sábado, 23 de julho de 2011

Alex Sandro no FC Porto por 9,6 milhões de euros

Em nota enviada à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (clica para visualizar), o clube diz que negócio foi concretizado pelo montante de 9,6 milhões de euros, com os "dragões" a garantir cem por cento dos direitos desportivos do jogador.

Segundo a mesma nota, "a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar (...) ter chegado a um acordo com o Deportivo Maldonado SAD, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Alex Sandro Lobo Silva".

Alex Sandro tem 20 anos de idade (nasceu a 26 de Janeiro de 1991) e em 2009 transferiu-se do Atlético Paranaense para o Santos, onde actuava como defesa esquerdo.

A SAD portista, segundo a mesma informação, celebrou com o jogador um contrato válido por cinco épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50 milhões de euros.

Alex Sandro «Estou muito feliz por ter assinado»
«Estou muito feliz por ter assinado pelo FC Porto. Esta é uma nova fase da minha carreira e sempre sonhei jogar na Europa. O FC Porto é um clube com muita tradição, com mais de cem anos de vida. Tem uma excelente estrutura, um estádio sensacional e, pelas mensagens que recebo, tem uma torcida especial. É a realização de um sonho», comentou o defesa, citado pelo Globoesporte.
O mais recente reforço dos portistas encontra-se ao serviço da sua selecção nacional sub-20, prestes a iniciar o Mundial da categoria, na Colômbia, e só deverá chegar ao Estádio do Dragão em finais de Agosto ou princípios de Setembro.



Alex Sandro Lobo Silva
Nacionalidade: Brasil
Data de Nascimento: 1991-01-26 (20 anos)
Posição: Defesa Esquerdo
Altura/Peso: 177 cm / 71 kg
Clube: Santos (Brasil)

Por Joachim Leonardo no site Academia de Talentos

Nascido a 26 de Janeiro de 1991 em Catanduva, município localizado no estado de São Paulo, Alex Sandro Lobo Silva é actualmente um dos alvos mais cobiçados pelo mercado europeu. Iniciou-se no CAPA (Clube Atlético do Paraná), ainda no escalão infantil, começou como 'meia atacante' e acabou como lateral esquerdo, posição que ocupa actualmente e na qual se tem evidenciado como um dos jovens canarinhos de maior projecção.

Nos quadros do Atlético Paranaense e depois de prematuramente ter feito a diferença na Copa Paraná Sub-23 - Alex Sandro contava apenas 16 anos - conseguiu chegar aos quadros da equipa principal do 'Furacão' em 2008,começando a ser aposta regular na temporada seguinte, durante o Campeonato Paranaense, onde se evidenciou como um dos bons valores da turma brasileira.

O aparecimento de interesses exteriores depois de toda a qualidade futebolística apresentada acabou por ser uma questão de tempo e em 2010 - com investimentos privados à mistura que fizeram com que o seu passe tenha sido registado em nome do Clube Maldonado, do Uruguai - acaba por aterrar na Vila Belmiro (Santos FC) com o propósito de efectivar e conseguir materializar todo o potencial manifestado, naquele que é neste momento o maior viveiro de talentos brasileiros.

Integrado num clube com outro tipo de impacto, quer a nível interno quer a nível externo, o nome e o futebol de Alex Sandro rodaram mundo quando em plena 25ª Jornada da Serie A brasileira 2010, num jogo que opôs o Santos ao Cruzeiro de Belo Horizonte, fez o gosto ao pé num golo quase quimérico.

20 Anos de Sucessos
Não são todos os jovens valores brasileiros que se podem gabar de com apenas 20 anos terem já um currículo - no que concerne a títulos colectivos conquistados - vistoso, mas Alex Sandro pode, senão vejamos :
Campeão Paranaense : 2009
Campeão Paulista : 2010 e 2011
Copa do Brasil : 2010
Copa Libertadores : 2011
Campeão Sul-Americano Sub-20 : 2011

Olhando à primeira vista, parece ficar claro que o caminho de Alex Sandro é para ser feito integrado em equipas vencedoras e habituadas a ganhar, tendência que adquire ainda maior relevo com o facto de desde a sua estreia no plano profissional - de uma forma mais regular - ainda não ter sentido a amargura de um ano em claro, sem qualquer troféu conquistado.

Ao seu currículo poderia ainda ser somada mais uma competição internacional - Campeonato do Mundo Sub-20 2011 com apito inicial marcado para 29 de Julho - mas na qual dificilmente Alex Sandro estará presente por se encontrar a debelar uma lesão sofrida na coxa direita num encontro frente ao Atlético-MG.

Nem tudo são rosas...
O problema da escassez de laterais-esquerdos de raiz que afecta e continua a afectar alguns clubes, um pouco por toda a parte, fazem com que Alex Sandro se torne um alvo ainda mais apetecível. Se é certo que o potencial revelado pela jovem promessa brasileira - técnica, velocidade e resistência - faz acreditar que após um natural período de adaptação consiga ganhar importância num futebol mais evoluído como o europeu, não deixa de ser menos verdade o facto do seu jogo ainda não ter atingido um patamar suficientemente consistente que permita olhar para o seu talento como uma certeza absoluta.

Uma vez que o futebol de Alex Sandro apresenta uma grande propensão ofensiva, é notória - pelo menos por enquanto - alguma indisciplina posicional no que concerne a tempos de subida e recuperação, o que num enquadramento europeu pode não resultar da mesma maneira que tem resultado no panorama sul-americano, bem menos astuto e eficaz no aproveitamento dessas lacunas.

Com todos os interesses e especulações inerentes em torno do seu talento resta saber quem terá coragem de apostar no cultivo e valorização de uma rosa que se quer sem espinhos.

Ney Franco,seleccionador brasileiro de sub-20
"Alex Sandro tem muita qualidade do meio-campo para a frente, até porque, nas categorias de base, sempre se destacou como médio mais ofensivo. Mais recentemente, no Santos, começou a ser utilizado como lateral. Tem potencial, mas precisa de trabalhar a parte defensiva. Já está muito melhor e ainda tem uma margem de progressão fantástica. Tal como o Danilo, e tendo em conta as poucas opções para a posição que ocupa, também terá um grande futuro na selecção principal. Isto se tudo correr conforme o previsto, como é lógico. São muito fortes psicologicamente e não se deixam abater pelas dificuldades. Também por isto, acredito que não vão encontrar grandes dificuldades de adaptação a Portugal".

Sem comentários: