quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FC Porto Basquetebol Plantel 2011/2012

Publicado em fcporto.pt

A revalidação do título é objectivo incontornavelmente assumido por Moncho López. E nem poderia ser de outra forma, subscreveu Nuno Marçal. Foi assim, em resumo, o regresso do campeão ao Dragão Caixa. Com o treinador a assumir o peso do favoritismo que a concorrência não suporta e o capitão a reconhecer um acréscimo de responsabilidade. O que, acrescentou, até é normal no FC Porto.

Sem os internacionais José Costa, Carlos Andrade, João Santos e Miguel Miranda, todos a representar Portugal no Eurobasket, nem Greg Stempin, que tem regresso agendado para quarta-feira, o FC Porto Ferpinta entrou na nova época apresentando como principal atracção o base norte-americano Reggie Jackson, que na época passada representou o Newcastle Eagles, da Liga britânica.

Os Dragões, que incorporaram no primeiro treino os juniores Rui Lopes, Eduardo Guimarães, José Miranda, Miguel Soares e Pedro Bastos, revelaram mais do que a predisposição para revalidar o título. No superflash realizado esta segunda-feira, na arena do Dragão Caixa, Nuno Marçal elevou a fasquia, propondo-se a juntar outros títulos ao principal objectivo, e Moncho López alertou para a importância de começar a época a vencer a Supertaça.

Onde Moncho queria estar
"A renovação do contrato soube bem, porque estou precisamente onde queria estar. Estou num clube conhecido mundialmente. Do país de onde eu venho, a marca FC Porto tem muito prestígio. Para um espanhol ligado ao desporto, estar neste clube é bom. A pressão de estar num clube que tem de ganhar as competições é sempre positiva, especialmente se acompanha pela responsabilidade de dispormos de uma boa organização e um grupo de atletas que tem um potencial muito grande. Tudo isto permite-nos assumir o favoritismo que os adversários gostam de nos atribuir."

Com menos investidas no mercado
"A equipa que jogou a final dos playoffs connosco incorporou atletas muito interessantes. No nosso caso, estou convencido de que vamos surpreender com menos investidas no mercado e menos alterações no plantel. As saídas do Sean Ogirri e do Julian Terrell obrigam-nos a procurar jogadores que, não tendo exactamente as mesmas características, possam ser, nessas mesmas posições, mais-valias para o grupo."

Do Eurobasket à Supertaça
"O que eu desejo é que os jogadores do FC Porto que estão no Eurobasket joguem muito bem e que regressem em boas condições físicas e focalizados nos nossos objectivos, porque no dia 5 de Outubro jogamos a Supertaça, que queremos conquistar."

Marçal eleva a fasquia
"Temos objectivos claros, que passam por repetir o êxito do ano passado e, se possível, conquistando mais títulos. Houve mais do que tempo para recarregar baterias, ao ponto de a paragem me parecer um pouco excessiva. Continuaremos a querer vencer tudo. Mantivemos grande parte da estrutura da equipa e o treinador, o que é fundamental para quem quer revalidar o título. Manter o título na nossa posse atribui-nos mais responsabilidade, mas isso no FC Porto é normal, não é nada de extraordinário."

Renovaram contrato:
Gregory Stempin e Carlos Andrade renovaram contrato com o campeão nacional FC Porto.
O norte-americano renovou por três anos e o internacional português por um.
Stempin e Andrade foram duas das grandes figuras do FC Porto, que conquistou a Liga portuguesa de basquetebol, ao vencer na final do playoff o Benfica por 4-3.

Nuno Marçal também renovou.
"É um privilégio continuar nesta casa, onde reside o campeão nacional e o melhor clube português. Estou onde sempre gostei de estar, sinto-me no auge e a decisão de renovar foi fácil", afirmou o capitão dos dragões de 35 anos.
"Não olho para o bilhete de identidade. Pretendo continuar enquanto me sentir com capacidade para ajudar a equipa e, neste momento, sinto-me muito bem", concluiu Marçal.

José Costa prolongou o vínculo contratual com os campeões nacionais por mais um ano. O base, de 37 anos, que se encontra ao serviço da selecção nacional, jogará a segunda época consecutiva de dragão ao peito, razão pela qual se mostra “extremamente contente”.

“Vou continuar no clube onde gosto de estar e vendo reconhecido o meu trabalho”, justificou o internacional português. “Esta época foi marcante”, continuou. “Consegui alcançar duas metas importantes: a conquista do campeonato e a presença na fase final do Europeu”.

Para José Costa, o principal objectivo da temporada que se avizinha está muito claro: “A meta principal será a obtenção do bicampeonato. Vamos trabalhar ainda mais, especialmente concentrados na revalidação do título”.



Moncho López mais dois anos no Dragão

O treinador Moncho López renovou, por dois anos, o contrato com o FC Porto Ferpinta. A assinatura do acordo foi efectuada no Dragão Caixa, com a presença do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. “Demorámos a assinar, mas chegámos depressa a um acordo. Chegou-se a um entendimento porque eu queria ficar e o FC Porto também queria que eu ficasse”, declarou o técnico.

Moncho López “É um sonho”
“Quando cheguei aqui, há dois anos, estava feliz, mas agora estou ainda mais. Profissional e pessoalmente sinto-me feliz, posso dizer que é um sonho. Sabia que seriam os resultados a decidir a minha continuidade e felizmente eles permitiram-no. Espero não ficar aqui apenas mais dois anos.”

“Desde que cheguei, assumi que o FC Porto joga sempre para ganhar. Enfrentamos a nova época com os mesmos objectivos, depois de dois anos de trabalho. Assumo que vamos estar preparados para ganhar o campeonato e que queremos ser bicampeões. Perdemos dois jogadores importantes, como o Sean Ogirri e o Julian Terrell, mas vamos procurar alternativas tão boas como eles, que possam crescer com o trabalho de equipa.”

Pinto da Costa “Garantia de qualidade”
“Esta renovação serve para tentarmos manter o nível a que chegámos no ano passado. Reconquistámos o título após sete anos, muito graças ao excelente trabalho do Moncho López, que se juntou ao valor dos jogadores e à dedicação dos dirigentes, como o Júlio Matos. Esforçámo-nos para manter o treinador, até porque deixou a selecção e agora pode trabalhar a tempo inteiro para nós. Sempre dei muita importância aos treinadores, em qualquer modalidade, e a sua continuidade, nos próximos dois anos, é uma garantia de qualidade.”
 
Entradas:
Reggie Jackson * Base
Anthony Hill * Poste

Saídas:
Sean Ogirri não renovou contrato com o FC Porto e regressou a Espanha, desta vez para actuar pelo Breogan, da Liga LEB Ouro.
O base norte-americano já tinha alinhado pelo Ourense, da mesma competição, com excelentes médias nos triplos (melhor marcador da LEB Ouro), registo que manteve na Liga Portuguesa (média de 44 por cento na final, fase mais competitiva da prova), tendo sido peça importante do título conquistado pelos dragões.

Julian Terrell não renovou com o FC Porto. O poste, que alinhou nos azuis e brancos durante três temporadas (2007/08, 2009/10 e 2010/11) e ajudou na conquista do título nacional, abandona assim o FC Porto. 

PLANTEL FC PORTO FERPINTA 2011/12

NÚMERO
NOME
POSIÇÃO
DATA NASCIMENTO
ESTATURA (M)
PESO (KG)
NACIONALIDADE
4
Diogo Correia
Base
28-10-1990
1,84
83
Português
7
João Soares
Extremo
27-03-1990
2,02
97
Português
8
Rui Lopes
Extremo / Poste
17-10-1993
1,94
78
Português
10
Gregory Stempin
Extremo / Poste
10-05-1979
2,03
105
Norte-americano
11
Miguel Miranda
Extremo / Poste
09-10-1978
2,05
105
Português
13
André Boavida
Poste
09-02-1988
2,01
107
Português
14
David Gomes
Poste
23-03-1986
2,02
101
Português
17
Miguel Cardoso
Base
15-01-1993
1,84
73
Português
20
José Costa
Base
06-12-1973
1,87
76
Português
21
Reginald Jackson
Base
14-10-1984
1,78
73
Norte-americano
22
Nuno Marçal
Extremo
14-11-1975
2,05
100
Português
23
Carlos Andrade
Extremo
27-04-1978
1,97
109
Português
25
João Santos
Extremo
15-06-1979
2,05
99
Português

        * Anthony Hill * Poste

Novas regras relativamente aos atletas estrangeiros para 2011/2012
A Federação Portuguesa de Basquetebol confirmou que as equipas que participam na Liga portuguesa vão poder contar a partir de agora com 4 jogadores estrangeiros no plantel.
“Não era desejo da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), mas os clubes da Liga Portuguesa de Basquetebol, em conjunto, decidiram aumentar para quatro o número de estrangeiros que podem fazer parte dos respectivos plantéis”, garantiu Mário Saldanha.
O Presidente da FPB considera esta situação vai prejudicar os jogadores portugueses: “Esta decisão é um mal menor, pois tenho consciência que este aumento de jogadores estrangeiros em nada favorece o atleta português. No entanto, fica o desejo de que a competição seja valorizada, bem como o espectáculo e a qualidade dos jogos da próxima época”.

Sem comentários: