlo)
* Dias (Santa Clara)
* Diogo Viana (Aves)
* Ivo Pinto (Sp. Covilhã)
* Josué (Venlo)
* Miguel Lopes (Real Betis)
* Orlando Sá (Nacional)
* Pedro Moreira (Portimonense)
* Rabiola (Desportivo das Aves)
* Renato (Santa Clara)
* Rui Pedro (Leixões)
* Soares (Portimonense)
* Sérgio Oliveira (Beira Mar)
* Tengarrinha (V. Setúbal )
* Tomás Costa ( Univ. Católica)
* Ukra (SC Braga)
* Ventura (Portimonense)
* Yero (Oliveirense)

Sei que Ivo Pinto, Abdoulaye, Castro, Ukra, André Pinto e Rabiola fizeram uma boa época. A maior promessa Sérgio Oliveira foi emprestado a um clube que nem oportunidade tinha de jogar.

Há que rever a política de empréstimos.

Destes acima, já se sabe que Josué vai para Paços Ferreira, seguindo o mesmo caminho de Caetano no ano passado.

Veremos se algum destes será aproveitado.

Abraço e boa semana

Paulo

eCalandula disse...

Esse FC Porto como sempre, o Melhor! outros vão ter de nos engolir e chupar muito limão para tirar enjoo... Abços