sábado, 4 de junho de 2011

Hóquei em Patins * A um passo do Deca

Publicado no jornal "O Jogo" por Paula Capela Martins

"Este ano, os portistas andam de festa em festa, tal e qual como em 2004, um ano de glória em que os dragões eclipsaram a concorrência.

Primeiro vibraram com as conquistas do futebol de Villas-Boas, depois encheram o Dragão Caixa para celebrar o tri do andebol de Obradovic, o título do basquetebol de Moncho López e hoje esperam fechar o ano do dragão com o deca do hóquei de Franklim Pais .

O que, a acontecer, será uma conquista inédita no hóquei português e só superada em Espanha pelo Barcelona, campeão durante 13 anos consecutivos (1997/98 a 2009/10). Em Portugal, e na contabilidade das modalidades colectivas de pavilhão, o feito dos homens de Franklim Pais é apenas ultrapassado em femininos, pelos 11 títulos das voleibolistas do Leixões e das andebolistas do Madeira SAD.

O FC Porto chega à 30ª jornada do campeonato como líder em igualdade pontual com o Benfica (79), beneficiando da vantagem no confronto directo, e para hoje se sagrar campeão terá de vencer a Oliveirense, já que uma derrota dos encarnados em casa frente ao Porto Santo SAD, 11º classificado, será pouco provável. E em casa os dragões não perdem desde Março de 2005.

Em nove anos como campeão, o FC Porto venceu três play-offs, quatro campeonatos com vantagens confortáveis, um na última jornada e outro na penúltima, por isso esta é a segunda vez numa década que chega à ronda final com tudo em aberto.

Ao longo do ano, as maiores dificuldades surgiram com o empate em casa frente ao Candelária (3-3) e as derrotas em Viana do Castelo (9-6) e em Oliveira de Azeméis (4-3). Para os rivais parecia o fim da hegemonia portista, mas os dragões levantaram-se a tempo e já na segunda volta venceram o Benfica no Dragão Caixa por 7-5, exactamente os mesmos números do clássico da Luz. Desde então, e em nove jornadas, FC Porto e Benfica espreitam um deslize mútuo, que quase aconteceu nos Açores, quando o FC Porto, num jogo memorável, perdia com o Candelária por 3-1 a dois minutos do fim e acabou a vencer por 4-3."

Filipe Santos “É um momento histórico”

O jogo da época
“É um momento histórico, muito importante para o clube. Se conseguirmos 10 campeonatos consecutivos, é algo quase inigualável. Há alguma ansiedade e só queremos que o jogo apareça rápido. Vamos dar tudo, porque é o jogo da época. O facto do encontro ser no Dragão é algo de que gostamos, porque podemos ter a oportunidade de festejar com os adeptos.”

Difícil, mas não inédito
“Este pode ser um dos campeonatos mais difíceis, porque podemos acabar com os mesmos pontos do segundo. Mas houve vários momentos de dificuldade no passado, como o campeonato em que conseguimos o título na última jornada, depois de passarmos o ano todo em segundo lugar [vitória por 7-4 sobre o Óquei de Barcelos, em 2003/04]. Quando houve ‘playoffs’, a indefinição também se manteve até ao fim e foi complicado vencer. Em todas as outras temporadas, terminamos com alguma vantagem e garantimos o título três, quatro ou cinco jornadas antes do fim.”

Análise do adversário
“A Oliveirense é terceira classificada, mas já não pode subir na tabela. É uma equipa que fez um campeonato muito bom e deve criar-nos muitas dificuldades. Tem oito jogadores e quase todos entram em jogo, o que lhes permite manter um ritmo elevado. O aspecto mais forte deles é o jogo colectivo. São uma das duas equipas que nos ganharam no campeonato nacional e é isso mais um sinal de alerta.”

O FC Porto está a um passo de entrar na história, conquistando o Decacampeonato. Esta equipa e alguns jogadores que serão mesmo decacampeões, têm a oportunidade de ficar imortalizados na história da modalidade em Portugal.

O Dragãozinho vai estar mais uma vez lotado, em grande apoio à nossa equipa.
Espera-se a conquista do Deca, para juntar aos títulos de campeão de Futebol, Andebol e Basquetebol.

Quem não tiver a oportunidade de se deslocar ao Dragãozinho, ou porque não arranjou o almejado bilhete, ou por distância territorial, tem a hipótese de assistir ao jogo, a partir das 18h00 no Porto Canal.

Sem comentários: