domingo, 10 de julho de 2011

2º. dia de estágio * Belluschi e Emídio Rafael no relvado

Publicado no jornal "O Jogo"

Belluschi e Rafa de volta ao terreno
A felicidade estava estampada na cara, aliás era impossível a Rafa disfarçar a satisfação quando recebeu a autorização médica para voltar a pisar um relvado. Não é caso para lançar foguetes, porque o processo de recuperação ainda vai exigir muita paciência, mas ontem o dia foi mesmo especial: cinco meses e meio depois de ter sido operado, o regresso aos treinos no terreno. Com ele e com o recuperador físico António Dias esteve também Belluschi, este em fase mais adiantada.

Extremos que se tocam
Ainda é cedo para perceber as reais semelhanças entre André Villas-Boas e Vítor Pereira e só hoje - jogo treino com o Gutersloh - se pode realmente começar a perceber se o novo treinador vai seguir a linha táctica do antigo.

Mas há processos que os 30 minutos abertos de treino já dão a perceber. Um deles, ontem com bastante enfoque no primeiro exercício físico-táctico do dia, tem a ver com o ataque planeado a partir das alas.
Os extremos de Vítor Pereira serão iguais aos de Villas-Boas: mais interiores do que de linha, a jogarem com diagonais para dentro e não para fora. "Alas para dentro, lateral sobe", gritou o treinador, para que não restassem dúvidas. A concepção também agrada aos defesas, especialmente a Álvaro Pereira, que tanto gosta de fazer todo o corredor. Mas o uruguaio nem sequer está aqui.

Apesar do exercício ter privilegiado esse tipo de ataque, todos os jogadores foram envolvidos nele, ao ponto de Hulk e Varela terem funcionado como trincos e Fernando, por exemplo, extremo. Isto porque o desenho elaborado pela equipa técnica contemplava oito estações fixas, pelas quais passaram todos os jogadores. E ao garantir que os 21 jogadores de campo à disposição passavam por todas as posições, ficou também assegurada a velocidade de transicção e o ritmo alto indispensável a quem está em pré-época.

Os golos foram a sobremesa. Mas mais uma vez em dose reduzida, pese embora a obsessão de Vítor Pereira pela finalização. É verdade que um esquema com 21 jogadores impossibilita vários remates de cada um, mas não deixa de ser curioso que, mais uma vez, os guarda-redes tenham levado a melhor. Ontem ninguém bisou (marcaram Hulk, Djalma, Fernando, Castro, Kelvin, Walter e David) e os tiros foram bem mais à queima-roupa do que no dia anterior. A diferença é que passou a ser obrigatório rematar de primeira e nem sempre o último passe foi tão direccionado e mortífero como os goleadores agradecem. A rever.

Kléber forte nas assistências mas nem sequer rematou...
O exercício era, de facto, bastante complexo. Tanto que, mesmo com o preparador-físico Filipe Almeida por perto, Vítor Pereira fez questão de o explicar a todos os jogadores. Mas a assimilação não decorreu por igual e Kléber, por exemplo, perdeu-se. O treinador fez questão de o encaminhar para as respectivas posições, mas o brasileiro foi refém da velocidade imposta e dos enganos anteriores. Por isso, acabou por nem sequer ter a oportunidade para rematar à baliza, afinal aquilo que mais gosta de fazer. Mas a assistir, porém, foi dos melhores.

Puyol à moda do Porto
Publicado no jornal "A Bola"

O FC Porto chegou à Alemanha sem todas as estrelas, mas não falta quem brilhe nos relvados do Klostepforte. Evoluir ao lado de Hulk, Moutinho e outros mais supera o sonho de qualquer jovem futebolista, ainda assim, há quem já não estranhe tão ilustre companhia.

Tiago Ferreira é um desses casos, encaixando no modelo de jogador azul e branco. Apesar da tenra idade - hoje terá direito a ouvir o grupo cantar-lhes os parabéns na celebração do seu 18.º aniversário -, o central sabe bem o que é andar entre gente grande, não fosse ele um repetente nos estágios do plantel.

Na última temporada, ainda juvenil, o defensor também passou por aqui, assumindo-se como um dos três jovens e felizes contemplados pela selecção feita por André Vilas Boas. Dono de uma cabeleira farta, não é só pelas semelhanças de visual que o comparam a Puyol, capitão do Barcelona. Quem o conhece não demora a destacar as suas qualidades, elogiando a capacidade de impulsão e uma eficiência notável no capítulo da marcação.

Loucos por Hulk
O autógrafo de Hulk não basta. O que o neto do Sr. Silva queria mesmo era a camisola do Incrível. A mesma que lhe foi prometida na época passada e que ontem voltou a ficar adiada, até porque os jogadores só hoje terão acesso a elas. Paciência. À falta de melhor, a família Silva viu e gritou pelo craque.

Por Hulk e mais uns quantos, embora quase todos já tenham doado um autógrafo na época passada. Sempre que os dragões vêm à Alemanha, Júlio Silva pega na mulher e nos três netos e vai vê-los. Para chegar a Marienfeld, acordou às 8 horas e fez 110 quilómetros a partir de Hagen. Hoje não pode ver o jogo (trabalha de madrugada) e por isso antecipou a viagem obrigatória. "Vi todos os jogos e estágios do FC Porto na Alemanha desde que estou cá. Só não vi a final da Liga dos Campeões [2004] pois estava em Portugal", contou à reportagem de O JOGO o natural de Matosinhos. E já lá vão 20 anos. "Ganhamos quase sempre", gritou a esposa, claramente a mais fervorosa. O cachecol e o boné eram sintomáticos, mas os gritos é que excluíam qualquer possibilidade de a família Teixeira (a outra que marcou presença) ser mais ferrenha. "Somos o único clube que orgulha Portugal e ganha as medalhas", gritou para dentro do campo, ainda que os jogadores, a umas dezenas de metros, não tenham ouvido. "Uma equipa chega para ganhar ao Benfica", voltou a gritar, na primeira das provocações ao eterno rival. "O Hulk que os apanhe", completou alguém.

O treino fechou pouco depois, mas os menos envergonhados espreitaram por baixo das redes de protecção e tiraram fotografias. Entre elas, algumas crianças alemãs que vivem em Marienfeld e que, pelo hábito de os dragões estagiarem no Hotel Klosterpforte, também já são adeptas azuis e brancas. E quem é o ídolo? Hulk, pois claro. O mesmo que prometeram esperar à porta do hotel para uma fotografia para a posteridade. Afinal, "é o melhor do mundo" para esta legião de fãs.

Dragões convidados para inaugurar estádio de Gdansk
A Imprensa polaca noticiou ontem que já há acordo para que seja o FC Porto a inaugurar a Arena de Gdansk, estádio do Euro'2012. Faltaria apenas encontrar uma data para o jogo com o Lechia local. 

Marienfeld: Primeiro teste já este domingo

Os Campeões Nacionais prosseguem, em Marienfeld, com o estágio de pré-temporada. Este sábado, realizaram mais dois treinos, intensificando a preparação para o primeiro teste em solo germânico. A equipa de Vítor Pereira defronta o FC Gutersloh já este domingo, às 19h30 locais (18h30 em Portugal Continental), no Heidewaldstadion.

Galeria de fotos do 2º. dia de estágio em Marienfeld (clica para visualizar) 

Sem comentários: