sexta-feira, 22 de julho de 2011

Com um maestro destes, não há orquestra que desafine!

Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
Fez mais uma exibição de alto nível.
Ruben fez um excelente jogo, sempre aguerrido e com pormenores técnicos e de qualidade de passe fantásticos.
Sapunaru e Fucile estiveram muito bem defensivamente, com Fucile a destacar-se no excelente cruzamento para o golo de cabeça de Kléber.
Maicon, Rolando e Otamendi são três garantes de qualidade no centro da defesa, e Sereno pela sua rapidez e polivalência complementa este trio. Todos tiveram uma exibição tranquila, mesmo tendo pela frente o fantástico ponta de lança João Tomás.
Fernando este bem a defender e a sair para o ataque. Não teve culpa no lance que permitiu o golo do Rio Ave.
Souza cumpriu, mas entre ele e Castro, a haver excedentários, seria positivo o seu empréstimo e a manutenção do jovem português.
Belluschi é um jogador desequilibrador, que consegue naqueles jogos mais fechados, em curtos espaços, cumprir um papel importante. Ainda a recuperar da lesão vai fazer mais uma época na linha da anterior.
Varela igual a si mesmo, sempre a desequilibrar, esteve nos melhores momentos de jogo.
Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.
Beto é um excelente guarda-redes, e é uma pena se sair do FC Porto, não só pela sua valia como atleta, mas também como homem e jogador de balneário. Basta ver as fotos da pré-época para se ver o carinho que todos os colegas nutrem por ele.

Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.



Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas. Foi uma honra para o FC Porto, ser o escolhido para apadrinhar a apresentação do Rio Ave aos seus adeptos, e desejo que o Rio Ave, pelo futebol positivo que pratica consiga os seus objectivos.

Abraço
Paulo

2 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas Paulo,

infelizmente não vi o jogo, porque o upgrade que me fizeram ontem de adsl para fibra, resultou em ficar sem net até hoje. Mas pronto.

Pelo que li e pelo resumo que vi saliento Moutinho com a batuta, ucile na esquerda e o Kleber a voar sobre os centrais.

Penso que temos equipa para nos levar á gloria novamente.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

100% Dragão disse...

Boas

Gostei bastante de ver o Porto jogar... e ainda faltam vários jogadores.

Os primeiros minutos foram excelentes, gostei da maioria dos jogadores, de negativo o erro no lance do golo do Bracali e também do Fernando, e o Walter que não acertou uma.

Enfim... estou satisfeito do trabalho feito pelo Vítor Pereira até ao momento.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/