sexta-feira, 8 de julho de 2011

ERC e Benfica TV ... Mais do mesmo! Lamentável!

Na consequência das participações apresentadas contra a Benfica TV, aquando das declarações de Sérgio Bordalo (clica para visualizar), mais uma vez a ERC, mesmo tendo em conta a anterior Deliberação 35/CONT-TV/2010 na qual fez um apelo que “à luz da responsabilidade social e da ética de antena, a Benfica TV devem procurar assegurar que não sejam tecidos comentários que possam ser entendidos pelos telespectadores como um apelo à violência ou à justiça popular”, delibera de forma inoperante e inacreditável. 


1. Reprovar a conduta da Benfica TV, por esta demonstrar não ter zelado devidamente pela conformidade dos conteúdos transmitidos com os princípios éticos-LEGAIS, transversalmente aplicáveis a toda a sua programação.

2. Reiterar as advertências já previamente efectuadas à Benfica TV, salientando que a responsabilidade social que recai sobre o operador obriga ao cuidado na escolha e tom de intervenção dos seus colaboradores e convidados, por modo a evitar situações susceptíveis de ser interpretadas como incitadoras à violência ou ao ódio clubístico. 

Uma vez mais a Benfica TV é desresponsabilizada, e imputam a responsabilidade das declarações para quem as profere.
Mas afinal quem é que contrata estes comentadores residentes, quem é que lhes paga?
Penso que o canal devia ser punido por não manter uma "bitola" de decência nos comentários proferidos pelos seus comentadores.
Uma coisa é algum telespectador telefonar em directo, e dizer algo impróprio no calor do debate, outra é um comentador residente, de forma pensada efectuar afirmações que atentam contra a tal ética defendida pela ERC.
E mais, aquando da apresentação da participação, não se mencionou o programa no qual o Sérgio Bordalo apresentou sua defesa, e então questiono, porque é que a ERC requereu em ofício gravações dos dois programas, quando só o de 6 de Abril foi alvo de participação?!
Não deveria ter sido essa gravação enviada pela Benfica TV para sua defesa?!


Mais inacreditável e a roçar o ridículo é a defesa do denunciado, que alega que as queixas são de adeptos do FC Porto (descobriram a pólvora...ia ser de quem?!), que são para prejudicar o Benfica,  que o autor das declarações explicou que o que disse não era no sentido de "desejo de morte", e que o facto de não se poder colocar o número do BI permite uma irresponsabilização de quem se queixa.  
Meus amigos se tivesse campo para o BI apresentaríamos queixa de igual forma., e estas participações são um exercício de cidadania, na defesa de valores fundamentais, como o respeito pelos seres humanos.


O futebol não passa de um jogo. Nada nos move contra o Benfica, a Benfica TV ou o Sérgio Bordalo, a rivalidade é somente desportiva, tenho amigos e familiares benfiquistas com os quais me dou bem, e aos quais não desejo mal algum.

Vivemos num país alegadamente democrático, mas com instituições inoperantes!

De denunciados por incitação ao ódio, passam a vítimas de um grupo de portistas que apresentam queixas para prejudicar o Benfica.... Ridículo!




O Benfica nós  não prejudicamos com participações, mas sim com a conquista de títulos.


4 comentários:

P. Ungaro disse...

mas alguma vez alguma instituição portuguesa ira condenar condignamente os galinaceos ???
O lobby dos gajos é muito forte.
No entanto contra factos não ha argumentos e por muito que tentem continuamos a ganhar ... e muito !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

Dragus Invictus disse...

Boa tarde P. Ungaro,

Perfeitamente de acordo contigo.

Não era de esperar outra coisa da ERC. Mas é hilariante esta deliberação tendo em conta a anterior que parecia ser um aviso sério.

Nem uma multa?! Ainda por cima a defesa apresentada pelo Benfica, não tem pés nem cabeça.

Nós continuaremos a ganhar dentro de campo.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Penta disse...

Paulo,

também já dei voz à minha/nossa indignação lá no meu (novo) estaminé

abraço

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

Miguel | administrador do (agora) Tomo II

Dragus Invictus disse...

Bom dia Miguel,

Li ontem de manhã o teu excelente post.

A ERC teve uma actuação deplorável, aos imputar a responsabilidade das declarações a quem as profere. Ou seja, no fundo diz "eh pah sentem-se lesados metam os gajos em tribunal".

Mas afinal quem contrata estes comentadores fundamentalistas que constantemente nos insultam? Quem é que lhes dá direito de antena?

Ridículo!

Eu nunca me calarei.

Abraço

Paulo