domingo, 19 de junho de 2011

Villas Boas, amanhã, no regresso ao trabalho

A 10 dias do inicio do arranque para a nova época do FC Porto, Villas Boas antecipa amanhã o regresso para a preparação da equipa, nomeadamente a definição dos casos pendentes, quer a nível de saídas, quer a nível de entradas.

E são muitos os dossiers para analisar. Já bem basta os constrangimentos da Copa América e Mundial Sub-20 que vão impedir vários jogadores de iniciarem a preparação juntamente com a equipa, como tal, há que definir tudo o que ainda está indefinido e colocar um ponto final na saída dos principais jogadores, que pelos vistos, irão continuar nas páginas dos jornais.

No que diz respeito à permanência dos jogadores da época passada, o trabalho já feito tem sido muito bom. Para ser perfeito há que finalizar o dossier Falcão, que estranhamente, continua por resolver. Dá para perceber que o jogador não pretende estender o vínculo com o FC Porto, pois tem expectativas de na próxima época (2012/2013) ir para outro campeonato, contudo, é importante garantir o aumento da cláusula de saída, actualmente muito baixa perante o valor do atleta e consequentemente garantir a renovação até 2014, uma vez que ao entrar no último ano de contrato, mesmo com uma cláusula superior, o poder negocial será claramente menor da parte do FC Porto.

Quanto às entradas, é natural que não se verifique aquisições em quantidade, tal como os rivais de Lisboa, que não só estão a reforçar-se mas também a criar a equipa B, tal o número de contratações que não pára de aumentar. Neste particular, o FC Porto está a preparar da forma mais correcta, reduzindo activos e apostando em jovens valores. É este o caminho, para que se possa de uma vez por todas começar a apostar na formação, que actualmente conta com jogadores de grande nível como são os casos de Kadu, Tiago Ferreira, Paulo Jorge, Tozé, Mikel, Enoch, Lupeta, entre outros.

Asseguradas há algum tempo as contratações de Kelvin, Iturbe e Djalma, e sem contar com eventuais saídas, com impacto, do plantel, o FC Porto deverá assegurar um novo Guarda-Redes, penso que Bracali estará assegurado, e um defesa esquerdo, claramente a posição onde no actual plantel está deficitária com a lesão prolongada de Emídio Rafael (ainda não é claro para quando o regresso aos treinos sem limitações). A possível transferência de Álvaro Pereira na próxima época, a provável transferência já este ano de Sapunaru, e sobretudo, a dificuldade de criar na formação valores nesta posição (as opções foram invariavelmente Romário e Bacar, e ambos foram dispensados) reforçam esta necessidade.

Sendo assim, fará sentido a SAD procurar no mercado um valor jovem, que integre ou a equipa júnior ou mesmo o plantel principal. Numa pesquisa ao mercado encontrámos uma boa opção, Leandro González Pírez, de 19, nova coqueluche do River Plate, que deverá marcar presença no mundial de Sub-20, ao lado de Iturbe.

Adicionalmente, ainda que exista opções fortes no actual plantel e na formação, existe um jogador que não deveria ser esquecido, Edwin Cardona, que juntamente com James são as mais brilhantes e promissoras estrelas da Colômbia. Trata-se de um jogador que pode jogar na linha de ataque, em qualquer posição, bem como atrás do ponta de lança, onde habitualmente faz muitos golos. No esquema dinâmico que o FC Porto utiliza, no sector avançado, poderia ser uma boa opção para o futuro, dado que apenas tem 18 anos. Correr rumores que o Sporting anda a sonda-lo.

No que diz respeito a saídas, ganham força os nomes de Sapunaru, Rolando e Fernando, claramente os nomes que se têm falado mais na comunicação social. No caso de Rolando ganha contornos mais difíceis de entender uma vez que ocorreu a renovação de contrato com melhorias salariais. Aparentemente, foi dado um sinal pela SAD para não deixar sair o jogador. No caso de Sapunaru e Fernando, o mesmo não ocorreu pelo que é estendível que são jogadores negociáveis.

A efectivar-se estas saídas, o FC Porto deverá assegurar um reforço para uma das laterais da defesa, poderia ser mesmo um jovem para a esquerda, uma vez que Sereno terminou bem a época a jogar do lado direito, sendo uma opção clara juntamente com Fucile. Com a saída de Rolando, claramente o FC Porto terá que ir ao mercado, ainda que André Pinto seja uma opção para ficar no próximo plantel, será necessário mais um jogador e esse está mais que referenciado, Sebastian Coates, que poderá mesmo ingressar no plantel com a permanência de Rolando, uma vez que é um jogador com um futuro promissor e com a vantagem de ter passaporte espanhol.

No meio campo a saída de Fernando parece não preocupar muito a SAD. Tomás Costa já foi chamado, e na dinâmica que Villas Boas pretende, actualmente no plantel o FC Porto já teria opções de valor para essa posição, tal como Guarin e/ou Moutinho. Adicionalmente, o FC Porto conta ainda com André Castro que poderá ser um dos nomes a integrar o plantel e cujo perfil encaixa na perfeição do meio campo que Villas Boas pretende. Em todo o caso existe um jogador que encaixaria na perfeição neste plantel, Aleksandar Ignjovski, Sérvio de 20 anos, actualmente com vínculo ao OFK Belgrado e que é um excelente box to box, à semelhança de João Moutinho. Um nome para reter. A opção por Souza parece que não ganha força, e face ao avultado investimento, a solução passará pelo empréstimo.

Quanto ao sector atacante, tudo muito tranquilo, o FC Porto já assegurou 3 reforços e não é crível que vá surgir outro nome. Kléber é um nome que está em stand-by, mas que face às opções que o FC Porto já tomou, um ponta de lança surgirá sempre como um excedente para o sector. Há que lembrar que Orlando Sá continua nos quadros.

Outros casos por resolver são os excedentários do actual plantel, casos que deverão passar ou pelo empréstimo ou pela cedência definitiva. Fará sentido para jogadores como Souza e Walter serem emprestados dado que o investimento foi muito grande. No caso de Pawel, Beto e Cristian Rodriguez, apesar do valor dos mesmos, são jogadores que estarão sempre condicionados por outros jogadores, pelo que face ao seu valor individual, a cedência definitiva será a melhor opção para todas as partes.

A partir de amanhã, Villas Boas irá debruçar-se sobre todos estes casos, esperando todos os portistas que até dia 30 deste mês estes casos pendentes estejam resolvidos para que o FC Porto possa ir para estágio com a clara definição do plantel, ainda que, com a falta de alguns jogadores que estarão ao serviços das selecções.

Importante é que o FC Porto mantenha uma estratégia de contenção, aposta na qualidade e menos em quantidade e continue com o objectivo de reduzir os quadros de jogadores, realizando uma selecção rigorosa com base nas necessidades dos vários sectores da equipa.

Ricardo Jorge

Post Scriptum:

Após a publicação desta excelente antevisão de início de pré-época surgem noticias, que o magnata de um clubezeco de Londres, estará disposto a levar Villas-Boas, batendo os 15 milhões da cláusula de rescisão.
O futebol foi completamente "estragado" por estes magnatas, que se servem do mesmo para lavar dinheiro.
A concretizar-se a saída de Villas-Boas, teremos de encontrar soluções. Não há insubstituíveis.
A confirmar-se esta noticia, Villas-Boas  vai nitidamente dar um passo de retrocesso na carreira desportiva , mas de enriquecimento monetário significativo. Agora tudo depende da sua vontade de permanecer, e caso decida a saída resta-nos desejar-lhe boa sorte e agradecer tudo o que deu pelo nosso FC Porto.Tal como disse aquando da sua vinda ... O FUTURO É DELE!



«A Futebol Clube do Porto Futebol, SAD, a solicitação da CMVM, vem informar o mercado que o treinador André Villas Boas, assim como diversos jogadores do plantel, tem uma cláusula de rescisão.

Até à presente data, esta sociedade não recebeu qualquer comunicação que esta cláusula ia ser exercida, nem o acordo do treinador a tal desiderato».

Sem comentários: