terça-feira, 19 de julho de 2011

Bilhar * FC Porto contrata Jaspers, campeão do mundo e da europa

Publicado no jornal "O Jogo"

Dick Jaspers é a mais recente contratação da secção de bilhar do FC Porto.

No dia seguinte a ter conquistado o terceiro título mundial, em Lima (Peru), o holandês confirmou que será com o emblema do dragão ao peito que irá competir a nível de clubes na próxima época, nos torneios nacionais e na Taça da Europa, prova que o clube tripeiro, que recentemente fez a dobradinha a nível interno, persegue há muito. No entanto, não tem mostrado argumentos para bater os franceses do BC Agipi, que dominam um torneio em que o factor casa os tem beneficiado nos últimos anos.

Título de Campeão do Mundo 2011
Campeão mundial e europeu em título, Jaspers tem uma forte ligação ao País. No último mês, passou por território nacional para disputar, no Porto, o Campeonato da Europa, em que bisou o ceptro depois de ter derrotado o belga Eddy Merckx, e a Taça do Mundo em Matosinhos, na qual foi batido na final por um catalão que será seu colega de equipa no próximo ano, Daniel Sanchez.

Dick Jaspers, 45 anos, é profissional de bilhar desde 1990. É conhecido como um jogador calmo e físico, com um poder de concentração fora do normal, nunca se mostrando afectado pela actuação do adversário e que pode a qualquer momento resolver um encontro. A sua qualidade desportiva, bem espelhada num currículo fantástico - apesar de ter cumprido, entre 1993 e 1998, cinco anos de suspensão pela estrutura europeia por ter jogado num circuito particular -, levou a Holanda a condecorá-lo com a Ordem de Orange Nassau.

A opção de Jaspers por uma carreira profissional ocorreu em 1990 - tinha-se iniciado no bilhar com dez anos, na classe livre, motivado pelas mesas que existiam no café dos seus avós -, quando assistiu a um jogo mítico entre o belga Raymond Ceulemens (ainda hoje considerado o maior jogador de todos os tempos) e o japonês Nobuaki Kobayashi. Um ano depois, em Tóquio, vencia a sua primeira Taça do Mundo. Um sucesso que ainda considera o mais importante da carreira. Jaspers troca o Clichy pelo FC Porto - certamente para continuar a ganhar. 



Alípio Jorge "Ele quis jogar no FC Porto"

É uma união que tinha de acontecer. O FC Porto procura há muito a conquista da Taça da Europa de clubes e sabe que, para terminar com o longo reinado dos franceses do BC Agipi, necessita de reforçar a sua formação. Dick Jaspers, por seu turno, conhece bem Portiugal - tem sido feliz por estas bandas - e o clube do dragão e mostrou-se disponível para trocar de emblema na próxima época.

"Jaspers quis ser jogador do FC Porto. Já vinha revelando essa vontade há algum tempo, e chegámos a acordo ainda antes da realização do Campeonato do Mundo, que se disputou na semana passada", confidenciou o homem-forte da secção, Alípio Jorge.

O vice-presidente do clube e também bilharista explicou como será o FC Porto 2012 nas três tabelas: "Tanto ele como Daniel Sanchez vão jogar pelo FC Porto na Europa. São os dois mais recentes campeões do mundo. Claro que a equipa vai sofrer um reajustamento."

Alípio Jorge concluiu com uma curiosidade adivinhatória: "Mais uma vez contratámos um jogador antes de ele ser campeão do mundo. Já tinha sido assim com Sanchez, antes do seu primeiro título, e também sucedeu o mesmo com Semith Sayginer."

Um confronto, no campeonato do mundo de 2009, entre Sanchez e Jaspers, quando eram adversários:

Sem comentários: