domingo, 17 de julho de 2011

Regresso a casa com vitória na bagagem

Publicado em fcporto.pt e maisfutebol.iol.pt

SC Verl 1 -FC Porto 3

Jogo 3 de preparação do estágio na Alemanha (época 2011/12)
Stadion an der Poststraße (17 de Julho de 2011)

Árbitro: Christian Bandurski
Assistentes: René Kunsleben e Benjamin Schäfer

SC VERL: Milos Mandic; Julian Schmidt, Andreas Saur (cap.), Guerino Capretti e Fabian Großeschallau; Jannik Schröder, Jeton Arifi, David Lauretta e Janos Bluhm; Marco Schneider e Matthias Haeder

Substituições: Milos Mandic por Arne Kampe (46m); Jeton Arifi por Marco Kaminski (58m), David Lauretta por Mario Bertram (58m), Guerino Capretti por Lukas Brenk (67m), Matthias Haeder por Dennis Buschening (67m), Fabian Großeschallau por Tim Manstein (67m), Marco Schneider por Martin Fuhsy (78m) e Janos Bluhm por Alaaddin Nas (78m)

Treinador: Raimund Bertels

FC PORTO: Beto; Sereno, Otamendi, Maicon e Addy; Fernando, Castro e Kelvin; Hulk (cap.), Kleber e Djalma

Substituições: Sereno por Fucile (46m), Beto por Kadú (59m), Maicon por Rolando (59m), Addy por Sapunaru (59m), Fernando por Souza (59m), Castro por João Moutinho (59m), Kleber por Varela (59m), Kelvin por Rúben Micael (59m) e Djalma por Belluschi (59m)

Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Jeton Arifi (2m), Kleber (26 e 52m) e Hulk (27m – g.p.)

O FC Porto fechou o estágio na Alemanha com uma vitória sobre o SC Verl, por 1-3. O golo madrugador da equipa da casa não inibiu os Dragões, que viraram o marcador ainda na primeira parte, com golos de Kleber e Hulk. O primeiro viria a bisar já no segundo tempo, fixando o resultado final.

Hulk, só há um. O Incrível avançado do F.C. Porto continua a concentrar atenções na pré-temporada azul e branca. No sábado, foi expulso por protestos e pode ter comprometido a sua presença na Supertaça de Portugal. No dia seguinte, surgiu no onze e voltou a empurrar a equipa para a vitória: 3-1 frente ao SC Verl.

Pinto da Costa lançara as bases para a discussão. Segundo o presidente portista, Hulk era o único elemento insubstituível no plantel, face às suas características únicas. As evidências estão aí. Com o brasileiro em campo, o F.C. Porto inclina-se para o seu flanco e espera por um rasgo criativo.

O F.C. Porto de Vítor Pereira não é só Hulk, mas transfigura-se quando ele não está em campo. Para os outros, de facto, existem alternativas. Kléber, por exemplo, tem condições para se afirmar como alternativa válida a Radamel Falcao. O antigo avançado do Marítimo, contratado ao Atlético Mineiro, bisou neste domingo e mostrou serviço.

Seis para Hulk, quatro para Kléber
Hulk (seis golos) e Kléber (quatro) são os melhores marcadores do F.C. Porto nesta pré-época, seguindo-se o outro ponta-de-lança disponível, Walter (três). Os dragões construíram vitórias folgadas frente a equipas de divisões inferiores: 7-0 ao Tourizense, 10-1 ao Gutersloh e 3-1 ao Verl. Pelo meio, jogando uma hora com dez elementos, um empate a zero frente ao Borussia Moenchengladbach, da Bundesliga.

Com dois jogos em 24 horas, Vítor Pereira apostou num onze de continuidade frente ao Borussia Moenchengladbach. A expulsão de Hulk, antes da primeira meia-hora, comprometeu o teste. Um dia depois, o brasileiro repetiu a presença entre os titulares, numa equipa com várias novidades.

Beto, enquanto prepara o seu futuro, foi batido no primeiro remate da partida. Jeton Arifi, talentoso médio do SC Verl, surpreendeu os portistas com um livre cobrado de forma exemplar. A equipa germânica deu boa resposta enquanto teve forças.
David Addy sentiu dificuldades para fechar o flanco esquerdo e deverá ser novamente cedido. A meio-campo, Castro voltou a demonstrar a capacidade de trabalho e vontade de empurrar a equipa. Jogando como falso 10, Kelvin teve alguns bons apontamentos sem a regularidade desejada.

O regresso de Belluschi
No meio disto tudo, Hulk. O filme do jogo passou todo por ele. Perto da meia-hora, o brasileiro serviu Kléber com um belo passe e este marcou à segunda. A reviravolta ficou completa em dez minutos. Perante a proximidade de Kelvin, um jogador do Verl desviou a bola com a mão, na área de rigor. Hulk cobrou o castigo máximo.

Para completar a obra e confirmar o triunfo, o Incrível construiu mais um golo antes do intervalo. Depois de passar por dois adversários e entrar na área contrária, Hulk disparou com violência para defesa incompleta de Mandic. Kléber, na recarga, fez o 3-1.

Na etapa complementar, perante um adversário com natural quebra física, Vítor Pereira mudou quase todo o onze. O ritmo de jogo baixou, como seria de esperar, e sobrou pouco tempo para ilações concretas.

O treinador do F.C. Porto possibilitou o regresso de Belluschi à competição, após lesão. O jovem Kadú ocupou a baliza portista na última meia-hora, enquanto David (titular na véspera) e Christian Atsu não saíram no banco de suplentes. Otamendi e Hulk, muito Hulk, ficaram em campo até ao apito final.

Dragão Azul TV



Vítor Pereira «Acredito que vamos ter Hulk na Supertaça»

O treinador do FC Porto está esperançado que a expulsão de Hulk, no particular frente ao Monchengladbach, não irá impedir a presença do avançado brasileiro na Supertaça.

«Acredito que vamos ter Hulk na Supertaça. Foram dois amarelos e um vermelho sem justificação», defendeu Vítor Pereira.

Mesmo que o avançado brasileiro fique de fora, o treinador tem plena confiança nas alternativas: «Não estou preocupado com essa situação. O que interessa é ter um colectivo forte e nós temos isso no FC Porto».

Vítor Pereira analisou igualmente a possibilidade de ser contratado mais algum atleta: «O plantel está consolidado e o papel da equipa técnica é potenciar a qualidade dos jogadores. As contratações cabem à direcção».

O FC Porto derrotou o SC Verl, por 3-1: «Pagámos hoje o desgaste dos 10 dias de estágio e especialmente do jogo de ontem, em que jogamos com 10 atletas mais de uma hora. Por isso, não tivemos tanta velocidade».

Guarín e Falcao terminaram a participação na Copa América, mas o treinador realçou que os dois jogadores vão ter agora férias: «Mais importante do que treinar, eles precisam de descansar depois de uma longa época. A seu tempo iremos revelar quando eles voltam».

Castro «Aprendemos muito com Vítor Pereira»

O médio Castro considerou que o estágio foi muito positivo e que grupo aprendeu muito com o novo treinador, Vítor Pereira.

«Aprendemos muito com o novo treinador durante o estágio. Vamos para Portugal para continuar a trabalhar e realizar mais jogar para ficarmos mais fortes», realçou Castro.

O médio português tem sido apontado Sp. Gijón, mas Castro quer permanece no plantel do campeão nacional: «Acredito em mim, mal seria se não acreditasse. Trabalho a pensar no FC Porto e o meu desejo é continuar, mas respeito qualquer decisão».


Segue-se o regresso a casa.

Sem comentários: